Introdução aos testes de software

Deyvison Borges
_Pulse.Oficial
Published in
3 min readOct 14, 2020

Para que possamos nos aprofundar nesse mundo de possibilidades, quero instigar sua mente a pensar em testes. Para que isso seja possível, gostaria de propor uma reflexão na frase logo abaixo.

É uma definição de testes criada pelo Dr. William C. Hetzel, um especialista na área de testes de software e muito respeitado na área.

Testar é qualquer atividade que, a partir da avaliação de um atributo ou capacidade, permita determinar se o programa ou sistema obtém resultados desejados.

Hetzel, 1988

Trazendo esse pensamento para os dias atuais, podemos entender que os testes nada mais são que partes do processo de desenvolvimento do software, que por sua vez, visam revelar falhas/bugs e garantir a qualidade na entrega do software/produto.

Em uma perspectiva mais simplificada, os testes servem para que seu produto seja entregue com o mínimo de erros possíveis, com desempenho, alta confiabilidade e qualidade em todo o ciclo de interação entre usuário e sistema .

Certo, mas quais benefícios eu ganho ao implementar os testes em minha equipe, e como fazer isso?

Para que os testes possam ser implantados, faz-se necessário ter um nivelamento sobre o assunto entre os membros do seu time. Mesmo que o termo testar aparente ser algo bem tranquilo, deve-se ter em mente que, para garantir a qualidade na entrega, é necessário ter cautela e um estudo aprofundado sobre cenários que permitam, dentro do software, testar com eficácia.

Veja alguns dos benefícios dos testes:

  • aumento da qualidade do código/produto na entrega;
  • o código sempre estará testado em todo ciclo de desenvolvimento;
  • os erros são encontrados com maior facilidade;
  • as correções são realizadas de forma mais delimitada;
  • o código é mais confiável;
  • há um encurtamento no processo de depuração de código.

É só isso? Não! Tenha em mente e não esqueça que:

  • testar não é somente código;
  • tudo precisa ser planejado;
  • uma equipe precisa estar nivelada sobre os fundamentos de testes;
  • o combinado não sai caro (os testes são um combinado de que seu código / produto irá possuir uma melhoria significativa em algum ponto na entrega final).

O que vem depois?

O mundo dos testes como qualquer outro na programação, possui uma infinidade de caminhos a serem explorados. Sugiro que pare para refletir em testes e em seguida, procure sobre as técnicas de testes e as fases de testes. Estamos combinados?

Ah! Curtiu o conteúdo e quer aprender mais? Não deixe de seguir as redes sociais do Pulse .

Nossos conteudistas estão a todo vapor para fornecer conteúdo de qualidade para você.

Até mais! 🤓

--

--

Deyvison Borges
_Pulse.Oficial

Desenvolvedor fulltstack, ex-designer/ilustrador. Atua no desenvolvimento do MateusApp no time CRM da Pulse. Seu dia flui na base de monster e um rock pesadão.