Todas as Garotas em Mim: A releitura teen da Bíblia

paula
PseudoResenhas
Published in
4 min readJun 13, 2022

A história humana é inevitavelmente cíclica. Períodos de destruição e reconstrução de nossa própria narrativa nos trazem à série Todas as Garotas em Mim, o novo projeto da Record TV para catequizar tardiamente os jovens ociosos.

A premissa da obra é reinterpretar a Bíblia que, com seu vocabulário de difícil compreensão, perde espaço na juventude contemporânea. Algo similar ao que fez Martinho Lutero ao traduzir a Bíblia do latim para o alemão, permitindo que o livro se tornasse mais acessível aos fiéis.

A trama começa em meio a um batidão gospel e quebras consecutivas da quarta parede por parte da protagonista, que encontra-se em situação de blogueira. Diferente de umas e outras, a nossa influenciadora acorda às quatro da manhã para compartilhar uma selfie familiar, ao invés de deixar o post programado e dormir até às duas da tarde.

Com uma trilha sonora que valoriza os artistas independentes, a gata caminha pelos corredores da escola ao som de Manu Gavassi — Eu Te Quero, e é recebida pelo carinho da torcida com muitos flashes e idolatria mundana.

Aos desavisados, a série parece apenas mais um clichê adolescente da jovem hipotenusa em um triângulo amoroso entre o cara que rende engajamento nas redes e o nerd que só recebe likes da própria mãe, mas, muito em breve, a vida da protagonista será tocada por mãos santas.

Somos apresentados aos demais coadjuvantes, e espectador comum pode até estranhar o fato de existir um adolescente chamado Plínio na rodinha de amigos da principal, mas bem sabemos que até os Plínios são contemplados pelo livro sagrado.

Todos os personagens, sem exceção, sobem e descem nessa grande gangorra do destino, e alcançam a tênue linha entre o heroísmo e a vilania diversas vezes, diferenciando a obra de outras genéricas com personas unilaterais, talvez com o intuito de nos lembrar de que somos todos pecadores.

Para fisgar a atenção daqueles que passam mais tempo no nicho gospel do Tiktok do que em uma missa, as transições de cena são todas feitas em um editor de fancam, com muitas voltas, efeitos, entre outras peripécias experimentais.

Finalmente a parte bíblica da trama começa a tomar forma após um figurante bater as botas. Ele se sacrifica em prol da união familiar em seu enterro, porém, a falta de química entre todos os núcleos evidencia as frágeis relações interpessoais que acometem a humanidade.

Em meio ao luto, nossa anti-heroína encontra sua a vó completamente irreconhecível após algumas aplicações de botox e idas na Universal, e acredita, inocentemente, estar apenas reaquecendo os laços com a velha, enquanto, na verdade, ela planeja trazer a neta para mais perto do reino dos céus.

Propondo um embate geracional, a trama coloca passado e presente para debater o papel feminino ao longo da história. Enquanto a jovem questiona a opressão estrutural, sua avó, filiada ao PSDB Mulher, informa ter sido mais feliz quando era oprimida estruturalmente, estragando os planos de nossa Jout Jout de lacrar com a Smilinguida em seu canal do Youtube.

Apesar dos pesares, a protagonista não cancela a vó, pedindo, inclusive, conselhos para que ela resolva sua confusa situação amorosa. Nisso, a beneficiária do INSS corre para ler uma história da Bíblia para a neta, no intuito de ajudá-la a escolher entre amor e poder, no que a menina se imagina trajando os figurinos sarnentos da Record, e a licença poética garante gloss brilhando, harmonizações faciais e extensão de cílios em plena Idade Antiga.

Em sua primeira semana de exibição, a trama centrou-se em Sansão e Dalila, e chegou a marcar antipicos de 1.8 pontos de audiência em pleno horário nobre, evidenciando o cancelamento histórico de Dalila, que perdura até os dias de hoje.

Nossa falsa sulista, conscientemente, imagina o nerd bonitinho de peruca ao invés de seu namorado figurante, deixando claro a sua escolha e resumindo assim, todos os próximos 30 episódios da saga.

“Quais são os sintomas da sarna humana?”

Sansão ganha bíceps divinos para salvar seu povo, mas, ao invés disso, os utiliza para flertar despretensiosamente com as gatinhas. Para evitar surtos e boicotes, a vó avisa que algumas partes da história são puramente invenções de sua cabeça.

Enquanto o WattPad rola solto, Dalila, em meio a suas ingênuas aventuras para encontrar um marido rico, acaba matando um homem e escondendo seu corpo, rendendo muita pancadaria para toda a criançada em frente a TV.

O destino dos pombinhos é se encontrar, porém isso só acontece após a trágica morte da atual companheira de Sansão, resolvendo, assim, todo o dilema do triângulo amoroso que se cria. Seria esta a solução sugerida para a nossa menina?

Em sua breve aventura onírica, a influenciadora constata que as questões humanas também são cíclicas e, tal como a serpente fadada a mordiscar o próprio rabo por toda a eternidade, elas existirão durante todo o tempo em que existirmos como espécie.

Todas as Garotas em Mim, apesar de ser um produto de seu próprio tempo, torna-se atemporal ao retomar conflitos universais passados e os relacionar com o presente, e até com o futuro.

--

--