Mas o que é intercessão?

Ana Bezerra Felicio
projetoagostinhas
Published in
3 min readApr 6, 2021

“Quando realmente amamos as pessoas, desejamos para elas mais do que lhes podemos dar, e isso nos leva a orar por elas. A intercessão é uma forma de amar o próximo.” — Richard Foster [1]

Photo by Samuel Martins on Unsplash

“Procurei alguém que reconstruísse o muro que guarda a terra, que se pusesse na brecha para que eu não a destruísse, mas não encontrei ninguém. Ezequiel 22:30

Intercessão é um tipo de oração. É orar por alguma causa, situação ou pessoa que não seja eu mesma. A verdadeira intercessão nasce do amor.

A intercessão, dentre muitas outras coisas é fundamental também porque sempre precede um verdadeiro avivamento. Na passagem acima, Deus estava procurando alguém que se colocasse na brecha para interceder pela terra. Quando aprendemos sobre as histórias de avivamento, entendemos que há uma profunda conexão entre oração, intercessão e avivamento. Frank Bartleman, um testemunha ocular do Avivamento da Rua Azusa disse: “Nosso coração sempre precisa de muita preparação, em humildade e separação, antes que Deus possa vir de forma persistente. A profundidade de qualquer avivamento será determinada precisamente pela profundidade do espírito de arrependimento que o produziu.”

“Precisamos de um relacionamento mais íntimo e vivo com Deus, e de conhecimento e comunhão maior com ele. Só o homem que vive em comunhão com a realidade divina está habilitado a levar as pessoas a Deus.” [2]

Mas o que é intercessão? Intercessão, além de um sinal de amor pelas pessoas ao seu redor, é concordar com os propósitos de Deus e com aquilo que Deus quer fazer. Concordar com as promessas de Deus é a verdadeira intercessão. Todas as orações de Jesus escritas na Bíblia são diretas ao Pai, é assim que Jesus nos ensina. As orações dos apóstolos são orações positivas, pedindo para que Deus derrame suas dádivas; então ao invés de orar contra coisas que são contrárias a Deus, precisamos orar a favor da vontade dele para os nossos amigos e familiares, para o nosso país, para a nossa igreja…

E tem mais, mesmo se estivermos em nosso quarto intercedendo, nós nunca intercederemos sozinhos. Nossas orações imperfeitas sempre têm um grande reforço: Jesus é o maior intercessor de todos os tempos.

Quem nos condenará, então? Ninguém, pois Cristo Jesus morreu e ressuscitou e está sentado no lugar de honra, à direita de Deus, intercedendo por nós. Romanos 8:34

O próprio Jesus, de acordo com Hebreus 7:25, “vive sempre para interceder em favor deles”. Jesus está com o Pai, intercedendo por nós, consequentemente temos a capacidade de orar pelos outros com uma autoridade inteiramente nova!

Quais são as pessoas pelas quais você precisa orar ainda hoje? Anote os nomes delas e ore, abençoe e declare a Palavra de Deus sobre elas.

--

--

Ana Bezerra Felicio
projetoagostinhas

PhD candidate in linguistics and classical studies at the State University of Campinas in Brazil. My research is on the emotions in Senecan philosophy and drama