Criação publicitária: o que é?

Saiba o que é criação publicitária, dicas de criatividade e principais cargos. Confira esse resumão!

Felipe Caetano
PubliPlus (college project)
7 min readNov 25, 2018

--

Ao contrário de que muitos pensam, a criação não está atrelada unicamente a um campo de criação, como a redação ou o design. A criação publicitária engloba todas elas ao mesmo tempo e, com toda a certeza, é a chave para uma campanha bem sucedida. Mas pra isso a gente leva, claro, muitas discussões, tempestades e muito (MUITO) café.

Confira o nosso resumão de criação publicitária logo abaixo.

Resumidamente, a criação publicitária é o setor responsável pela geração de ideais para peças, artes e campanhas dentro de uma agência de publicidade. É uma área que necessita do exercício da criatividade e inovação como nenhuma outra.

“A criação publicitária é responsável pela geração das ideias para as campanhas e para as ações realizadas por uma agência”. (Rock Content, 2017)

Para você ser um bom criador (ou criativo), é muito importante que você exercite e treine a sua criatividade e inovação, não importa se você é um redator, um designer ou um fotógrafo.

Os criativos tem a cabeça aberta para opiniões de terceiros e (eu sei que é clichê, mas é a pura verdade) têm que pensar fora da caixa. Empatia é a maior virtude que um criativo deve ter. Nós temos que nos colocar na pele de milhares de pessoas (buyer personas) todos os dias!

Pra fixar, esse setor é o setor que pega uma ideia, a transformam e dissecam, criam em cima, fazem artes e as discute e “devolve” para o mundo de forma clara, concisa e inteligente. Os criativos são os “lapidadores de ideias”.

Agora que você já tem uma ideia do conceito de criação publicitária, veja os cargos mais comuns em agências de publicidade e no mundo da propaganda, do marketing e comunicação social.

Quem são os criadores publicitários?

Bom, agora é hora de falar dos principais* cargos que estão ligadas a Criação Publicitária:

Designer gráfico (ou só designer)

É o profissional responsável por criar a comunicação visual das peças publicitárias e de executar e dar vida as ideais que estão apenas no papel. Geralmente trabalham quase em unanime com o diretor de arte e a redação.

O designer pode trabalhar desde ilustrações e animações até no design de produtos, dependendo do tipo de agência.

O designer não só deve ter um ótimo olho para a estética, mas também precisa acompanhar tendências de design, de cores e todos os campos que tangem visual: tudo é fonte de inspiração.

Redator

O redator é o profissional que trabalha principalmente com a comunicação verbal das peças publicitárias. Ou seja, é o profissional que domina a língua e suas táticas de persuasão e sabe qual a melhor maneira de cativar o público.

Mas, ele também deve ser aquele que sabe se um peça funciona melhor SEM redação! Ou com o mínimo possível. E também deve se alinhar com o designer e diretor de arte.

Hoje, uma das principais funções do redator publicitário requer o conhecimento de marketing digital e SEO (Search Engine Optimization — Otimização para mecanismos de busca), que depende estritamente do conteúdo escrito de forma que os mecanismos de busca, como o Google, achem o seu conteúdo, não o de seu concorrente.

Diretor de Arte

Ele(a) é responsável pela conceituação de campanhas publicitárias e qual caminho as peças devem seguir. Ele garante que as peças de uma campanha se comuniquem e passem a devida mensagem corretamente, também sendo o principal responsável pelo aspecto estético das peças.

Ele é o guia, o “cabeça” por trás dos designers e fotógrafos de uma equipe, podendo até ser um dos dois.

“É importante ressaltar que o Diretor de Criação e os Designers participam ativamente do processo de criação, propondo mudanças e refinando ideias sempre que necessário”. (Natália Franz, Tutano por Trampos)

Fotógrafo

Esse profissional é responsável pela a realização de fotografia, que geralmente são esboçadas pelo diretor. Mas isso não diminui o quanto um fotógrafo pode criar em cima de algo já estabelecido. Os fotógrafos publicitários sabem comunicar uma mensagem da melhor maneira possível através de uma imagem.

Fizemos uma entrevista exclusiva com um profissional da área, abordando o mercado publicitário e o futuro da fotografia. Clique abaixo para ler ou ouvir a entrevista na íntegra:

Produtor de Conteúdo

É um cargo que trabalha com, principalmente, o marketing de conteúdo. Os produtores de conteúdo cuidam da produção de conteúdo relevante (e-books, posts, artigos, blogs) para um público segmentado. Geralmente são redatores ou trabalham de mãos dadas com um.

É um cargo extremamente recente, então a demanda por mais profissionais da área ainda é grande. Essa estratégia de marketing digital tem se provado cada dia mais efetivo e é cada vez mais investido.

É muito importante ter em mente que todos esses cargos são cruciais para uma boa campanha publicitária. Ou seja: nenhum é mais importante que o outro.

Reuniões de Criação (e suas técnicas)

As reuniões de criação são o core da criação publicitária. O objetivo delas é fazer com que todos do setor discutam e achem o melhor caminho para uma campanha, de grande ou pequeno porte.

Existem algumas técnicas bem conhecidas para as reuniões de criação, então separamos as 5 melhores técnicas de criação e criatividade (na nossa opinião, claro).

LEMBRE-SE: Mesmo sendo ótimos guias para a criação, essas dicas não são regras, então não se sinta amarrado de segui-las a risca. Sinta-se a vontade para mixar e remixar, mexer e remexer.

1. Brainstorming

O brainstorm, ou tempestade de ideias, é uma das técnicas mais difundidas no meio da publicidade e criação. Consiste na geração do máximo de ideias possíveis para a resolução de um problema (ou objetivo de campanha).

As etapas para um brainstorm produtivo são:

  1. Reconhecimento do problema;
  2. Geração de ideias;
  3. Apresentação de ideais (sem julgamentos);
  4. Assimilação das ideias

Após isso, é recomendado que todos saiam da reunião com as ideais em mente e façam pesquisas e prototipação delas. Depois de um tempo acontece uma segunda etapa do brainstorm, agora com ideias mais lapidadas.

2. Brainwriting (ou Método 6–3–5)

Consiste nas mesmas base do brainstorm, porém, com o objetivo de gerar 108 ideias em apenas meia hora. É chamado de método 6–3–5 porque basicamente consiste de:

  • 6 pessoas
  • 3 ideias
  • 5 minutos

Ou seja, após do reconhecimento do problema, 6 pessoas devem escrever 3 ideias (soluções) cada em um papel em 5 minutos. Feito isso, elas devem passar o papel para a pessoa ao lado e repetir o processo.

As vantagens desse processo são a quantidade de ideias geradas em pouquíssimo tempo e não existe aquele confusão que existe em um brainstorm. Por outro lado, muitos podem se sentir pressionados pelas “regras” que o método demanda e, por ser em grande quantidade, as ideias podem apresentar um qualidade inferior.

3. Mapa mental

É uma das técnicas mais eficientes de quem trabalha solo ou com poucas pessoas. Ela consiste na ligação de palavras-chave para, literalmente, mapear e achar o melhor caminho para a construção da solução de um problema.

Primeiramente, você começa colocando um problema ou tópico no centro de uma folha de papel. Depois, ao redor você deve colocar qualquer ideia que teve e, ao final, “ligar os ponto”, fazendo um caminho entre eles.

Existem sites e aplicativos que fazer mapas mentais incríveis. De app podemos citar o Mindly, que faz mapas lindos e extremamente organizados. Também temos o MindMup, para quem quer acessar direto do computador, através do navegador. Ele traz mapas simples e diretos ao ponto, além de ser bem intuitivo.

Exemplo de mindmap, por Meister. Confira o ótimo artigo deles sobre mindmap clicando aqui.

4. Moodboard

Painel semântico, ou moodboard, é uma forma criativa de organizar todo tipo de informação levantada para começar o processo criativo. Consiste em um quadro de referências ou inspirações para criação, sejam elas cores, formas, fotografias ou desenhos.

Exemplo de Moodboard. Este painel semântico está disponível em alta qualidade aqui.

5. Pensamento inventivo sistematizado

O nome é assustador, eu sei. Mas essa técnica é mais simples do que parece. Consiste em refazer passos de inovadores de sucesso. Simples assim.

Necessita de muita pesquisa e base teórica, sendo mais usada por inovadores, empreendedores e cientistas, mas também, dependendo do cliente ou job, pode ser levado ao campo da publicidade.

Arte por Dadu Shin

Para saber mais sobre esse método, recomendamos o link abaixo:

Esperamos ter te ajudado a organizar a sua mente com esse resumão.

Não deixe de ver nossa entrevista com um profissional da área!

Entrevistamos Thiago Alves, que trabalha na área de criação, nos contou como lida com bloqueios e faz previsões sobre o futuro no mercado publicitário:

--

--

Felipe Caetano
PubliPlus (college project)

Designer who helps big and small brands to search and solve their problems, with smart design, branding and awesome visuals. Currently working @ Snap-on.