Deus procura Pacificadores

Ana Bezerra Felicio
projetoagostinhas
Published in
2 min readMar 6, 2021
Na foto está escrito “Caminho para a Paz” em Hebraico, em um muro que separa a Faixa de Gaza de Israel.
Photo by Cole Keister on Unsplash

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9 NVI

Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre seu reino…. Isaías 9:7

Não é mistério para ninguém o fato de que estamos vivendo em um mundo sempre mais dividido, mas a divisão não é a vontade de Deus para nenhum ser humano. Como fazer paz? Como pacificar? Jesus chama essas pessoas de pacificadores.

Ser pacificador é começar o trabalho de pôr um ponto final na hostilidade. Na Bíblia quando falamos de pacificação estamos falando de todos os níveis de resolução de conflito: conflitos interpessoais (indivíduos), conflitos entre nações e grupos religiosos ou étnicos por exemplo. Esau McCaulley diz que “A pacificação envolve levar em conta as petições dos grupos em conflito e fazer um julgamento sobre quem está certo e quem está errado”. E é por isso que no livro de Tiago lemos que um fruto da pacificação é a justiça.

E aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e ajuntarão uma colheita de justiça. Tiago 3:18

A pacificação bíblica não é um discurso vazio de unidade, ela não está separada de falar a verdade para todas as partes envolvidas nos conflitos. As injustiças, os erros — em última instância o pecado, têm nome, e pelo nome precisam ser chamados para que haja verdadeira paz e resolução de conflitos.

Você está envolvido em um conflito interpessoal nesses dias da sua vida? Precisa resolver alguma hostilidade com alguém? Ao ser um pacificador você carregará o testemunho do trabalho que Deus fez no seu coração. Os que têm vocação política podem ser pacificadores ao apontar uma melhor maneira de ser humano, sendo um como um farol que ilumina o caminho para a realidade do Reino que estamos esperando de Jesus Cristo. Assim a pacificação corporativa não está em conflito com a pacificação individual.

Jesus não fala para sermos pacificadores entre os cristãos, ele fala para sermos pacificadores ponto. Por quê? Porque a pacificação pode ser evangelística. Assim as pessoas serão introduzidas ao Reino. Uma parte do trabalho de Deus é reconciliar tudo consigo mesmo.

“Pacificadores são raros, porque promover a paz é muito difícil” — Rick Warren

“Senhor, levanta uma geração de pacificadores!”

MCCAULLEY, Esau. Reading While Black, African American biblical interpretation as an exercise in hope. IVPress Acadaemic, 2020.

“Uma leitura negra” pela Mundo Cristão

--

--

Ana Bezerra Felicio
projetoagostinhas

PhD candidate in linguistics and classical studies at the State University of Campinas in Brazil. My research is on the emotions in Senecan philosophy and drama