O que é briefing e qual sua importância

Um bom briefing é a base para uma peça de Comunicação efetiva

O briefing é uma ferramenta utilizada em vários segmentos do trabalho. (U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Benjamin Wilson)

O briefing — que também pode ser chamado de questionário, gabarito, relatório — é o conjunto de informações básicas para que seja desenvolvida uma peça de Comunicação. Em geral, o termo é bastante utilizado no meio publicitário.

Por meio de contato com o cliente, são definidas as expectativas e objetivos da peça que será produzida. Também são tratados objetivos mais específicos, como cores desejadas, design, conteúdo textual (caso a peça exija), referências e cuidados que devem ser tomados pelo time de Criação. O conceito da marca/produto/serviço também é importante, assim como uma definição de público-alvo.

Com o máximo de dados em mãos, a equipe da agência de publicidade pode direcionar seu trabalho da melhor forma, tanto para otimizar seus processos internos como para atender os objetivos do cliente — e até mesmo propor ainda mais completas e inovadoras.

Posto os detalhes que o briefing deve destacar, vemos sua importância. Um briefing incompleto pode fazer do processo criativo incompleto. Sendo muito extenso, o risco é de que perca-se tempo ou seja dado foco a pontos menos relevantes na mensagem que deve ser transmitida pela propaganda.