Go to Puntero Izquierdo
Puntero Izquierdo
Letter sent on May 15, 2017

Queremos o seu apoio

O Puntero Izquierdo acaba de completar dois anos. É o momento de falar algumas coisas para quem já nos conhece e para quem nos conheceu há pouco tempo.

A ideia de um projeto de grandes reportagens de futebol nasceu ao mesmo tempo em que decidimos encerrar as atividades do Impedimento, blog sobre futebol sul-americano que fez algumas coisas importantes durante nove anos. A maioria das pessoas que nos acompanha no Puntero é porque conheceu nosso trabalho no Impedimento. Quando entendemos que o aguerrido e combalido blog já havia dado o que tinha para dar, e que devíamos seguir nossos caminhos, também concluímos que havia espaço para um site que se dedicasse apenas a grandes reportagens, feitas com tempo, sem nos preocuparmos com os acontecimentos imediatos e com a necessidade de opinar sobre quase todos eles. Era algo que tentávamos fazer no Impedimento, mas nem sempre conseguíamos.

O Impedimento terminou junto com a final da Libertadores de 2014. O Puntero Izquierdo foi lançado em março do ano seguinte. Desde então, publicamos 32 reportagens. Temos a meta de publicar ao menos uma história por mês e estamos conseguindo manter esse compromisso ao longo desses dois anos. Entre repórteres, editores, fotógrafos e ilustradores, mais de 40 pessoas publicaram seus trabalhos e foram remuneradas por isso. Neste meio tempo, fomos contemplados em um edital do Ministério da Cultura que nos permitiu financiar grandes reportagens escolhidas pelos leitores.

No Twitter, já são 3,8 mil pessoas que nos acompanham. Número de seguidores semelhante temos no Facebook. No Medium, recentemente ultrapassamos a marca de mil leitores que decidiram seguir nossas publicações.

Os números são modestos e nem estão aí para mero exibicionismo. Para nós, é uma prova de que sim, há pessoas interessadas em ver o jornalismo esportivo fazendo reportagens com profundidade e buscando contar histórias pouco conhecidas. Também é um alerta de que precisamos estar a altura das expectativas do número cada vez maior de leitores que conquistamos.

Sem mais delongas, o motivo desta carta é dizer que, para melhorarmos a qualidade e a frequência das reportagens, além de pensarmos em novos formatos de conteúdo, precisamos melhorar nossa arrecadação. Nossas reportagens são financiadas pelos leitores que nos apoiam através da plataforma Apoia-se. E nosso convite é para que vocês, que nos seguem no Medium e nas redes sociais, somem-se a este grupo de apoiadores.

Nossa campanha no Apoia-se é bem simples e barata. Você pode apoiar com qualquer valor. Se nos apoiar mensalmente com 20 reais ou mais, a “recompensa” é integrar o “conselho editorial” da publicação — um grupo no Facebook para avaliação das reportagens, críticas e sugestões de pauta — além da participação em sorteios e descontos exclusivos.

Objetivamente. Queremos ampliar nossa atuação e impor mais qualidade no trabalho. Para isso, contamos com seu apoio.

https://apoia.se/punteroizquierdo

Um abraço,
Daniel Cassol

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.