f(x): o caminho pela frente

Joao Victor Mendes
Pundi X
Published in
6 min readAug 13, 2018

A Pundi X sempre foi um projeto comunitário. Temos vivido a missão de garantir que a comunidade vem em primeiro lugar e estamos constantemente aprendendo com as discussões nas mídias sociais e em reuniões da vida real.

Embora eu deva admitir que há muito barulho, também há pedras preciosas nessas discussões. Uma delas é uma questão que eu tenho constantemente na minha cabeça: “Blockchain mudou o mundo como a Internet fez nos anos 90 e o automóvel nos anos 20?”. Muitos podem argumentar que sim — deu origem a tantos projetos com tanto potencial, como o nosso, se assim posso dizer. Mas será que Blockchain pode ser o que a Internet era para o mundo?

Pode blockchain ser o que a internet era?

O advento da Internet mudou totalmente todas as camadas do mundo. A Internet criou uma camada de comunicação tão robusta que o TCP/IP se tornou padrão, e empresas como a Cisco e a IBM construíram os mecanismos e as máquinas que rodavam esses protocolos. A Internet também criou um mecanismo de informação tão rápido que a Amazon poderia essencialmente acabar com todas as livrarias de tijolo e cimento, como o Google e o Facebook fizeram com os jornais. Com a Internet, os gigantes da Apple, Google e Facebook passaram a dominar as empresas tradicionais. Pode Blockchain ser a próxima Internet?

Eu vejo a revolução do Blockchain chegando em três frases. Bitcoin mostrou ao mundo o que é a moeda digital. Ethereum nos mostrou como construir ativos descentralizados, essencialmente as milhares de altcoins que conhecemos. A terceira fase é o que tantas empresas de Blockchain estão tentando fazer agora: 1) trazer o desempenho do Blockchain para um novo nível (velocidade de transação, taxa de transferência, sharding etc; e 2) mudar o curso das indústrias tradicionais — incluindo a Internet e outros.

Qualquer nova tecnologia que deseje mudar o antigo precisa ter uma melhoria de 10x. Quer seja dez vezes mais rápido ou dez vezes mais barato. Discos flexíveis, VHS, cabos ópticos provaram a equação 10X em sua tentativa de mudar o padrão.

10X mais velocidade

A Visa pode executar entre 7.000 e 20.000 transações por segundo (“TPS”). Qualquer Blockchain que ofereça pequenos múltiplos de melhoria de velocidade provavelmente não irá deslocar um sistema já testado como o da Visa. Um aumento de 10X significa que 200.000 TPS devem ser alcançados para qualquer empresa que pense em migrar de um sistema legado para Blockchain. Existem vários Blockchains por aí que estão tentando fazer isso; De fato, muitos reivindicam uma melhora significativa. Muitos Blockchains estão reivindicando uma melhoria de 10x sobre a Visa, pelo menos no papel.

Se lançarmos um Blockchain, temos que ter certeza de que somos comparáveis, se não mais rápidos, a 10X são pelo menos 200.000 TPS, não apenas no papel, mas na aplicação real.

Podemos fazer muito mais que 200.000 TPS? Vamos analisar: o Sharding é um processo de dividir uma rede global em partes de uma rede local. Cada rede local assumiria então o consenso de dois terços para que uma determinada transação fosse verificada na rede local e transmitida para a rede global. Este é um dos melhores métodos que as empresas de blockchain estão trabalhando para aumentar a velocidade. Somos um deles e acreditamos que um aumento de 10X para as ofertas atuais é possível. Por quê? Porque o sharding depende muito da disponibilidade de nós. Os processos de confirmação aumentam em uma ordem de magnitude quando você aumenta a contagem de nós. Se um blockchain tiver 21 nós e demorar 1 segundo para confirmar, então 210 nós (um aumento de dez vezes nos números dos nós) levarão mais de 10 segundos para serem verificados. A menos que um matemático tenha provado que existe uma maneira melhor do que o Problema Geral Bizantino, é seguro assumir que sempre que você aumentar seus nós, o tempo de confirmação diminui significativamente. Portanto, para a defesa do Ethereum, apesar do Ethereum ter uma velocidade de 20 TPS, ele está trabalhando com muito mais nós do que outros blockchains. Uma solução de 20 TPS com 20.000 nós é melhor que uma solução de 200 TPS com apenas 21 nós.

Vamos pegar uma hipotética: suponha que todas as empresas de Blockchain só possam fazer, digamos, 1 TPS. Se cada empresa divide sua rede em duas, todas essas empresas podem fazer 2 TPS (1 TPS para uma rede). Suponha que precisamos de pelo menos 20 nós cada em uma rede local, assim, para todas as empresas atingirem 2 TPS, elas precisam ter pelo menos 40 nós. Nós poderemos acelerar o número de transações por um grande múltiplo por causa dos nós XPOS que temos. Se quisermos fazer uma transação rápida em uma cidade imaginária chamada City of Z, precisamos de muitos dispositivos para fragmentar e tornar a transação realmente rápida. Podemos fazer isso porque temos muitos nós nas ruas de City of Z, um para cada loja que tem um XPOS. Um Blockchain que aluga servidores em um fazenda de servidores nesta cidade tem mais nós e dispositivos do que nós? A resposta é um categórico ”não”.

Se fôssemos lançar uma mainnet Blockchain, ela teria que estar a 10 vezes mais do que as outras redes principais podem fornecer.

10X mais escalabilidade

Escalabilidade em um restaurante significa o quão rápido você pode servir suas refeições, quanto mais rápido você pode escalar, mais negócios você pode ter. Portanto, empresas como a McDonald’s gastam muito esforço reduzindo o tempo entre o pedido e o checkout para atender seus clientes. A escalabilidade no blockchain é semelhante: depende do código (com que velocidade os hambúrgueres podem ser virados na chapa) e também dos nós (quantos caixas podem tirar os pedidos). Então, qual código é o melhor? Só saberemos quando comprovado. E os nós? O blockchain com os maiores nós prevalecerá. Atualmente Ethereum tem mais nós, mas talvez não por muito tempo.

Com o nosso plano de implementar 100.000 XPOS em três anos, poderemos aumentar significativamente os números de transações à medida que o número de dispositivos XPOS aumentar.

10X mais consenso

Consenso é um grande negócio. Como sabemos da política da vida real, quanto maior a multidão, mais lento é o consenso. Se uma multidão menor puder decidir pela multidão maior, como em um parlamento, então o consenso pode ser acelerado. Mas como escolhemos a sabedoria da multidão menor?

Um processo de consenso nem sempre pode estar nas mãos selecionadas de alguns. De todos os 100.000 XPOS que temos na cidade de Z, vamos escolher aleatoriamente, digamos, 1% dos nós: um conjunto aleatório de XPOS concorda com o consenso de dois terços. Muito importante, o processo de consenso tem que quebrar limites geográficos. Se um Blockchain tem mais de 10.000 nós, eles também estão em uma boa posição para chegar facilmente a um consenso e globalmente como o Ethereum. Mas há um porém. Os nós não podem coligar-se. Uma maneira eficaz de evitar coligação é trazer nós de diferentes locais (ou através de um sistema autônomo diferente quando uma pessoa faz um comando tracert / traceroute). Acreditamos que o Ethereum é até agora o único Blockchain com um alcance global real de nós, o resto é centralizado em uma geografia local que torna o consenso menos ideal. Com uma área diversa de grande volume de nós, criará velocidade com uma descentralização real.

10X mais abertura

A experiência de trabalhar com a W3C me ensinou sobre abertura. A maior força sobre o W3C não foi sobre velocidade, mas sua abertura. Trouxe as maiores empresas de tecnologia para a mesa. O consenso foi alcançado por causa da abertura e, com ele, o W3C tornou o HTML5 e outros, com sucesso, as tecnologias subjacentes que impulsionaram tudo.

Blockchain é uma plataforma aberta e descentralizada. Com isso em mente, estamos construindo a infraestrutura para atender todas as cadeias públicas. Por exemplo, os desenvolvedores podem enviar seu aplicativo de carteira ou aplicativo de pagamento para inclusão na plataforma aberta do Pundi X. Os varejistas do XPOS podem baixar a atualização e expandir sua oferta de pagamento por criptografia para seus consumidores.

Outro exemplo hipotético é que o prefeito na cidade de Z quer implementar um sistema de bilhetagem inteligente para a cidade. O que a equipe de desenvolvedores precisa fazer é fazer o upload do contrato inteligente no Blockchain e fazer com que os comerciantes na cidade de Z façam o download do contrato inteligente e voilá toda a cidade agora tem um sistema de bilhetagem inteligente.

Qualquer coisa e tudo deve estar no Blockchain, talvez até o código do Blockchain.

Conclusão:

Cada peça de tecnologia disruptiva tem que apresentar uma mudança total de paradigma, e enquanto Blockchain mostrou as portas desse paradigma, as pessoas comuns precisarão ver um benefício real para alterar seu comportamento profundamente enraizado.

Ainda não chegamos lá, mas esperamos fazer parte da revolução.

--

--