Como Criar um tagueamento de produto independente de ferramenta de analytics

Huxley Dias
PunkMetrics
Published in
3 min readApr 15, 2019

O que fazer quando a sua ferramenta de analytics muda a precificação e torna seu uso financeiramente inviável? E se mudar a sintaxe de captura de dados? Ou pior, se ela decide descontinuar seu produto?

Boas Práticas de Tagueamento de Produtos Digitais

Esse post é parte de uma série de dicas para otimizar o tagueamento de produtos digitais:

Certamente você nunca viu e nunca verá alguém falar isso, até por que a grande maioria das plataformas e consultores querem mesmo é te prender a uma ferramenta mesmo que essa não atenda mais às suas necessidades de coleta e análise de dados.

Por já ter trabalhando com diferentes ferramentas de analytics a por ter passado por muitas tormentas acabei desenvolvendo um método de abstração para evitar perda de tempo, dados ou ter um grande retrabalho.

Basicamente você deve registrar todos seus eventos em uma camada de abstração antes de utilizar diretamente a sintaxe da ferramenta que escolheu para trabalhar, isso requer um pouco de conhecimento técnico e consome um tempo que talvez você não tinha previsto, mas garanto que o esforço é irrisório frente ao benefício e asegurança que terá posteriormente.

Então se você escolheu, Google Analytics, Mixpanel, Adobe Analytics ou qualquer outra ferramenta de coleta de dados, antes de enviar os dados direto para os respectivos coletores de dados, garanta que essas informações sejam registradas em uma camada intermediária e a partir dessa camada, com a sintaxe padrão de cada ferramenta você envia os dados para os servidores. Desta forma você torna sua implementação de analytics blindada contra qualquer mudança inesperada seja ela de especificação técnica ou financeira.

Um outro benefício desse modelo de implementação é que você pode mandar o mesmo dado com o mesmo padrão para duas ou mais ferramentas de analytics, que pode parecer estranho para algumas pessoas mas é um cenário comum em muitas empresas ter mais de uma solução de analytics. E também quando você precisa alimentar soluções de terceiros (thirdy party tags, remarketing, confirmação de conversões, etc) com informações de eventos que acontecem em seu produto digital.

Espero que essas dicas te ajude a ter um novo olhar sobre sua implementação de captura de dados para análise de produtos digitais ;)

--

--