Quem governa?

Ana Bezerra Felicio
projetoagostinhas
Published in
3 min readMar 22, 2021
Photo by Levi Meir Clancy on Unsplash

Ele deu um forte grito: “Caiu a Babilônia! A grande cidade caiu! Tornou-se habitação de demônios, esconderijo de todo espírito impuro, covil de toda ave impura e de todo animal impuro e detestável. Apocalipse 18:2

Muitas vezes não sabemos com precisão como era o mundo quando Jesus estava nesta terra, ou até mesmo como era o mundo nos dias da igreja primitiva. João escreve o livro de Apocalipse, descrevendo muitas visões que teve sobre o mundo em que ele vivia e sobre o mundo que virá quando Jesus voltar. Uma revelação e tanto!

Para João, a Babilônia era Roma, sim a capital do Império que naqueles dias subjugava o povo de Deus de diversas formas. Os israelitas e muitos outros povos viviam em uma condição complicada: eles tinham que pagar impostos abusivos, eles não eram totalmente livres para professar sua fé… e, dentre outras coisas, como era Roma?

〓 Roma se preocupava só em enriquecer;
〓 Havia uma prática comum de venda imoral de seres humanos e tudo isso era regulamentado por lei;
〓 a violência eram à ordem dodia
〓Os cristãos eram perseguidos (Ap. 18:24).

Roma não era muito diferente do nosso mundo, cheio de males, cheio de problemas, individualismo, exploração… e muito muito mais! Por isso que Esau McCaulley diz que “A opressão econômica, social e política do povo de Deus não é nada mais do que a manifestação física de doenças espirituais no coração do império.”

Mas João escreve na passagem acima de Apocalipse: “Caiu a Babilônia! A grande cidade caiu!”, mostrando que um dia, o próprio Deus iria derrubar aquele Império imoral e de sofrimento. Nós fomos resgatados dessa era perversa pelo sangue de Jesus Cristo e não precisamos submeter nossas vidas de acordo com as prioridades, valores e propósitos desta era.

“Somos livres para viver diferentemente enquanto esperamos a volta do verdadeiro rei.” — Esau Mccaulley

Precisamos entender que nosso estilo de vida, nossos valores não precisam ser ditados pelo mundo em que vivemos. A visão de Apocalipse pode ser, e é de fato nossa esperança! Estamos esperando um Reino Eterno, uma Cidade cujo arquiteto é o próprio Deus. Uma cidade mil vezes melhor que Roma, que até hoje é considerada uma das cidades mais lindas do mundo, cheia de turistas pela sua rica história e passado. Sim, nossa verdadeira pátria e nossa Cidade será melhor do que qualquer cidade e reino dessa terra.

Senhor, eu confio em Ti! Nossos dias não são fáceis, mas eu confio em Ti!

Você é minha esperança, minha verdadeira esperança, meu consolo e meu verdadeiro Rei. Oro a ti para que você acenda no meu coração a chama da expectativa da sua volta, que eu possa clamar junto com a sua Igreja e o Espírito “Vem! Vem Senhor!”

Salvo algumas citações isoladas, os textos bíblicos seguem a NVT — Nova Versão Transformadora.

MCCAULLEY, Esau. Reading While Black, African American biblical interpretation as an exercise in hope. IVPress Acadaemic, 2020.

“Uma leitura negra” pela Mundo Cristão

--

--

Ana Bezerra Felicio
projetoagostinhas

PhD candidate in linguistics and classical studies at the State University of Campinas in Brazil. My research is on the emotions in Senecan philosophy and drama