Produtividade, foco e organização através da alimentação e do esporte.

Gustavo Burger
Prove Educação
Published in
10 min readNov 30, 2016

--

Ainda é muito difícil conversar sobre saúde com as pessoas, principalmente,quando se fala sobre alimentação e exercício físico. Muita vezes, esse assunto é tido como secundário, não é dada a devida importância ou é inferior perto de outros assuntos “mais nobres”. Fora todo o preconceito de que falar sobre isso é pura vaidade, se gabar ou ainda ter associado esse assunto puramente à estética de um corpo bonito. Ainda há pouquíssima consciência sobre o que é realmente ter saúde e a importância desse assunto ser levado mais a sério diariamente.

Este texto não tem nada a ver com estética simplista de um corpo “bonito”, muito menos quero me gabar por já ter despertado essa consciência. Meu objetivo é trazer mais foco e relevância sobre um modo de viver mais saudável através da minha história e de como a alimentação e o esporte tem transformado a minha vida. Pra quem se permitir deixar o preconceito de lado, uma boa leitura! Espero que esse texto possa, de alguma forma, te ajudar a superar algumas crenças limitantes.

Contextualização

Como essa grande mudança ocorreu agora, no período da faculdade, não irei me alongar na minha infância, apenas o básico para facilitar o entendimento.

Quando busco na memória momentos de quando era criança, dificilmente não há esporte envolvido. Sempre fui uma criatura ativa que gostava de todo e qualquer modalidade esportiva. Desde queimada e pega-pega, vôlei, futebol, basquete e até Karatê e Muay Thai. Além disso, sou muito grato aos meus pais por sempre terem se preocupado com a alimentação da família. Na mesa nunca faltava salada (repleta de legumes e verduras), arroz, feijão, carne ou ovo, suco natural ou água.

Hoje vejo que isso fez toda a diferença.

Até que, em 2013, entrei na USP de São Carlos para cursar Engenharia de materiais e manufatura. Como praticamente todo calouro(a), o primeiro ano é repleto de festas, Mc Donalds, pizza, Habbib’s, restaurantes universitários (bandeijão para os íntimos), lanches e poucas horas de sono pra citar alguns exemplos. Com tantas distrações, novidades e atividades o que será que é a primeira coisa a ser negligenciada e esquecida?

Isso mesmo, alimentação e atividade física.

Primeiro porque Fast Foods são mais baratos e rápidos. Dá trabalho ir no supermercado com a lista de compras e depois voltar para casa para cozinhar. E ainda tem que lavar louça depois né?

Sim, dá trabalho e toma mais tempo. Também passei por isso.

Depois corta-se atividade física porque academias, clubes, Crossfit são sempre caros e a gente nunca tem grana e disposição, certo? E se tem uma opção gratuita como parques (famoso Kartódromo para os São Carlenses), a própria infraestrutura da Universidade ou a rua, falta vontade, falta disciplina e a preguiça vence mais uma vez.

Nas rodas de conversa então, as desculpas são sempre as mesmas:

“Não tenho tempo”, “minha rotina é agitada”, “não tenho dinheiro”, “tenho preguiça”, “é longe”, “não tenho como ir”, “não tenho saco”, “comer bem dá trabalho”.

E durante um tempo eu também me enquadrava nesse cenário. Reclamava do dinheiro, do tempo e da preguiça. Até que isso começou a me incomodar muito e resolvi mudar.

O início da mudança

O primeiro ponto que acredito ser essencial é a aceitação da condição em que cada um de nós se encontra. No meu caso, aceitei o fato de viver cansado, doente, sonolento e improdutivo por conta do estilo de vida que tinha. Era hora de parar de fugir do problema e encará-lo de fato. E aí partimos para o segundo ponto, a consciência.

Quando me tornei consciente da situação, comecei a buscar meios para superar esse obstáculo. Fui atrás de nutricionista, comecei a pesquisar mais sobre alimentação e exercícios físicos, assistir documentários, pesquisar sobre os alimentos e começar a fazer compras mais saudáveis

Mas até aí, sem muito segredo, boa parte das pessoas já iniciou essa jornada. Umas estão no início desse processo, outras mais pro final. Mas porque ainda é difícil conseguir aplicar e seguir esse estilo de vida saudável?

A resposta, pra mim, é prioridade. Esse é o terceiro ponto fundamental do processo de mudança.

Como disse Margaret Mead, renomada antropóloga americana:

“É mais fácil para o homem mudar sua religião do que mudar sua alimentação”

Acredito que todo mundo que já tentou fazer alguma dieta ou alterar algo na alimentação percebe o quanto é difícil. Geralmente, temos aquele sprint de motivação que logo se acaba e voltamos para os velhos hábitos.

Mas quando assumi que me alimentar bem seria uma prioridade comecei a perceber as mudanças físicas, mentais e sensoriais e isso só me motivou, cada vez mais, a continuar fazendo o que estava fazendo.

E por mais estranho que possa parecer, tornar a saúde minha prioridade não fez com que eu tivesse menos tempo para outras atividades ou que deixasse de fazer algo por não ser importante.

Muito pelo contrário!

Por despender um tempo maior para preparar as refeições do dia, me forcei a gerir melhor o meu tempo. Isso inclui a faculdade, a empresa júnior e outras atividades que faço. Aprendi a valorizar e otimizar minha rotina para que eu pudesse chegar em casa e preparar o almoço com calma, tranquilidade e prazer.

Ou seja, reservar um tempo maior para cozinhar me tornou mais produtivo, mais focado e dedicado, contribuindo para uma melhor organização do meu tempo. As mudanças no meu corpo foram surgindo com o tempo e me motivaram ainda mais a continuar nesse caminho. Além disso, comecei a dormir e acordar mais cedo para aproveitar melhor o dia e tomar café da manhã enquanto anotava na agenda os compromissos do dia. Minha auto estima, disposição e humor melhoraram absurdamente.

Irônico, não? Na verdade, pura realidade.

Por exemplo, no café da manhã, a primeira coisa que faço ao acordar é tomar 500ml de água com meio limão espremido para hidratar o corpo pela manhã. Depois, tomo um banho gelado pra acordar e estimular a circulação sanguínea e elevar os batimentos cardíacos. Por último, substitui o famoso pão na chapa, frutas ou qualquer outro tipo de carboidrato por café com óleo de coco (bulletproof coffee) e ovos. Em outras palavras, exclui completamente o carboidrato da manhã e substitui por gordura naturais boa e proteínas.

Porque fiz essa escolha?

Pense em uma fogueira em que você precisa escolher entre dois tipos de combustíveis(lenhas) para alimentar o fogo. Você pode escolher pequenos gravetos ou grandes toras. Os gravetos correspondem aos carboidratos e, quando jogados ao fogo, irão queimar rapidamente e logo precisa-se adicionar mais. Já as toras correspondem às gorduras e, ao jogar ao fogo, irão queimar por mais tempo. Ou seja, a gordura garante maior saciedade e não caímos na cilada do loop do carboidrato.

Fonte: Artigo sobre Jejuns — Puravida.com.br

Por fim, como tudo na vida, toda essa mudança não seria possível sem um bom planejamento. Desde a hora que acordo até a hora que vou dormir, tudo que faço é planejado. Vejo quais aulas e trabalhos vou ter no dia, que horas elas começam e terminam, quanto tempo vou levar para me deslocar e o tempo que vou demorar pra fazer todas as atividades. A partir daí, consigo preparar os lanchinhos mais práticos para cada momento do dia e evito esquecer alguma coisa.

Bom, até agora só falei de alimentação e cadê a prática esportiva?

A alimentação foi o primeiro passo, foi o sprint inicial que fez com que eu começasse a mudar e pegar gosto pela mudança. A medida que os resultados foram aparecendo, essa vontade de melhorar e otimizar o que eu já fazia só aumentou.

A partir daí, eu já tinha me libertado das correntes (tempo, dinheiro, rotina etc) que me prendiam em um estado de inércia e me impediam de atingir meus resultados.

Mas para conseguir manter isso a longo prazo eu precisava de uma atividade física que me desafiasse todo dia, que pudesse gastar a energia do meu corpo e estar sempre superando meus limites.

O segredo da manutenção da mudança.

Crossfit 9 de Julho

Em novembro de 2015 descobri minha nova paixão e que seria responsável por me manter firme nessa jornada, o Crossfit.

Pra quem não conhece, o Crossfit é uma modalidade esportiva que utiliza todo o potencial do corpo humano através de exercícios ginásticos, cardiorrespiratórios e de levantamento de peso. É um esporte completo em que o corpo trabalha em seu máximo melhorando a resistência, força, flexibilidade e ,principalmente, te estimula a ser uma pessoa melhor a todo dia. (Tirando o levantamento de peso, todo o resto utiliza o peso do próprio corpo.)

O Crossfit ainda é um assunto polêmico por conta das lesões e histórias que aparecem na mídia. O fato é que caminhada, corrida, futebol e basquete ainda são os esportes que mais lesionam. Mas escreverei sobre esse tema em outro momento!

Por hora, só tenho a agradecer de coração pelo profissionalismo, dedicação e acompanhamento que meus Coaches tem por cada atleta do nosso Box. Meus sinceros agradecimento para vocês Flávio, Samuel e Ricardo. Além, é claro, de cada membro que está sempre atento aos movimentos do seu colega ao lado.

A verdade é que a combinação “alimentação saudável + Crossfit” funcionou perfeitamente pra mim. Não só melhorei minha alimentação, saúde e condicionamento físico mas também me tornei muito mais produtivo, focado, organizado, satisfeito e feliz com a vida.

E isso tem uma explicação: conforme estava lendo um livro chamado “O Poder do Hábito” me deparei com os poderosos “Hábitos Angulares”.

“Hábitos angulares tem o poder de iniciar uma reação em cadeia, mudando outros hábitos conforme a adaptação da situação. Ou seja, alguns hábitos são mais importantes que outros na reformulação de empresas e vidas. Eles influenciam o modo como as pessoas trabalham, comem, se divertem, vivem, gastam e se comunicam.” — Trecho extraído do livro.

Depois de ter lido isso, ficou muito claro que a alimentação e o esporte são dois hábitos angulares que possuo e que afetam diretamente outros hábitos que tenho. A partir do momento que eu compreendi isso, ficou claro que a necessidade de tornar prioridade esses dois fatores pois eles funcionam como “efeito cascata” para outros hábitos.

Para comprovar isso, basta eu sair da rotina e perceber a perda de rendimento, de produtividade, de foco, de humor, aumento de cansaço e estresse. A preguiça volta.

É uma m…

Quando a gente traz pra consciência nossos hábitos angulares, fica mais fácil entender e mudar outros hábitos que talvez sejam ruins. E aí, quais são os seus hábitos angulares?

Pra finalizar, achei interessante compartilhar um pouco de como fiz para mudar meu estilo de vida para que cada um que estiver lendo possa ter uma noção do que faço e se aproveitar desse exemplo. Aproveitei e inseri alguns links e referências pra facilitar o entendimento.

Principais mudanças

  1. Eliminar o açúcar e substituir por gorduras naturais saudáveis.
  2. Eliminar qualquer tipo de farinha e, principalmente, glúten.
  3. Praticar uma alimentação rica em nutrientes, gorduras naturais boas, proteínas e baixo teor de carboidratos (dieta Paleolítica)
  4. Praticar uma alimentação mais orgânica e eliminar (ou reduzir ao máximo) o que é industrializado.
  5. Praticar atividade física regularmente.

Ritual matinal

  1. Acordo entre 5:30–6:00 e bebo 500ml de água com meio limão espremido e espero 15 minutos pra tomar o café da manhã.
  2. Tomo uma ducha gelada (1 minuto em baixo de água gelada dando uns pulinhos) pra acordar o corpo e estimular a circulação do sangue.
  3. Passado os 15 minutos eu tomo meu café da manhã: Bulletproof coffee e 4 ovos inteiros.
  4. Faço um breve alongamento
  5. Planejo meu dia.

Refeições

  1. Café da manhã: Hidratação e depois Bulletproof coffee e proteínas. Geralmente como 4 ovos inteiros (mexidos ou cozidos) ou faço um shake de Whey protein (de boa qualidade).
  2. Almoço: legumes e verduras, proteínas, gorduras e água. Basicamente um prato bem colorido (rúcula, pepino, cenoura, brócolis, tomate, vagem etc) temperado com sal, azeite e óleo de coco. De proteína eu costumo variar entre frango, peixe e ovos.
  3. Lanche da tarde: carboidratos e proteínas e água. Aqui geralmente é uma fruta com baixo índice glicêmico (maçã verde, melancia, melão) ou 20g de chocolate amargo(85% cacau pra cima) com um shake de Whey (por ser mais prático visto que nesse horário não estou em casa).
  4. Jantar: Legumes e verduras, proteínas, carboidratos e água. A janta costuma ser igual o almoço porém com o acréscimo de uma pequena quantidade de carboidratos. A ingestão de uma pequena quantidade de carboidrato a noite estimula a produção de melatonina (hormônio do sono) e me ajuda a dormir melhor e mais rápido.

Esse estilo de alimentação com baixa ingestão de carboidratos contribui com a queima de gordura e perda de peso pois mantém o estado de cetogênese. A cetogênese é um estado metabólico no qual o organismo obtém energia não da glicose (que seria o funcionamento mais comum do corpo, chamado de glicólise), mas sim de moléculas chamadas de corpos cetônicos. Esses corpos cetônicos são produzidos pelo fígado durante períodos de restrições de alimento (jejum) ou de carboidrato (dietas low carb), para serem usados como fonte de energia. Portanto, ao invés do corpo usar a glicose vinda dos alimentos, ele utiliza as reservas de gordura do corpo.

Como já disse no início, também sou universitário, tenho rotina agitada, diversos afazeres, dinheiro curto e preguiça mas, através do que descrevi, consegui superar esses obstáculos.

A chave é mudar uma coisa de cada vez. A mudança abrupta dificilmente consegue ser mantida ao longo do tempo. Já as pequenas mudanças em períodos curtos de tempo são mais eficazes pois permitem que o corpo tenha tempo para se adaptar natural e organicamente.

Aproveito para dar uma dica: não tente fazer isso sozinho ou guardando tudo só pra você. Compartilhe com os outros, peça ajuda ou faça testes com um amigo(a). É muito mais divertido e pesquisas comprovam que compartilhar um objetivo com alguém aumenta, de fato, as chances de você ter sucesso.

Por fim, gostaria de dizer que tudo o que foi descrito acima funciona pra mim. A individualidade de cada um é soberana. Utilize daqui o que faz sentido e o que o seu corpo se adapta. Além disso, estou completamente aberto a quaisquer dúvidas. Se quiser compartilhar algo comigo será um prazer poder ajudar.

Eu em um dia comum de treino.

Gostou do texto? Sentiu que de alguma forma te ajudou?

Acha que mais alguém pode se identificar com o texto?

Compartilhe com seus amigos e recomende esse texto pra que ele atinja mais pessoas.

É só clicar no coraçãozinho verde logo abaixo.

Obrigado e parabéns por ter lido até aqui, agradeço de coração.

Gratidão.

--

--

Gustavo Burger
Prove Educação

Saúde, alimentação e autoconhecimento l @burger.gustavo