Resumo do AMA com o Zac de 12 de abril

Pedro Sanches
Apr 18, 2019 · 14 min read

Caros Pundianos,

Obrigado por participarem da sessão de AMA com nosso fundador e CEO, Zac Cheah.

O evento ocorreu às 23:00 (BRT) do dia 11 de abril, e tratou principalmente dos avanços feitos no primeiro trimestre de 2019 (Q1), e de perguntas e questionamentos de membros da comunidade.

Para aqueles que não puderam participar, a gravação do evento pode ser vista aqui: https://youtu.be/PhHD3CwUyA8

Nós preparamos um resumo do AMA, além de um questionário logo abaixo. Confira:

Highlights da Pundi X no Q1 2019

  1. Durante o primeiro trimestre de 2019, o ecossistema da Pundi X processou um total de 26.380 transações envolvendo criptomoedas, avaliadas em 3,9 milhões de dólares. No dia 10 de abril, a XWallet já contava com 179.982 usuários cadastrados, e o XPOS já havia sido enviado para 30 países.

(Errata: o número de 179.982 usuários da XWallet contempla tanto usuários verificados pelo KYC como usuários não verificados; ao invés de somente os usuários não verificados, como mencionado no vídeo por Zac. Falha nossa.)

2. Os cartões XPASS customizados estão se tornando populares entre nossos distribuidores. Exchanges no Canadá (iBank) e na África (Bit2Big, DoshEx) encomendaram 14.000 cartões.

3. O XPOS recebeu a certificação CE da União Europeia. A certificação FCC está a caminho.

4. Ao integrar o recurso de recebimento (collection), nós estamos transformando a XWallet em um mini XPOS virtual. Os usuários podem integrar a rede de comerciantes do XPOS tornando-se comerciantes verificados pelo app da XWallet. O staking e a conversão também serão integrados no app da XWallet e estarão disponíveis para usuários verificados pelo KYC.

O XPOS Handy, uma versão mais acessível do XPOS, está sendo produzida, inicialmente com cerca de 2.000 unidades. O time também está buscando expandir o XPOS para plataformas de POS tradicionais, começando a trabalhar em conjunto com uma das duas principais marcas de POS para integração.

5. Devido à conversão, a remoção de tokens no ano de 2019 refletirá tanto nas transações utilizando NPXS e NPXSXEM, como na conversão desses tokens para tokens FX. A quantidade de tokens removidos no primeiro trimestre (Q1) será anunciada na primeira semana de maio, e a execução ocorrerá na segunda semana.

Agora, vamos ao resumo das principais perguntas feitas pela comunidade.

Sobre o XPOS:

  • Pergunta: Quantos XPOS ativos nós temos no mundo atualmente? Entendo que a meta é de 100.000 até 2021, mas notícias recentes dizem que compras de 1.000 XPOS só seriam feitas em 2021.
  • Pergunta: O atraso na possibilidade de vender e ativar os XPOS de forma escalável se deve às licenças que a Pundi X ainda não possui? Em caso positivo, qual a expectativa de aprovação ou reprovação destas licenças?

Zac: Nossa taxa de captação no primeiro trimestre do ano não está crescendo de maneira tão rápida em especial devido ao bear market. Outro fator que alguns de vocês podem estar cientes é que estamos trabalhando para obter as certificações relevantes da FCC e do CE para o XPOS, já que é uma exigência da maioria dos governos.

Temos o prazer de anunciar que o XPOS foi oficialmente certificado. Inclusive, este é o primeiro aparelho POS baseado em blockchain que obteve uma certificação CE. Com isso, iremos acelerar o processo de compliance do XPOS em cada mercado, e assim aumentar a taxa de ativações.

Em Dubai, por exemplo, estamos trabalhando com o departamento de crédito local para solicitar uma aprovação junto aos órgãos reguladores locais usando nosso Certificado CE como documento base. O mesmo vale para a certificação KC da Coréia do Sul.

Então, sim, muitas coisas estão se movendo nos bastidores e uma coisa é certa: seja o que for que façamos, é jogar o jogo de longo prazo. Por isso, tivemos que nos certificar de que possuímos toda a certificação necessária para o XPOS antes de levá-lo ao próximo nível de implantação.

  • Pergunta: Quantas transações no XPOS (em moedas) foram feitas até agora (desde o início)?

Zac: O XPOS e a XWallet transacionaram um total de 3,9 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2019.

  • Haverá alguma grande parceria como Uber e Amazon a ser firmada em breve para o uso do XPOS? Alguma parceria de peso, ou acordos com grandes empresas, como Starbucks? E a Pundi X já entrou em contato com Kroger?

Zac: Como sempre, semelhante a outros negócios, devido a acordos de confidencialidade, não comentamos parcerias até que sejam firmadas ou anunciadas primeiro por nossas contrapartes. Mas uma coisa é certa: estamos trabalhando duro para envolver empresas globais estabelecidas — especialmente as acima citadas — com uma grande rede de distribuição.

Além disso, estamos explorando a expansão da nossa solução, integrando o XPOS em um dos dois principais fabricantes de POS. Mais detalhes serão anunciados após a finalização da fase de testes.

  • Pergunta: Alguma novidade na parceria da Pundi X com o governo de Dubai?

Zac: Estamos no processo de obter o certificado necessário para o XPOS com as autoridades do governo local. A obtenção do certificado CE irá agilizar a aprovação em Dubai.

  • Pergunta: Quando o XPOS irá aceitar pagamentos de cartões de crédito?

Zac: O XPOS é um dispositivo digital neutro em relação à diferentes tipos de moeda. Quando houver demanda suficiente e uma necessidade real de uma organização ou empresa, não hesitaremos em adicionar está opção ao nosso ecossistema XPOS.

  • Pergunta: Quando o XPOS irá suportar WePay, AliPay, Samsung Pay e Apple Pay?

Zac: O hardware do XPOS está pronto para esses métodos de pagamentos, no entanto, para ativar esses serviços, seremos obrigados a cumprir regulamentos locais em variadas jurisdições, e trabalhar com os provedores de gateways de pagamento.

  • Pergunta: Quando teremos um mapa com a localidade dos XPOS, da mesma forma como existem mapas de ATMs de Bitcoins?

Zac: A equipe está trabalhando nisso. Na primeira fase, teremos uma lista dos comerciantes. Pretendemos ter uma versão “lite” do mapa dos comerciantes pronta até o final de maio. Ainda estamos decidindo o nome, mas você pode chamá-lo de X-MAP, onde será possível localizar seus comerciantes favoritos com o XPOS, ou melhor, X-Merchants.

  • Pergunta: A Pundi X possui plano para suportar stable coins?

Zac: Nossos comerciantes já possuem acesso a esta função, mas para usuários comuns ainda não está disponível. No entanto, prevemos a ativação desse recurso para todos em breve.

  • Pergunta: Há um ano foi anunciado que a China e Tailândia seriam fornecidas com o XPOS por meio de um parceiro. Foi uma grande notícia na época, no entanto isso foi há mais de um ano. Qual a situação desses dois mercados importantíssimos?

Zac: A posição da China contra criptomoedas ainda é um problema. A notícia mencionada há um ano atrás se refere ao nosso distribuidor autorizado chamado XPOT (houve um evento de lançamento há um ano, em que o Sr. Prachuab Chaiyasan, ex-ministro das Relações Exteriores da Tailândia foi um dos participantes). O XPOT ainda é nosso distribuidor autorizado, e acredito que elas ainda estão em discussão com os governos locais e que o ambiente está mudando.

Em relação à Tailândia, estamos em negociações; hápossíveis parcerias nesse mercado. Fiquem ligados!

  • Pergunta: Qual a situação legal que a Pundi X enfrenta nos EUA, Alemanha e Canadá?

Zac: Os órgãos reguladores destes países ainda são ambíguos sobre suas políticas em relação às criptomoedas. Como mencionado anteriormente, continuaremos a monitorar a situação em diferentes mercados e estaremos em estaremos focando em compliance, para assim que haja clareza no mercado, podermos estar em uma posição privilegiada para atacar.

  • Pergunta: Quando a Pundi X irá expandir para a Índia? Eu estava no Meetup Mumbai e ainda estamos esperando.

Zac: Estamos aguardando a permissão da RBI, pois as criptomoedas ainda são desaprovadas pelas autoridades locais.

  • Pergunta: Muito antes da public token sale, ainda na fase de pré-venda, a Pundi X disse que possuía um produto em funcionamento, e que simplesmente necessitava de fundos para pagar por uma elevada produção desses aparelhos, e posteriormente, distribuir os XPOS gratuitamente. O custo por aparelho seria em torno de 200–300 USD, dependendo do volume encomendado, e um investimento de 3.000 USD geria um mínimo de 10 XPOS. Após a arrecadação de fundos suficientes, a venda simbólica ficou limitada e mais fundos foram arrecadados. Em seguida, o XPOS foi remodelado e foi colocado à venda. O que aconteceu com a ideia inicial de oferecer mais de 10.000 dispositivos gratuitamente?

Zac: Conforme mencionado anteriormente, participantes da pré-public sale que contribuíram com mais de 30 ETH possuem o direito de um XPOS gratuito. Se você ainda não reivindicou o seu, entre em contato conosco.

Além disso, estamos trabalhando com algumas organizações não lucrativas para oferecerem XPOS gratuitos, de acordo com seus usos e necessidades.

Sobre a XWallet

  • Pergunta: Stable coins serão adicionadas à XWallet?

Zac: Sim. Alguém perguntou a mesma coisa sobre o XPOS. É provável que stable coins sejam adicionadas no mesmo período no XPOS, XWallet e XPASS.

  • Pergunta: Há possibilidade de transferências bancárias para a XWallet? Seria possível realizar a liquidação na XWallet e enviar dinheiro para minha conta bancária?

Zac: Este é um dos meus recursos favoritos, e está na minha lista de desejos. Para podermos suportar moeda fiat, precisamos ter uma Licença de Serviços de Pagamento / Licença de E-Money / Licença de Valores-Armazenados em uma jurisdição que ofereça suporte a uma determinada moeda fiat. Por exemplo, no caso do EURO, precisaríamos aplicar para uma licença, ou fazer isso por meio de um parceiro.

Estamos explorando as possibilidades, mas não podemos dar uma data, ou mesmo se isso será efetivamente implementado, tendo em vista que é um recurso que requer negociações e cumprimentos específicos das legislações de jurisdições locais.

Planos para o Q3 e Q4

  • Pergunta: Quais os planos para o Q3 e Q4 deste ano?

Zac: Há diversas coisas que estamos trabalhando para o Q3 e Q4. Irei separar pelas seguintes áreas:

Ecossistema do desenvolvedor: O ecossistema do desenvolvedor permite que empresas tradicionais e de tecnologia se integrem ao ecossistema XPOS e à XWallet, para finalidades como listagem de tokens personalizados, anúncios, etc. Esses serviços exigirão o uso de tokens NPXS / NPXSXEM.

Parcerias: É provável que façamos parcerias com as empresas de pagamento de lojas de varejo, empresas líderes de POS que possuem redes de distribuição mais profundas para ajudar a expandir o alcance de nossos produtos.

Esforços em nível governamental: Iniciamos com Dubai e, desde então, vários outros governos demonstraram interesse. Vemos isso como um momento oportuno para envolver governos com visão de futuro na construção de um ecossistema blockchain em suas cidades.

Nosso time: continuaremos a investir no crescimento do time de pesquisa e desenvolvimento, e em suas capacidades, pois representam o coração da Pundi X. Se algum engenheiro ou desenvolvedor deseja nos ajudar a escalar e se sente capaz de tal feito, entre em contato conosco. Na realidade, estamos contratando engenheiros.

Remoção de tokens

  • Pergunta: Qual a quantidade de tokens NPXS a serem removidos devido ao uso dos XPOS referente ao Q1 de 2019.

Zac: Boa pergunta. Alguns holders estão cientes de que a remoção de tokens irá incluir os resultados da conversão de tokens. A quantidade a ser removida no primeiro trimestre de 2019 (Q1) será anunciada na primeira semana de maio, e executada na segunda semana do mesmo mês.

  • Pergunta: A Pundi X mencionou uma queima de tokens mensal e um buy back também mensal. Por que isso não está acontecendo?

Zac: Não é mensal, nós estamos realizando a remoção de tokens trimestralmente.

  • Pergunta: Algumas pessoas sentem que a queima de tokens não é tão transparente como muitos gostariam. O que poderia ser feito para que esse processo fosse mais transparente? A maior surpresa ocorreu após o festival ULTRA quando a Pundi X disse “não estamos autorizados a publicar os números”. Há a possibilidade de haver um ticker diário ou semanal?

Zac: Esta é uma boa sugestão. Tickers semanais seriam algo complicado, mas nós certamente poderíamos explorar incorporar atualizações sobre todas as remoções de tokens ou para as remoções agendadas no futuro.

  • Pergunta: Zac, você mencionou que alguém estava tradando contra o NPXS. O que vocês fizeram sobre isso?

Zac: Existem grupos de trading, players do mercado e instituições financeiras que lucram com a queda e o aumento dos preços de tokens no mercado de criptomoedas, e isso não é exclusividade do NPXS. Na realidade, o mercado financeiro tradicional também enfrenta problemas parecidos. Adotamos a estratégia de que “a melhor defesa é uma boa ofensiva”, e é por isso que continuaremos a fortalecer nossos tokens, criando mais casos de uso e impulsionando a adoção e distribuição para garantir que nossos produtos estejam bem posicionados e mais fortes do que nunca.

  • Pergunta: Por que a Pundi X não faz grandes campanhas de marketing para gerar publicidade para o NPXS, como por exemplo anunciar em canais de televisão em diferentes países? Geralmente vejo marketing como uma peça muito importante do sucesso da empresa. Espero ver parcerias reais, e não apenas parcerias com lojas e restaurantes pequenos.

Zac: Raramente nos envolvemos em parcerias pagas, pois isso não produz necessariamente o melhor retorno de investimento e, nessa condição de mercado, buscamos ser financeiramente prudentes. Estando em um ambiente descentralizado e nos consideramos uma empresa voltada para a comunidade. O impacto da cobertura da imprensa orgânica impulsionada pela nossa comunidade é sempre mais forte. Queremos ser vistos em todos os principais canais de notícias e faremos isso através da “construção de uma marca de liderança de pensamento”. Como prova de nossa crescente reputação, recentemente, fomos convidados para falar no evento do Fintech Ideas Festival e estar no mesmo palco que executivos sênior e CEO da Wells Fargo, os COO e CTO do Bank of America e de outras grandes instituições. Vemos isso como o passo certo para o crescimento de nosso apelo à marca para as massas.

Sobre o QEX Fund:

  • Pergunta: Quais são as novidades sobre o QEX Fund?

Zac: o fundo QEX é liderado por Vic Tham, CEO e Fen Chao Yong, COO, na Quantum Energy Asset Management, também conhecida como QEAM. Além de ser o CEO da QEAM, Vic também é diretor de investimentos da Pundi X.

Pelo que sabemos, eles estão em fase de captação de recursos, análise de potenciais projetos e empresas e definição do portfólio para da QEX. É um esforço contínuo e muito empolgante para este ano. Estamos extremamente empolgados em ver projetos inovadores, com grande potencial, e que podem beneficiar nosso ecossistema. E se alguém tiver dúvidas ou interesse, entre em contato com Vic Tham e sua equipe no QEAM.

Sobre a Function X

  • Pergunta: Quais atualizações os desenvolvedores estão preparando para o ecossistema da Function X?

Zac: Muitos desenvolvedores estão aguardando ansiosamente por isso. Há pessoas trabalhando nisso neste exato momento. Não podemos nos comprometer com uma data, mas suporte para desenvolvedores é uma grande parte do nosso ecossistema. Estamos trabalhando duro para entregar isso.

  • Pergunta: Você usou fundos de “investidores” / holders de tokens para desenvolver a Function X? E, ao invés de dar 65% dos tokens aos holders de NPXS e NPXSXEM, você está fazendo com que eles escolham entre os tokens NPXS / NPXSXEM e FX.

Zac: 65% dos tokens de FX do Token Generation Event (TGE) já estão alocados para os holders de tokens NPXS / NPXSXEM, por meio de staking e / ou conversão. Existem dois projetos separados com equipes trabalhando nele. Para que o ecossistema XPOS prospere, é necessária uma plataforma / solução mais escalável, que é o ecossistema da Function X.

A fundação da Function X será anunciada no terceiro trimestre (Q3) e esperamos que seja uma surpresa agradável. Nós teremos uma equipe sólida para desenvolver o ecossistema da Function X.

  • Pergunta: A Pundi X diminuirá o foco no NPXS após o lançamento da FX?

Zac: não. Os projetos são benéficos mutuamente. Se eu puder usar uma analogia, é como Google Search e o Android: um produto colabora com o outro. O outro exemplo seria sal e pimenta. Quando usado em combinação, melhora drasticamente o sabor de qualquer prato.

  • Pergunta: Qual a relação entre a futura FX Coin e o futuro token NPXSFX? A FX é usada no ecosistema FX (XPhones) e a segunda no ecossistema do XPOS? Em caso positivo, então comprar algo utilizando o XPhone iria queimar FX coins, NPXSFX, ambas, ou nenhuma delas?

Zac: pense no papel da FX coin da mesma forma que o ETH. Todo e qualquer serviço em cima do ecossistema da Function X, irá requerer FX Coins.

Já no caso do NPXS, que será transferido para a blockchain da Function X após o lançamento da mainnet da FX, a utilidade permanecerá a mesma. Qualquer serviço relevante, ou atividades de pagamento na blockchain da Function X irá requerer NPXS, que será provisoriamente chamado de NPXSFX.

  • Pergunta: No caso dos tokens FX, o período de 1 ano de token lock é muito longo. Há a opção de encurtar essa duração?

Zac: O mecanismo em vigor foi projetado para o longo prazo, portanto, infelizmente não podemos alterar a opção. Os usuários têm a opção de converter seus NPXS e NPXSXEM — ou não — em moeda FX. Se um usuário escolher converter, ele receberá 12% imediatamente e 8% a cada mês pelos próximos 11 meses.

  • Pergunta: O FX estará disponível para aqueles que não podem participar do staking ou converter? Quando o FX estará disponível para compras em exchanges para aqueles países que ficaram de fora do staking e da conversão? Será durante o período do staking, ou depois?

Zac: Esperamos que logo. No entanto, de acordo com nossa política, nós não estamos autorizados a comentar publicamente sobre datas de listagens em exchanges, mas como já possuímos relações estabelecidas com algumas exchanges, esperamos que o processo seja rápido.

  • Pergunta: Ficamos bastante impressiona com as demos do Dapp (aplicativo descentralizado) da Uber rodando na blockchain FX, no entanto a blockchain da Tron e da EOS estão recebendo bastante divulgação sobre Dapps também. Quais as vantagens da FX sobre essas outras plataformas?

Zac: Cada plataforma possui suas vantagens particulares, e nós acolhemos a concorrência e esperamos que aplicativos populares, como o Uber descentralizado, possam ser concebidos na Function X.

  • Pergunta: Por que não é um cap para os FX tokens? Por que vocês não explicam como a tokenomics funciona?

Zac: Eu convido a todos que deem uma olhada em nosso paper conceito em https://www.functionx.io/, e nos posts do medium que explicam os detalhes sobre as tokenomics.

  • Pergunta: A Pundi X já fechou negócio com outras empresas como Sony, Samsung, etc. com o sistema operacional Function X para construir outros celulares com arquitetura blockchain? Ou você planeja manter o software da Function X apenas para as 5.000 unidades do XPhone?

Zac: Os 5.000 XPhones servem como uma prova de conceito para os fabricantes e desenvolvedores terem um produto base. Queremos fazer parcerias com empresas de hardware de smartphones, e empresas de telecomunicações para que elas possam construir suas próprias versões de um celular em blockchain com a Function X. Estamos trabalhando para engajar estas empresas e para impulsionar futuros celulares com arquitetura blockchain, para que o ecossistema da Function X possa se fortalecer.

  • Pergunta: O XPhone funcionará como um ponto de venda móvel (mPOS), assim como o XPOS Handy?

Zac: O XPhone vem com uma a XWallet pré-instalada, e com isso, é possível funcionar como uma versão lite do XPOS, contando com funções como leitura de QR Code e suporte a NFC.

  • Pergunta: Quando o XPOS Handy ficará pronto?

Zac: O XPOS Handy ficará pronto nas próximas semanas.


Este post é uma tradução livre deste artigo.

Não esqueça de seguir a Pundi X Brasil nas redes sociais para ficar sabendo das últimas notícias sempre em primeira mão!

Grupo de Telegram: https://t.me/pundixbrazil
Canal de anúncios do Telegram: https://t.me/pundixofficial_br
Twitter:
https://twitter.com/Pundix_br
Instagram:
https://www.instagram.com/pundix_br/
Grupo de Facebook:
https://www.facebook.com/groups/1772965376058002/

Pundi X

Pundi X is a leading developer of blockchain-powered devices, including the world’s first point-of-sale solution, the XPOS, which enables merchants and consumers to do transactions on the blockchain in physical stores.

Pedro Sanches

Written by

Customer Success & Community Manager at Pundi X

Pundi X

Pundi X

Pundi X is a leading developer of blockchain-powered devices, including the world’s first point-of-sale solution, the XPOS, which enables merchants and consumers to do transactions on the blockchain in physical stores.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade