Artistas visuais, fotógrafas e Amostradas

Lançamento do livro e exposição “Amostradas” aconteceu na última terça-feira, 16, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro.

laryssa andrade
PUNHO
2 min readMay 30, 2023

--

Fotografia: Laryssa Andrade

Uma noite marcada pela presença de artistas visuais e por todos que estavam ali para admirar a arte visual alagoana feita por mulheres. Ao lado da exposição Susanna e os Velhos, esteve o lançamento do livro Amostradas e abertura da exposição de mesmo nome. Com curadoria de bruCa teiXeira e Kelcy Mary, o projeto traz para perto as criações de 20 alagoanas, dentre elas, as membros do Punho Coletivo.

“A Casa somos nós, e as mulheres que estão aqui neste pequeno recorte abriram suas Casas/Ateliês/Vidas para mim e bruCa para que a gente se espante, se encante e espalhe ao Cosmos que ‘a gente não quer só comida/a gente quer comida/diversão e arte’”, conta Kelcy.

A ideia da exposição e do livro originado dessa reunião de artistas é nos fazer contemplar pinturas, colagens, esculturas, fotografias, além de reiterar o papel social das artes que presentes na mostra, exploram traços, visuais, e corporalidades.

“Lançar a primeira publicação de Artes Visuais de Alagoas, voltada para a visibilidade das obras e da vida de mulheres artistas alagoanas da contemporaneidade é algo de possibilidades infinitas, desde que estejamos sob o crivo de um olhar desenvolto e atento”, afirma bruCa teiXeira em texto publicado no livro.

Arte da Capa: Geo Brandão / Editoração, Diagramação e Projeto Gráfico: bruCa teiXeira / Textos: bruCa teiXeira e Kelcy Mary / Revisão Ortográfica e Gramatical: Nívia Maria Vasconcellos

As 119 páginas do livro se dividem entre textos, entrevistas e muitas imagens, e os nomes inspiradores são de: Amanda Bambu, bruCa teiXeira, Elza Evangelista, Eva Cavalcante, Gabriela Correia, Mestra Irinéia, Geo Brandão, Marta Arruda, Kelcy Mary, Milla Pasan, Amanda Moa, Bruna Solari, Charlote Borges, Laryssa Andrade, Mik Moreira, Minne Santos, Natie Paz, Vitória Alencar, Punho Coletivo, Sil da Capela e Xiluva.

A exposição segue no Complexo Cultural Teatro Deodoro até o dia 16 de junho de 2023. Mais detalhes e informações estão presentes nos perfis de bruCa teiXeira (@bruca.teixeira) e Kelcy Mary (@kelcymary), curadoras da iniciativa.

--

--

laryssa andrade
PUNHO
Editor for

fotógrafa que escreve cotidianos e outras memórias.