O que eu tenho a ver com isso?

Ana Bezerra Felicio
projetoagostinhas
Published in
2 min readAug 10, 2021
Photo by Aneta Pawlik on Unsplash

Então o Senhor perguntou a Caim: “Onde está seu irmão? Onde está Abel?”. “Não sei”, respondeu Caim. “Por acaso sou responsável por meu irmão?”

Então Deus disse: “O que você fez? Ouça! O sangue de seu irmão clama a mim da terra!

Gênesis 4:9,10

Precisamos parar de ser como Caim, que achava que o que acontecia com o irmão dele não tinha nada a ver com ele!

Quando o nosso irmão é desonrado, o nosso Deus é desonrado. Às vezes diante de alguns problemas pensamos simplesmente: o que tenho eu a ver com isso? E essa é a resposta de Caim. Mas a resposta de Jesus é diferente.

Jesus andava por todas as cidades e todos os povoados da região, ensinando nas sinagogas, anunciando as boas-novas do reino e curando todo tipo de enfermidade e doença. Quando viu as multidões, teve compaixão delas, pois estavam confusas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Disse aos discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Orem ao Senhor da colheita; peçam que ele envie mais trabalhadores para seus campos”. Mateus 9:35–38

A compaixão é aquilo que faz com que nos importemos com nossos irmãos.

A compaixão nos faz olhar para a cidade, família, amigos, irmãos e igreja e vejamos o que podemos fazer em prol deles.

PRECISAMOS REVER NOSSAS PRIORIDADES!

Será que passamos mais tempo atarefados com nós mesmos do que com a verdade de Deus para a nossa vida? Qual é a sua vaca sagrada hoje?

  • ORGULHO
  • INDIVIDUALISMO
  • ZONA DE CONFORTO… que mais?

Se você quiser aprender mais sobre honra, assista ao vídeo abaixo:

Salvo algumas citações isoladas, os textos bíblicos seguem a NVT — Nova Versão Transformadora.

--

--

Ana Bezerra Felicio
projetoagostinhas

PhD candidate in linguistics and classical studies at the State University of Campinas in Brazil. My research is on the emotions in Senecan philosophy and drama