6 Dicas para aumentar seu engajamento no Instagram

O Instagram, assim como o Facebook, muda constantemente o seu algoritmo que causa uma diminuição no engajamento do usuário. Portanto, você deve se desdobrar para alcançar mais pessoas de forma orgânica, ou seja, sem gastar um centavo.

Primeiro, o Instagram começou a reprimir contas que tinham um grande número de seguidores falsos ou que compravam curtidas e comentários. Essa tendência criava um grave problema de autenticidade. Embora possa ser tentador comprar engajamento, isso sempre prejudicará o usuário a longo prazo.

NUNCA COMPRE SEGUIDORES OU CURTIDAS

Segundo, eles mudaram a estrutura para que a performance do seu post ditando quantas pessoas vêem. Sem um engajamento sólido imediatamente após a postagem, seu conteúdo provavelmente ficará ao relento e não receberá o engajamento que deveria.

Aqui estão 6 dicas para ajudar você a aumentar seu engajamento no Instagram seguindo as mudanças do algoritmo.

1. Evite bots (famosos robôs).

Por causa de poderosos algoritmos que podem separar usuários reais de bots automatizados, o Instagram pode dizer se você está usando um bot.

Como o uso de um bot é uma violação de seus termos de uso, se sua conta for pega usando um, você receberá “shadowbanned”. Um shadowban significa que seu conteúdo aparecerá nos feeds de seguidores com menos frequência e você não aparecerá em páginas de descoberta (aquela seção da lupa no app).

O que torna isso pior é que você nunca será capaz de saber se você foi banido ou não. No geral, os bots vão te prejudicar no longo prazo mais do que eles vão ajudar.

2. Limite-se a um post por dia.

Como o algoritmo do Instagram significa que o conteúdo pode aparecer por um longo período de tempo, pode ser prejudicial postar com muita frequência.

Alguns usuários só verificam o Instagram uma vez por dia ou menos, e assim o Instagram organiza as postagens que ainda não foram exibidas na parte superior do feed. Se você postar mais de uma vez por dia, isso fará com que suas postagens competam umas com as outras. O resultado é que ambos terão pouco envolvimento.

Em vez de optar pelo segundo post diário, comece a usar mais o Instagram Stories, pois essa exposição com seguidores pode aumentar seu engajamento e permitir o acesso a mais filtros e recursos, além de provavelmente aumentar o desempenho de suas postagens comuns também.

3. Otimizar o tempo de postagem.

Devido à importância de ter um envolvimento imediato para obter um posicionamento preferencial em feeds e descobertas, certifique-se de publicar no horário ideal para tentar aumentar o engajamento da publicação.

Ao começar a postar, encontre os horários em que os dados demográficos de seus seguidores provavelmente estarão on-line. Os horários ideais incluem quando eles estão acordando de manhã (das 8h às 9h), quando vão almoçar (do meio-dia às 13h) e quando estão saindo do trabalho e relaxando (das 18h às 20h).

4. Otimizar hashtags.

As hashtags permitem que você apareça em mais páginas de descoberta, aumentando o engajamento. Entender quais hashtags atraem seus seguidores e estão melhor alinhados com seu conteúdo pode ajudar você a ser visto por mais usuários.

Se você se sair bem, pode até ser destaque na seção “posts principais” de uma hashtag e aproveitar a exposição prolongada. Para usá-las de maneira ideal, você precisa encontrar hashtags que ofereçam o máximo de engajamento.

O Instagram diz que o ideal é que os usuários utilizem no máximo 5 hashtags, mas também coloca shadowbans com certas hashtags que são muito “spammy”. Essas hashtags estão nos moldes de #likeforlike e #followforfollow. Certifique-se de que suas hashtags estejam alinhadas com seu público e não sejam usadas apenas para tentar gerar um engajamento sem sentido. Pense no que seu público gosta e aproveite para ver as hashtags que usam em suas postagens.

5. Adicione um CTA’s (call to action / chamadas para ação).

Um dos maiores problemas que as contas têm é descobrir como fazer com que os usuários deixem comentários nas fotos. Como os comentários são fatores do algoritmo do Instagram para engajamento, é importante estruturar as legendas de modo a incentivar os usuários a curtir e comentar.

Apelos para o CTA, como: “Qual seria o nome desse filhote fofo?” Ou “Qual par de tênis você compraria?” — permite que o envolvimento com seguidores seja mais fácil e inicie a conversa entre a postagem e os seguidores.

6. Organize um concurso.

As competições são ótimas maneiras de atrair usuários a se engajar com suas postagens e aumentar o alcance da marca. O conteúdo típico do Instagram envolverá uma colaboração entre duas contas diferentes: duas contas de influenciador ou um influenciador e uma marca.

O post será uma imagem de algo cobiçado pelo público, como um produto caro ou um destino de férias. A legenda irá indicar que é uma oferta e, em seguida, definir claramente as regras, que geralmente envolvem seguir as duas contas diferentes, curtindo o post, deixando um comentário e potencialmente marcando alguns amigos. Um vencedor é escolhido em uma data especificada daqueles que concluíram as tarefas necessárias. Os concursos são uma maneira de crescer e envolver-se com vários públicos-alvo.

Após as alterações no feed do Instagram, o envolvimento com o perfil é mais importante do que nunca para o sucesso do conteúdo e do canal da sua marca. Trabalhar para desenvolver um conteúdo forte e significativo e ficar longe de atalhos tentadores são maneiras fáceis de aumentar seu engajamento.

Embora eu não ser adepto de um concurso no Instagram, admito que o modelo funciona e pode melhorar o perfil da sua marca.


Adaptação do TNW

Like what you read? Give Redação PSC a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.