Push Notification — Parte I: Criando um projeto no Firebase

Nouara Candida
Jan 29 · 3 min read

A promessa será comprida, demorou mas eis me aqui para realizar um tutorial simples mas bem completo de como implementar uma push notification em seus aplicativos. O tutorial será realizado utilizando o Firebase e terá a demonstração tanto para Xamarin.Forms, Xamarin.Android como Xamarin.iOS, se você é um desenvolvedor mobile mas utiliza Java, Kotlin, Object C ou Swift não sai correndo porque com poucas mudanças você conseguirá implementar em seu aplicativo também. Além do passo a passo da criação do projeto no firebase e desenvolvimento de código irei mostrar como podemos utilizar o Postman e a própria plataforma para fazer testes em nossa aplicação.

Assim vamos dividir em cinco partes este tutorial:

Então vamos lá para a primeira parte do nosso projeto. O Firebase é uma plataforma da Google voltada para aplicações mobile e web. Está plataforma possui serviços como por exemplo: RealTime Database, Firestore, Cloud Store e Cloud Messaging, estes são apenas alguns dos serviços fornecidos pela plataforma.

Nesta série de artigo vamos focar no serviço de Cloud Messaging, que segundo a própria Google é definido pelas seguintes palavras: “O Firebase Cloud Messaging (FCM) é uma solução de mensagens entre plataformas que permite o envio confiável de notificações sem custo”, ou seja, a Google fornece este serviço gratuitamente para envio de notificações mobile e web.

Bem definido o serviço de FCM, vamos ao nosso projeto!

Primeiro Passo:

O primeiro passo é fazer uma conta no firebase. Para criar uma conta no firebase basta inserir teu e-mail e sua senha e depois só clicar em ir para console no cantinho superior a esquerda do seu navegador onde você será direcionado a sua console, local onde ficarão todos os projetos que você criará com sua conta.

Segundo Passo:

Agora devemos criar um projeto para nossa aplicação, basta clicar em adicionar projeto e dar nome desejado a seu projeto, em seguida leia os termos e condições e se tiver de acordo aceite e clique em criar projeto.

Terceiro Passo:

Neste tutorial iremos abordar apenas projetos mobile mas é possível também utilizar as notificações para aplicações web. Agora você deve adicionar o app, crie um para cada sistema operacional.

Tanto para iOS quanto para Android você deve inserir o ID do aplicativo criado no certificado de provisionamento( iOS), ou registrado no manifesto(Android), em seguida é só clicar em registrar seu app e fazer download do arquivo .info se iOS ou .json para Android. Estes arquivos serão utilizados nas próximas partes deste tutorial.

Na parte I do nosso tutorial, definimos que o tipo de serviço que iremos utilizar é o FCM, o qual é responsável pelo envio de mensagem. Criamos uma conta no Firebase, um novo projeto, registramos nossos aplicativos iOS e Android e geramos os arquivos necessários para iniciar o desenvolvimento dos aplicativos. Na próxima parte deste tutorial iremos realizar o desenvolvimento do nosso projeto iOS.

Push Notification Firebase

Série dividida em 5 partes para utilização de push notifiacation em aplicativos mobile

Nouara Candida

Written by

Push Notification Firebase

Série dividida em 5 partes para utilização de push notifiacation em aplicativos mobile