Entenda a redução, queima e recompra de tokens da Pundi X

Pedro Sanches
Pundi X
Published in
4 min readMar 12, 2021

É possível que nas últimas semanas você tenha ouvido alguns termos como redução de tokens, recompra (buyback) e queima de tokens.

Nas últimas semanas, você ouviu alguns termos relacionados a tokens, como redução de tokens, recompra e queima. Cada termo desses tem um significado diferente. No caso da Pundi X, nós realizamos as três práticas.

Este é um pequeno artigo para explicar a diferença entre eles.

Redução de tokens

Efeito: Substituição do token atual NPXS por um novo token, com supply 1.000 vezes menor.
Objetivo: aumentar o uso e a liquidez, diminuir o spread nas exchanges e incentivar a adoção em protocolos DeFi.
O que é preciso fazer: para usuários da XWallet e algumas exchanges, será automático. Para usuários de carteiras privadas, deverá ser feito manualmente.
Cronograma: Início no final de março de 2021 e duração até março de 2022. O dia e hora exata serão anunciados em breve.

Após levantar a discussão sobre a redução do supply e realizar uma enquete na comunidade, que demonstrou apoio à proposta, a Pundi X irá prosseguir com a redução do supply do NPXS.

Não haverá alteração no valor dos novos tokens que um usuário possui em comparação aos tokens anteriores à redução. Por exemplo, se você possui 1.000 NPXS, após a redução você possuirá uma unidade do token novo. Mas o valor dos seus ativos permanece o mesmo. Antes do swap, se o NPXS estivesse cotado a$ 0,002 por token, o preço do novo token será de $ 2 por token, enquanto o número total dos seus tokens são reduzidos em 1.000 vezes.

A partir daí, o preço do novo token irá variar normalmente de acordo com o mercado. A empresa e as exchanges irão se certificar de que o valor do token do novo token segue o marketcap da Pundi X.

As instruções para fazer o swap do NPXS pelo novo token serão anunciadas em um novo artigo em breve. Certifique-se de acompanhar o nosso site, Medium e de seguir a Pundi X nas redes sociais, como o Twitter, Facebook, Telegram e Reddit.

Recompra de tokens (buyback)

Efeito: Recompra de tokens feita no mercado pelos fundadores da empresa.
Objetivo: demonstrar a grande confiança e skin in the game que os fundadores tem no sucesso e desenvolvimento da empresa. Ao recomprar tokens no mercado, a quantidade de tokens circulantes diminui, aumentando a escassez do ativo e contribuindo para a subida do preço.
Ações necessárias: os usuários não precisam fazer nada.
Quando ocorreu: já foi feito 8 vezes desde 2018 e continua acontecendo.

Os fundadores do Pundi X fizeram recompras de tokens em 2018 e 2019 por cinco vezes, totalizando 1400 ETH recomprados em NPXS. O CEO da empresa, Zac Cheah, fez mais três recompras em 2021 cada vez que o NPXS atingia um determinado preço-alvo. A próxima recompra de 2021 ocorrerá quando o NPXS atingir a meta de preço de $ 0,005. A recompra de tokens é um evento não programado para diminuir a oferta de tokens em circulação no mercado. Segundo o Zac Cheah, ele ainda possui planos de continuar com as recompras (buybacks) de tempos em tempos.

Queima / remoção de tokens

Efeito: Remove permanentemente os tokens do supply.
Objetivo: Queimar tokens de acordo com as trasações dos XPOS e outras atividades, conforme prometido na ICO.
Ações necessárias: os usuários não precisam fazer nada, pois a remoção de tokens é feita trimestralmente e anunciada pela Pundi X.
Cronograma: ocorre trimestralmente desde agosto de 2018 e continuará ocorrendo. Em valores atuais, já foi queimado mais de 50 milhões de dólares.

Todas as queimas de tokens foram anunciadas publicamente e executadas trimestralmente. Isso reflete no supply total do token. Como é possível ver no Coinmarketcap, o supply total (max supply) e o supply circulante (current supply) estão diferentes um do outro. No projeto da Pundi X, o NPXS é o token nativo do ecossistema e todas as transações queima uma pequena quantidade de NPXS. As queimas tem acontecido desde 2018 e continuarão acontecendo. O aumento do uso dos produtos que fazem parte do ecossistema da Pundi X, como o XPOS, XPASS e a XWallet faz com que a quantidade de tokens queimados também aumente.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender as diferenças de cada um dos termos, e como essas práticas são utilizadas pela Pundi X, bem como as suas consequências. Aqui no Medium você também encontra artigos completos sobre cada uma dessas práticas, incluindo as datas previstas, relatórios mentais das atividades e muito mais!

Como de costume, o seu feedback é sempre bem-vindo! (:

Tem interesse em adquirir uma maquininha XPOS ou um cartão XPASS? Acesse agora o nosso site: https://www.pundix.com.br/

Não esqueça de seguir a Pundi X Brasil nas redes sociais para ficar sabendo das últimas notícias sempre em primeira mão!

Twitter: https://twitter.com/Pundix_br
Grupo de Telegram:
https://t.me/pundixbrazil

Este post é uma tradução livre deste artigo.

--

--

Pedro Sanches
Pundi X
Writer for

Customer Success & Community Manager at Pundi X