Um texto sobre disciplina.

Gustavo Burger
Prove Educação
Published in
3 min readAug 28, 2017

Texto rápido e curto porém essencial.

Esse não é um texto sobre meu resultado da corrida.

Esse é um post sobre, principalmente, disciplina mas também sobre coerência e conhecimento.

Eu corri 10km duas vezes na vida. A primeira foi em 2012 e a segunda foi hoje. Na primeira vez, corri acima de 1h e, hoje, abaixo de 1h. Em 2012, tinha muito pouco conhecimento sobre alimentação, saúde em geral e treino. Hoje, 27/08/2017, corri em jejum de 18h.

O que quero dizer com isso?

  1. Nós só alcançaremos nossos resultados quando tivermos disciplina (sim, eu me incluo nisso). Ter disciplina implica, necessariamente, em ter responsabilidade sobre seus pensamentos, suas emoções, seus objetivos e, principalmente, sobre suas ações. Enquanto nós continuarmos a culpar o outro, o externo, o tempo, o clima e as circunstâncias, me desculpe, não sairemos do lugar e o resultado não virá.

Find a way not an excuse.

Abusei no churrasco no dia anterior e, pra compensar, corri 10km hoje abaixo de 1h e em jejum de 18h. Sei que existem resultados muito melhores que esse mas a competição não é com os outros. A competição é comigo mesmo, é com a MINHA PRÓPRIA evolução. Se eu abuso em comida um dia, eu compenso no treino no dia seguinte. Isso é fortalecimento mental, é disciplina, é consciência corporal e é resultado.Portanto, sejamos protagonistas do que quer que seja nossos objetivos. Seja na saúde, seja profissional, seja espiritual ou familiar. A responsabilidade é toda nossa e ninguém fará nada por nós.

Segundo 10km e, dessa vez, em jejum de 18h no dia 27/08/2017.

2. Busque conhecimento. VÁ atrás de fontes confiáveis e sérias que não selecionam informações apenas para justificar o que ela quer provar. Busque, no mínimo, umas 3 referências sobre o assunto em questão. E acima de tudo isso, TESTE POR VOCÊ MESMO. Seja o seu próprio laboratório, seu próprio cobaia e seus próprios resultados.
Nesse mundo de hoje em que a informação É fácil e rápida, porém nem sempre confiável e densa, vive-se numa batalha sobre o certo e o errado com informações superficiais. Não há espaço para o diálogo saudável. As regras, os padrões e o “certo e errado” estão sendo quebrados todos os dias, ainda mais na esfera da alimentação e exercício físico. Portanto, tire suas próprias conclusões através dos seus próprios experimentos.

3. Seja coerente. Em outras palavras, Walk the Talk. Quanto mais alinhado for seus pensamentos, palavras e ações, mais credibilidade e reconhecimento você terá. Vivemos na era do fala mas não faz. A internet ta cheia de gente que fala bonito, posta isso, posta aquilo e no dia a dia não pratica nada do que fala. Portanto, e resumindo, seja o exemplo do estilo de vida que você leva. Seja coerente!

Agradecimentos especiais às pessoas que me incentivaram, sutil e indiretamente, a correr os 10km e a escrever esse post.

Obrigado a galera do Resenha CF9J presente no churrasco sábado que pegaram no meu pé por comer pão francês com farofa e vinagrete, beber e comer sobremesa hahaha. Foi um lembrete sobre a minha coerência e meus objetivos.

Obrigado à família CF9J pela comunidade incrível de suporte que nós temos e pela dedicação de cada um ao esporte. Um agradecimento especial aos Coaches.

Obrigado aos verdadeiros amigos que mesmo achando algumas coisas “absurdas” me apoiam.

Obrigado à toda Comunidade Prove, sem exceção, pelo suporte, carinho, amor e motivação que vocês me dão.

Obrigado à minha família por tudo.

--

--

Gustavo Burger
Prove Educação

Saúde, alimentação e autoconhecimento l @burger.gustavo