Inscrições abertas para formação gratuita em cinema de animação

A Formação Animal em Cinema de Animação é realizada pelo Estúdio Núcleo Zero. Inscrições vão até 12 de julho e atividades são presenciais em Maceió.

PUNHO
PUNHO
5 min readJun 27, 2024

--

Estão abertas as inscrições para a Formação Animal em Cinema de Animação. O projeto é dedicado ao desenvolvimento de habilidades no campo audiovisual e traz renomados profissionais da animação brasileira, com oficinas a partir de 16 de julho.

Na etapa de julho serão realizadas as oficinas de Narrativas Visuais, com Allan Matias (RJ); Roteiro e Direção para Curta-Metragem em Animação, com Marcus Vasconcelos (SP), e Produção Executiva, com Nara Aragão (PE). A atividade Modelo-Vivo para Animação, com Rosana Urbes (SP), será realizada em parceria com o Ateliê Ambrosina, no Pontal da Barra. Outras oficinas serão divulgadas em breve.

Com vagas limitadas, os interessados podem se inscrever até o dia 12 de julho neste link. No dia 16 de julho, das 19h às 22h, será realizada a abertura da formação, com bate-papo com animadores. Já do dia 17 até 19 de julho, as oficinas acontecem de maneira simultânea no período da tarde. Todas as atividades vão ocorrer no Sebrae Alagoas, no Centro de Maceió.

Idealizador e coordenador pedagógico do projeto, o animador Maurício Nunes acredita que o cinema de animação é uma linguagem fundamental para preservação de um imaginário e de uma cultura. "A Formação Animal nasce do desejo de fortalecer a cena de animação em Alagoas, auxiliando os projetos que já estão em andamento, e capacitando pessoas que possam trabalhar nessas produções, como também despertando nos jovens alagoanos a possibilidade de se inserir em um mercado de trabalho que vem crescendo muito no Brasil”, conta.

A Formação Animal em Cinema de Animação é realizada pelo Estúdio Núcleo Zero, em parceria com o Animal Coletivo e a La Ursa Cinematográfica. O projeto tem apoio do Sebrae Alagoas, e financiamento da Ancine/BRDE/FSA, por meio do Prêmio Cacá Diegues, lançado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Conheça os profissionais que irão ministrar as oficinas

ALLAN MATIAS (RJ) — Narrativas visuais
(Carga horária: 12 horas)

Contador de histórias desenhadas, Allan Matias é cria de favelas com nome de bicho, da zona norte do RJ. Trabalhou como diretor de arte na quinta temporada de “Irmão do Jorel” (Copa Studio) e diretor de animação e storyboarder em Debutantes (MandaBusca). É coautor de “Sabina”, autor de “Pústulas, Pérolas, Espuma” e “Lucas”.

Na oficina, ele vai compartilhar um pouco do seu repertório e processo de criação de storyboards em projetos comerciais e independentes, falar de alguns princípios de narratividade visual e propor alguns exercícios.

ROSANA URBES (SP) — Modelo-vivo para animação
(Carga horária: 12 horas)

Diretora, Animadora, ilustradora e storyboard artist, Rosana Urbes desenvolve filmes de animação, livros e oficinas em sua produtora “Planta Filmes”, em São Paulo. Dirigiu e animou “Guida”, filme de animação com mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, entre eles “Animamundi”, “Annecy” e “Festival de Havana”. Ela trabalhou por 8 anos no exterior, em filmes como “Mulan”, “Tarzan” e “Lilo & Stitch” para os estúdios Disney. A produtora está em fase de desenvolvimento do longa-metragem de animação “Nina”, com apoio do edital “SPcine Para Desenvolvimento de Obras Audiovisuais”, e finaliza o curta-metragem “Safo”, com patrocínio do BNDES, entre outros projetos.

Sua oficina de Modelo Vivo para Animação terá duração de três dias e propõe aliar o estudo de observação da figura humana com movimentos que criam uma narrativa visual e dialogam com o universo da animação. Serão propostos exercícios usados em grandes estúdios de animação para desenvolver a percepção e a habilidade para o movimento e expressividade da pose no desenho. A oficina propõe também exercícios inusitados de prática de desenho com modelo vivo.

MARCUS VINICIUS (SP) — Direção e roteiro para curta-metragem em animação
(Carga horária: 12 horas)

Marcus Vinicius Vasconcelos é sócio e fundador do Estúdio Teremim, produtora de animação 2D, onde trabalha como produtor, diretor, roteirista e animador. Seus curtas-metragens foram selecionados para dezenas de festivais ao redor do mundo, incluindo os de Annecy, Clermont-Ferrand, Oberhausen, Havana e Hiroshima. São filmes que receberam prêmios importantes como o de melhor animação no Festival de Havana e melhor curta-metragem no Festival de Brasília e Rio de Janeiro, entre outros.

Marcus também colaborou com diversos projetos, tais como o curta “Torre”, dirigido por Nádia Mangolini (melhor curta-metragem pelo público e crítica e melhor direção de arte no Festival de Gramado), e o “Menino e o Mundo”, longa-metragem dirigido por Alê Abreu (mais de 40 prêmios, incluindo uma indicação ao Oscar, prêmio de melhor longa em Annecy e melhor longa-metragem no Annie 2015). Atualmente, se dedica ao desenvolvimento e produção de diversos projetos, entre curtas, longas e séries para TV.

A oficina abordará os aspectos criativos e estilísticos do desenvolvimento de um projeto de animação por meio de discussões teóricas, análises de casos e exercícios práticos. Em três encontros, os participantes explorarão as principais etapas do processo: desde a concepção da ideia inicial, passando pela escrita do roteiro, até a elaboração da proposta de direção e do desenvolvimento visual.

NARA ARAGÃO (PE) — Produção executiva para animação
(Carga horária: 12 horas)

Produtora de live-action e animação. Foi sócia da REC Produtores Associados de 2015 a 2017, quando fundou com João Vieira Jr. a Carnaval Filmes. Em animação, produziu a série “Bia Desenha” (TV Cultura, TV Brasil, Canal Futura) e o curta Mergulhão (em finalização), é produtora e roteirista das séries “DÓ RÉ MI Fadas” e “Contos de Mungará” (ambas em desenvolvimento).

Com extensa carreira em produções live-action, foi produtora executiva dos longas “Viajo porque preciso, volto porque te amo” (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz), “Era uma vez eu, Verônica” (Marcelo Gomes) e “Tatuagem” (Hilton Lacerda). Produziu os longas “Fim de Festa” (Hilton Lacerda) e “Paloma” (Marcelo Gomes), “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” (Marcelo Gomes) e “Casa” (Letícia Simões) e a série “Chão de Estrelas” (Hilton Lacerda) para o Canal Brasil.

Além disso, coproduziu os longas “Greta” e “Fortaleza Hotel” (Armando Praça) e foi produtora executiva da série “Fim do Mundo” (Hilton Lacerda), também para o Canal Brasil. Foi Presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação — ABCA entre 2021 e 2023.

A oficina irá abordar, de forma resumida, o passo a passo da atuação do produtor executivo de um projeto audiovisual de animação, desde o seu desenvolvimento até o seu lançamento e comercialização, com foco no planejamento, na estruturação, na produção e distribuição.

Mais informações: animalcoletivo0@gmail.com ou @animalcoletivo.

--

--

PUNHO
PUNHO
Editor for

Coletivo alagoano de mulheres da imagem #punhocoletivo