“Amor preto cura”: exposição de Joyce Nobre estreia no MISA

Exposição de artista visual alagoana começa nesta sexta-feira (1), no Museu da Imagem e do Som, em Maceió.

PUNHO
PUNHO
3 min readAug 31, 2023

--

Com curadoria e produção de Madlene Delfino, a exposição Amor Preto Cura, da multi artista Joyce Nobre estreia nesta sexta-feira (1), às 19h30, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), no bairro do Jaraguá.

Joyce conta que a sua mais nova exposição expressa as nuances do amor preto e o seu significado para a existência e força de pessoas pretas. Amor Preto Cura reúne 12 obras pintadas a óleo, que ficarão expostas até o dia 10 de outubro.

Joyce Nobre diante da sua pintura no Mercado do Artesanato, na Levada. (Fotografia: Gabriel Moreira / Secom Maceió)

Em 2020, Joyce iniciou sua transição de carreira para viver daquilo que sempre sonhou: as artes. “Quando fui fazer meu primeiro vestibular, escutei que trabalhar com arte em Maceió era pra passar fome. A última coisa que eu queria era passar fome. Então me graduei em Administração em Marketing, depois me especializei em Gestão de Pessoas. Trabalhei sempre no ramo da Gestão e Empreendedorismo. Até vir a pandemia”, lembra a muralista.

“Meus olhos sempre foram vivos pra arte, para o fazer e construir com as mãos. A pintura sempre foi um amor. Quando pequena, eu dizia que seria desenhista”, partilha Joyce ao Punho. Encerrando a sua carreira como fabricante de flau gourmet, a artista migrou, durante a pandemia, para o universo da pintura, criando peças autorais, produzidas em cerâmicas de barro, e posteriormente em telas. Joyce conta que não foi uma transição fácil, mas fica contente por hoje se dedicar a retratar a sua ancestralidade contando histórias em meios diversos, como estampas de roupas.

“Hoje eu vivo de arte e ressignifico a vida das pessoas com minha arte”

“Estou realizando esse momento incrível, que é estar em um museu, com essa exposição que fala sobre amor e resistência. Meu processo criativo nasce muito do que eu vejo, do que eu sinto, de como eu entendo e enxergo as dores e amores nas pessoas. Quando percebo algo que me atravessa, eu escrevo no bloco de notas no celular ou em um papel”, comentou ao longo da conversa.

Fotografias: Joyce Nobre / Acervo Pessoal

Joyce também foi autora de Sagrado Feminino, onde retratou as contradições do feminino, e o belo na força da feminilidade. No Mercado do Artesanato, localizado no bairro da Levada, em Maceió, é possível encontrar um mural de sua autoria. Além desta, outras pinturas estão espalhadas pela capital e estado.

Continue acompanhando o trabalho de Joyce em seu perfil no Instagram: @nobreviverdearte.

--

--

PUNHO
PUNHO
Editor for

Coletivo alagoano de mulheres da imagem #punhocoletivo