Descrição de vaga voluntária: sua necessidade e benefícios

Renato Diniz
Projeto Pato
Published in
2 min readJun 5, 2018

Quantas empresas pensariam em abrir processo seletivo para uma vaga sem ao menos fornecer uma clara descrição dos deveres e responsabilidades envolvidos para a posição? No entanto, inúmeras organizações sem fins lucrativos solicitam que seus novos voluntários apareçam no seu primeiro dia sem nenhuma descrição formal das atividades que deverão realizar.

A descrição da posição é a ferramenta de planejamento da agência para ajudar os voluntários a entender os resultados a serem alcançados, quais tarefas estão envolvidas, quais habilidades são necessárias e outros detalhes importantes sobre o trabalho. Descrições de cargos talvez sejam ainda mais importantes para voluntários do que do que para funcionários. Funcionários geralmente atuam como generalistas, em parte como resultado de seu tempo de trabalho de quarenta horas ou mais por semana. Como tal, a equipe paga tende a aprender seus papéis através da experiência no trabalho. Voluntários, em contraste, geralmente doam uma quantidade pequena de tempo, mas consideram cada hora doada como significativa. Desperdiçar o tempo esperando para aprender o que eles já deveriam estar fazendo é particularmente desmotivador para os voluntários, levando ao seu desengajamento (Herman and Associates, 2005).

Todos os voluntários, sejam eles novatos ou veteranos, devem ter uma descrição clara das atividades esperadas que incluam uma explicação de como suas ações se encaixa na missão da organização. Isso também ajudará gestores a definir os parâmetros de envolvimento necessários para uma futura avaliação e permitirá que o voluntário saiba o escopo do envolvimento voluntário (Citizens Information Board, 2006). É também uma maneira muito boa de verificar se o papel atende às expectativas do voluntário.

Eu não posso deixar de frisar a importância que uma simples descrição de vaga possui tanto no processo seletivo quanto na atuação do candidato selecionado. Criar uma descrição de vaga é o primeiro passo para selecionar a pessoa correta para o cargo certo. Abrir uma vaga para voluntários sem nenhuma descrição, gera candidatos que se inscrevem sem a menor ideia do que devem fazer caso sejam selecionados (Stevenson, 2011). Recrutar voluntários sob um rótulo geral pode aglutinar vários indivíduos com características diferentes que poderiam ser melhor alocados internamente.

Ademais, a falta de uma clara descrição de vaga para voluntários pode servir de diagnóstico para uma possível falta de planejamento institucional: se a organização não consegue definir claramente uma lista de atividades aos voluntários, será que eles eram realmente necessários em primeiro lugar?

Algumas dicas na hora de montar uma descrição de vaga clara e coerente:

  • Tire um tempo com os outros membros do corpo diretor para definir qual o objetivo a organização tem em mente com o cargo.
  • Crie uma lista com todas as possíveis atuações do cargo e se possível, detalhe expectativas específicas sobre a função.
  • Forneça uma lista de habilidades mínimas que o voluntário irá necessitar para cumprir seu papel no cargo.

--

--

Renato Diniz
Projeto Pato

Coordenador Regional no Students For Liberty Brasil e escritor no @projetopato