Como varar a noite estudando:

aguentando a madrugada em claro e recuperando-se de uma maldormida

Prosa
prosajornal
4 min readDec 7, 2017

--

Biblioteca lotada, salas 24h com pessoas até 3h da manhã, todo mundo que você encontra está cansado, estressado e com olheiras: é a certeza que estamos em fim de semestre.

aquela época do ano

Nesse final de semestre, em específico nestas últimas semanas é comum precisar virar uma noite devido à entrega de um trabalho ou provas acumuladas. A questão dessa medida drástica comum ser boa ou ruim (provavelmente ruim) na vida de universitários é questão para outra matéria. Virar a noite trabalhando não é a coisa mais saudável ou agradável do mundo e é algo que deve ser evitado sempre que possível. Todos sabemos que o ideal é distribuir o estudo em sessões curtas e regulares espaçadas ao longo do semestre, tudo organizadinho.

JK aprova

Mas, mais uma vez, você procrastinou todo esse tempo e decidiu agora botar em prática o Plano JK: 5 meses de estudo em 5 dias. Vamos lá então, resolver essa.

Reforçando mais uma vez, evite sempre que puder. Listamos aqui alguns efeitos de passar uma noite em claro:

  • Diminui a concentração. A falta de sono torna mais lenta a área do cérebro responsável pela concentração. Nada bom para o foco.
  • Prejudica a memória de trabalho e de longo prazo. A memória de trabalho é exigida em tarefas complexas (ex.: a matéria da sua P2) em que se precisa prestar atenção a uma coisa enquanto se mantém um monte de outras coisas bem presentes na mente. A falta de sono não só prejudica esse “bloco de notas” mental, ela também diminui a memória de longa duração. É durante o sono que nossas memórias recentes se transferem para o neocortex para se solidificarem ou serem armazenadas. Assim, todos aqueles exercícios que você memorizou durante a noite podem nem estar mais lá quando chegar a hora da prova pela manhã.
  • Enfraquece o sistema imunológico. Embora varar a noite possa ajudar a completar aquele projeto de final de semestre, nos expõe ao risco de ficar doentes logo antes de entregá-lo.
  • O cortisol aumenta. Varar a noite provavelmente te fará se sentir estressado e nervoso. Isso ocorre porque o nível de cortisol (um hormônio que é liberado em reação ao estresse) aumenta toda vez que falta sono.
você percebendo que nessa p2 não vai ter jeito

Reserva de sono

É possível encher o tanque com uma soneca profilática, que vai te ajudar a se manter concentrado e acordado na frente dos livros. De acordo com a Dr. Sara C. Mednick, especialista em sonecas, uma hora e meia é o ponto ideal da soneca preventiva. Logo após o almoço é o melhor horário.

Cafeína

O velho conhecido e amado café. O pulo do gato é não usar cafeína no dia anterior e durante o dia em que se vai varar a noite. Seu corpo e mente desenvolvem tolerância à cafeína e, se você tem exagerado no café a semana toda, não obterá um efeito tão forte durante a vigília noturna. Energéticos também valem, mas só fique atento ao açúcar (mais sobre isso abaixo). Em vez de ingerir grandes doses poucas vezes, tome doses menores e mais frequentes. Tente algo como 100 a 150 mg a cada 2 ou 3 horas.

café café café

Se alimente direito e se movimente

Carboidratos demais podem dar sono. Aquele prato de macarrão não vai ser uma boa escolha, nem bebidas com muito açúcar. Se precisar, coma proteínas e gorduras (castanhas, carnes leves, etc). Isso te mantém satisfeito e fornece energia sem causar uma pane. Lembre-se sempre de ficar hidratado
De tempo em tempo levante da cadeira: leia em pé, caminhe pela sala, tente manter seu corpo ativo.

Organize as tarefas ao longo da noite

Nossa capacidade cognitiva vai diminuindo ao longo da noite, e nossa capacidade de trabalhar se deteriora. Deixe o mais importante para o início da madrugada

não aguento mais esse semestre!

Pra quê sofrer sozinho

Ter alguém por perto para conversar e brincar um pouco vez ou outra pode funcionar muito bem, e deixa seu cérebro bastante desperto. Companheiros também ajudam a manter a responsabilidade de não dormir. E convenhamos, sofrer em conjunto é menos dolorido.

A rota para a recuperação

Entregue o famigerado trabalho e feita a prova que te tira o sono, a é hora de começar a recuperação da noite perdida e pagar o sono que se deve. Felizmente, não é preciso pagar na mesma moeda para estar cheio de energia, com a saúde recuperada e em nosso estado normal o mais rápido possível (ou seja: se não dormimos as oito horas costumeiras, não será necessário dormir 16h na noite seguinte para eliminar o sono devido). Quando o sono é de menos, um reflexo que nos permite dormir mais tempo e mais profundamente entra em ação, e ajuda a acelerar o processo de recuperação.

pós-prova

Não há um cálculo exato para saber quantas horas serão necessárias para colocar o sono em dia, e o melhor a fazer é simplesmente deixar o corpo mostrar o que precisa. Assim que ficar cansado, vá para a cama (fique acordado até pelo menos 21h para não acordar no meio da noite), se permita acordar naturalmente — não programe o despertador — e mantenha esse padrão até que se sinta bem descansado.

Varar a noite por um dia não vai matar ninguém, mas falta crônica de sono pode levar a sérios problemas de saúde como obesidade, doenças cardíacas, acidentes vasculares e diabetes.

Resumo: vare a noite apenas quando necessário, e não transforme isso num hábito!

Bruno

--

--