Podcast | Conteúdo Cristão na Internet

Antes de qualquer coisa: O que são Podcasts?

“Pense nos podcasts como posts em um blog, só que em formato de áudio. O contato é mais pessoal e mais humano, além de permitir que você faça o download do podcast para o seu MP3 player de preferência e leve-o consigo para escutar no ônibus, no carro ou até mesmo naquelas aulas chatas. Ou, se quiser, pode simplesmente baixá-lo para o seu computador e escutar em casa mesmo.”

Onde ouvir podcasts:

Eu escuto pelo smartphone usando o Pocket Casts. Um aplicativo disponivel para Android, iOS e Windows Phone. É bem simples e funcional, basta procurar o nome do podcast em questão e adicionar a sua biblioteca.

O formato de podcast possibilitou uma quantidade absurda de conteúdo produzido, mas ainda é uma mídia que passa despercebida por muitos. No ano passado (2014) eu montei uma pequena lista com alguns Podcasts Cristãos. Obviamente, podcast não se converte. A ideia era apontar conteúdos produzidos por pessoas que seguiam a mesma religião que eu, independente de o conteúdo ser focado na religião ou não. Afinal, Cristão é quem faz o podcast, não o podcast.

Diversitá

Capa do programa de nº 40. “Divertida Mente é filme de criança?”
“O Diversitá traz semanalmente podcasts sobre cultura pop, com apresentação de Ricardo Oliveira, junto a Daniel Jerimum e Gi Ismael formando a mesa. Os três batem papos sobre cinema, games, música, livros e as maluquices desse mundo no Podcast Diversitá, além de pílulas com dicas e listinhas no Diversidrops. Sempre às 10h da manhã, aqui no www.diversita.com.br

O podcast Diversitá é mantido pela Gi Ismael, Ricardo Oliveira e o Daniel Jerimum, esses dois últimos também mantem o site catavento*. Vale abrir um parenteses para falar sobre o catavento*, melhor, assista ao vídeo:

catavento* — Inspirar pessoas, diariamente, através de conteúdos originais e criativos sob o prisma de uma ética cristã contemporânea.”

Com um conteúdo informativo e irreverente, o podcast Diversitá aborda discussões sobre a cultura pop em conversas descontraídas sobre jogos, música, cinema e de tudo um pouco. O Diversitá não é um podcast que fala sobre cristianismo, é sobre cultura pop e variedades.

Programa recomendado:

irmaos.com

Imagem: Irmaos.com

O site irmaos.com está no ar desde 1998, são 17 anos produzindo conteúdo. Atualmente, o irmaos.com se tornou também um grande agregador de podcasts, contando com os programas: No Barquinho, BTCast, Missão na Íntegra, Sepal e o próprio podcast irmaos.com. Cada um desses podcasts tem sua equipe e conteúdos bem diferentes um do outro.

O No Barquinho é produzido pelo Pedro Angella, Thiago Ibrahim e Matheus Soares. Além do No Barquinho, a equipe também está a frente dos podcasts À Deriva e Delas. O podcast Delas é ainda mais interessante por ser feito apenas por mulheres, o único podcast que conheço que é formado apenas por mulheres.

Programa recomendado:

Já o BTCast aborda mais algumas discussões teológicas. O BTCast é dinâmico e está sempre apostando em novas séries e entrevistas.

Programa recomendado:

O irmaos.com é super variado, as vezes edições mais focadas na cultura pop, outras mais focadas na religião. São até hoje 281 edições. Como eles mesmos descrevem: “um podcast sobre variedades vistas pelos olhos de cristãos.”

Programa recomendado:

Maná com Manteiga

Imagem: Maná com Manteiga 57: Maturidade e Maioridade
Aliás, escute um pouco de Salomão do Reggae.

Um dos primeiros Maná com Manteiga que ouvi foi uma conversa com o Salomão do Reggae. Eles mesmos se definem muito bem dizendo: “Maná com Manteiga é a prova definitiva de que o crente é capaz de conversar sobre qualquer assunto.”.

O Maná com Manteiga hoje é parte do Salada Cult, um site com muito conteúdo sobre cinema, séries e conteúdo pop em geral.

Programa recomendado:

O Diversitá, irmaos.com, BTCast, Delas, No Barquinho e o Maná com Manteigas são apenas alguns, existem muitos outros podcasts formado por cristãos, se você for em cada um desses podcast encontrará será um outro relacionado.

Feliz Dia do Podcast!

Gostou? então compartilhe com seus amigos no Facebook, Twitter e recomende aqui no Medium. Eu sou o Washington Dutra, também escrevo no Nerd Marombeiro e no blog +DUTRA. Você pode me encontrar nas Redes Sociais:

Twitter | Pinterest | Instagram | Facebook | Flickr | Tumblr

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Dutra’s story.