1º TORNEIO DE CONTOS

Puntero Izquierdo convoca a sua criatividade para fazer dessa quarentena um período de imaginação e textos compartilhados

Puntero Izquierdo
Puntero Izquierdo

--

por Puntero Izquierdo

Já não há mais o que assistir nos streamings. Os portais esportivos, num esforço comovente, sobrevivem com qualquer absurdo que se pode transformar em notícia. E o futebol na TV só acontece através de reprises que o fanático torcedor já assistiu no YouTube.

Então, o que fazer nessa quarentena?

Exercitar o futebol na criatividade, na imaginação e na escrita.

O Puntero Izquierdo abre convocatória para o 1º TORNEIO DE CONTOS — MARIO BENEDETTI, também uma homenagem ao escritor e jornalista uruguaio que, justamente por meio de um conto, inspirou este veículo a lutar contra seus próprios moinhos de vento.

E como funciona?

É simples.

Envie o seu conto para o email torneiodecontospuntero@gmail.com

Mas como assim? Dá pra explicar um pouco melhor?

Sim, claro.

Bueno, como tudo na vida também temos algumas regras:

1- Os textos devem ser contos, literatura ficcional exclusivamente! Inéditos (não publicados em livros, revistas nem em veículos jornalísticos; não disponíveis na internet). E, claro, textos que de alguma forma passem pelo futebol, seja como tema principal, ambiente, pano de fundo, cenário, cena da trama e etc (enfim, ficção, né).

Atenção: crônicas, reportagens, poesias, materiais jornalísticos e relatos não-ficcionais não serão considerados, dale?

2- O limite máximo é de 11.000 caracteres (o número 11 não é casualidade, claro) com espaços e deve vir em fonte Arial 12.

Atenção: não esqueça do título e de seu nome + sobrenome.

3- Os contos devem ser enviados até 23h59 do dia 30/04. Qualquer conto que chegar depois deste horário, neste dia, será desconsiderado.

4- Os textos devem ser escritos em Word e anexados ao e-mail.

Atenção: não enviem os contos no corpo do e-mail, tamo?

Mas, Puntero, vai ter alguma premiação?

Vocês só pensam nos prêmios, né? Pois saibam que sim, vai ter premiação.

O Puntero quebrará o porquinho e disponibilizará R$ 400,00 — o que representa bastante no orçamento de um meio financiado por colaboradores — para essa premiação.

A forma de disponibilização dos valores para os primeiros colocados (provavelmente os três primeiros) serão divulgados no dia 04/05 (*atualizado).

Além da soma em papel que compra coisas, o Puntero também vai providenciar alguns "mimos" para os vencedores.

Ah, mas quais são esses mimos?

Segura essa ansiedade. A gente revela também no dia 04/05 (*atualizado).

E como vocês vão definir os vencedores?

Essa é uma boa pergunta.

Tudo vai depender da quantidade de textos que recebamos até lá. A ideia, como diz o próprio título, é um torneio. Talvez um princípio com fase de grupos para depois partimos para toda aquela emoção do mata-mata. Quando tivermos as inscrições, entenderemos o melhor formato e a quantidade de vagas. Se chegar muita coisa (!), a equipe do Puntero se permite fazer uma eliminatória interna– fica inviável um torneio com muitas dezenas de textos.

Detalhe importante: os vencedores serão definidos por votação popular a partir de textos divulgados sob pseudônimos (pedimos a colaboração dos participantes para que, durante o torneio, não identifiquem seus textos publicamente), para não haver torcida ou voto apenas pelo nome dos(as) autores(as). Ou seja, não há júri, não há banca, não há maneira de corromper aqueles que vão decidir o legítimo campeão: EL PUEBLO!

Já sabem quando vocês vão ter a resposta sobre a fórmula de disputa do Torneio de Contos, né?

Isso mesmo, dia 04/05 (*atualizado) junto com todas as outras informações.

E já que você chegou até aqui, vale reforçar o pedido: apoie o jornalismo independente, apoie o Puntero Izquierdo.

--

--