UX Metrics – ROI de UX

Huxley Dias
PunkMetrics
Published in
2 min readMay 18, 2018

Este post é um convite para que designers façam um pequeno exercício de cálculo de ROI dos projetos de UX.

Comece registrando o estado atual das métricas do seu produto e negócio, elas serão extremamente importantes para comparação no futuro (benchmark).

E vamos considerar algumas métricas/significado e um cenário hipotético:

CAC ( custo de aquisição) R$50,00.

Ticket Médio (valor médio de cada compra ou mensalidade) R$24,90.

Break-even (tempo para recuperar o valor investido) 2 meses (se agente não for brigar por 20 centavos).

LTV ( tempo médio de vida do cliente em sua base) 12 meses.

Lucro ( receita obtida menos o valor investido) 10 meses X 24.90 = 249,00.

Registra esse LTV médio hoje de 12 meses.

Se após as melhorias do projeto ele passa a ser de 18 meses.

Você acaba de gerar para cada cliente 149,40 a mais.

Multiplique por toda base de Clientes (suponhamos que seja 5.000. clientes).

149,40*5.000 = 747.000 dentro de 6 meses (apenas para essa frente de melhoria).

Supondo que sua equipe tem 2 UX com salário médio de 9.000,00 e que cada colaborador custa o dobro para a organização em CLT (18.000*2)*6 = 216.000,00

747.000–216.000 = 531.000

ROI = VALOR OBTIDO – VALOR INVESTIDO / VALOR INVESTIDO

(747.000–216.000)/216.000

ROI 2,4

Pronto, simples assim!

Este é apenas uma abordagem simples de como medir ROI de Design considerando apenas uma frente de melhoria (retenção), mas podemos olhar para métricas de aquisição e receita diretamente.

Experimente ancaixar o cenário de sua empresa/projeto dentro desta estória e conte-nos qual foi o resultado.

Se precisar de ajuda, a PUNKMETRICS tem como propósito empoderar designers, empresas e empreendedores com dados, conte conosco ;)

Um abraço Punk’s 🤘

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