Carta às minhas colegas de trabalho

Danielle Adolfo
ProjetoCTA

--

É com muita alegria que escrevo ao fim de mais uma jornada. Escrevo porque preciso compartilhar com vocês alguns pontos que aprendi e considerei fundamentais para um desempenho saudável, tanto individual quanto em equipe: o alvo último do nosso trabalho, o propósito dele e a sua finalidade. Esse é um assunto amplo, mas quero falar brevemente sobre o que nos fará ter uma rotina leve enquanto vivemos o propósito de glorificar o nome de Cristo.

Falo de uma rotina leve sem desconsiderar que, na grande maior parte do tempo, os nossos dias parecem mais cheios de demandas do que aparentemente conseguimos lidar (ainda mais com as solicitações urgentes, de última hora, que sugerem ser tão importantes quanto os projetos já agendados). É real a agitação do nosso setor. No nosso caso, o marketing e a comunicação estão sempre à disposição de muitas pessoas, vários setores e de áreas diferentes e isso pode ser, muitas vezes, pesado. Para complicar a situação, podemos ir mais fundo e fazermos separação entre o que é de domínio de Deus e o que é “assunto nosso”, fazendo o peso ficar ainda maior.

É preciso ampliar o entendimento de que a criação de Deus engloba muito mais do que podemos imaginar. Eu, particularmente, tinha facilidade em definir que a natureza e a humanidade eram criação de Deus, no entanto não conseguia perceber com maior profundidade que todas as estruturas da sociedade são igualmente parte dela. Pode parecer óbvio para vocês, mas isso impactou a minha percepção do trabalho que eu faço. Albert Wolters, em seu livro “A criação restaurada”, diz que “a criação tem extensão muito mais ampla que a que o uso comum dá a ela”. Então, se o próprio marketing também faz parte do domínio criacional de Deus, concluo que o que nós fazemos não é aleatório e nem perda de tempo se submetidos ao Senhor.

Sendo assim, se toda a realidade está sob a ordem criada de Deus, significa que Ele não nos deixará sem instruções de como promover e desenvolver a área onde atuamos.

A bíblia aponta vários princípios e valores éticos aplicáveis no nosso dia a dia, e um deles que quero chamar a atenção é considerar os outros superiores a nós mesmos. O texto em Filipenses 2:3,4 diz: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”

Vejam o que o autor Seth Godin, no livro “Isto é Marketing”, diz: “O marketing é um ato generoso de ajudar as pessoas a resolverem seus problemas. É uma chance de mudar a cultura para melhor. Tem pouco a ver com estardalhaço, pressão ou coerção. É uma chance de servir.” Como é maravilhoso ter esta clareza, principalmente quando as demandas parecem nos esmagar. O propósito de estarmos ali é servir ao outro para resolver o seu problema da melhor maneira possível. É claro que não podemos ignorar a ordem das coisas, nem deixar de ter sabedoria em relação à administração do tempo e da produção, e nem ignorar a diferença entre o que é importante e o que é urgente. Mas o que quero dizer é: a rotina ficará mais leve quando colocarmos o outro acima de nós, sabendo que o fazemos para Deus e que disso Ele se agrada. Não estamos a serviço de nós mesmos.

Tendo em mente que a área em que atuamos também faz parte do domínio do Deus criador, e que estamos ali para trazer transformação e serviço ao próximo, podemos descansar na obra do Senhor e na sua capacidade de nos capacitar.

A minha oração é para que os nossos expedientes trabalhando em planilhas, formulários e e-mails marketing; criando conteúdo visual, planejando eventos e separando incontáveis brindes personalizados, possam ser vividos pela lente do evangelho de Cristo, e da remissão e da transformação de todas as coisas — pelo qual fomos alvo e agora somos cooperadores com Cristo.

Nos veremos em breve.

Atenciosamente,

Danielle A.

_______________

REFERÊNCIAS

WOLTERS, Albert. A criação restaurada: ​​A base bíblica da Cosmovisão Reformada. 2ª Edição. Editora Cultura Cristã, 1985.

GODIN, Seth. Isso é marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar. 1ª Edição. Alta Books Editora, 2019.

--

--