Como organizamos as dinâmicas do Sprint Retrospective em tempos de pandemia

Thais Francisco
Prolog App
Published in
4 min readMar 22, 2021

Organizar as dinâmicas da Sprint Retrospective pode ser desafiador para os Scruns Masters, principalmente durante a pandemia atual por conta do COVID-19, na qual grande parte da população foi submetida ao confinamento e consequentemente ao trabalho remoto.

Por conta das restrições impostas nesse cenário, fez-se necessária a adaptação de diversas práticas realizadas com o time de desenvolvimento, e dentro delas está a reunião de Sprint Retrospective.

A Sprint Retrospective, para quem não sabe, é uma reunião realizada ao final da Sprint que tem como objetivo analisar os acontecimentos que ocorreram durante ela, questionar os problemas, propor melhorias, enaltecer os êxitos e fechar a mesma.

Na Prolog App, no tempo em que podíamos fazer aglomerações, a Sprint Retrospective era conduzida em uma sala de reunião com todos os membros do Time de Desenvolvimento e geralmente envolviam o uso de algum material físico, como os post-its.

No entanto, com a chegada do COVID-19, essa realidade precisou ser mudada. O confinamento do home-office nos obrigou a transformar os métodos utilizados, até então presencialmente, para o mundo digital. Nos vimos em um cenário do qual, na Prolog App, ainda era inexplorado.

Busca de ferramentas

Inicialmente fomos à procura de soluções que possibilitam a realização de retrospectivas online permitindo a interação dos participantes simultaneamente. Realizamos testes em ferramentas que ou eram gratuitas, ou possuíam trial. Entretanto, a pandemia trouxe não apenas o distanciamento social mas também a crise econômica. Era hora de reduzir custos e não de adicionar gastos ao quadro de softwares.

Além disso, não podíamos dispor do tempo que seria despendido para o aprendizado do time sobre a utilização de uma ferramenta a qual, na época, não sabíamos se seria utilizada por 1, 2 ou 3 meses (esse mês faz 1 ano que estamos em home office). Portanto, a solução encontrada foi ambientar o que já possuíamos de acordo com as novas necessidades.

Aqui, na Prolog App, temos o G Suite, que é um serviço do Google que oferece versões de vários produtos no Google Workspace, um espaço de trabalho integrado com gerenciamento otimizado. A ferramenta que mais condisse com as nossas necessidades foi a Google Sheets.

De modo habitual, fazemos 3 perguntas norteadoras em nossa reunião:

  1. o que foi bom?
  2. o que precisa melhorar?
  3. o que temos que fazer?

As respostas eram escritas em post-its e compartilhadas entre os membros do time. Nessa dinâmica enaltecemos tudo aquilo que gostamos na primeira pergunta, e votamos nas questões levantadas nos outros dois pontos, de modo que, as duas mais votadas são escolhidas e se tornam tarefas para a próxima Sprint.

Conseguimos adaptar essa dinâmica em uma planilha online compartilhada entre os membros do time, inclusive com sistema de votação:

Além dessas perguntas, uma dinâmica que traga outros tipos de propósitos - tais como: engajamento, troca de conhecimento, parceria, melhoria de relacionamento interpessoal, entre outros - também é realizada. Como por exemplo a dinâmica da nossa Sprint 24: “Minha equipe é incrível porque:”

Essas também foram adaptadas, por exemplo, a dinâmica realizada na Sprint 33: “Futura postagem no Twitter”.

Durante as dinâmicas, a utilização de vídeo chamadas se tornou um grande diferencial. Para isso utilizamos o Google Meet, que permite o compartilhamento de tela.

Desse modo, conseguimos ver as reações e expressões de cada um e por conseguinte nos sentimos mais próximos e engajados.

Essa foi a maneira que nós, da Prolog App, encontramos para nos adaptarmos ao cenário de pandemia e continuarmos com o sentimento de pertencimento, com a mesma vontade de atingir metas e objetivos, ou seja, o famoso “vestir a camisa”.

E aí, como sua empresa tem tratado e feito as dinâmicas do Scrum? Tem alguma sugestão para dar para gente? Comenta no artigo!

--

--