Push Notification — Parte II: Implementando no Xamarion.iOS

Este tutorial é continuação da nossa série de implementação de push notification. Na parte II do nosso tutorial iremos fazer uma implementação de um aplicativo iOS, que recebe notificações do Firebase. Então vamos iniciar o passo a passo da nossa aplicação.

Passso 1: Iremos criar um projeto Xamarin.iOS, o nosso projeto se chamará HelloFirebaseIOS, como identificado na figura abaixo:

Figura 1: Solution

Agora você deve selecionar qual a versão mínima que seu aplicativo irá funcionar. Neste tutorial iremos defini-la como 9.

Figura 2: Versão iOS

A estrutura criada deve ser semelhante a figura abaixo:

Figura 3: Estrutura

Passo 2: Agora através do Manage Nuget instale o pacote Xamarin.Firebase.iOS.CloudMessaging. Quando a instalação for concluída com sucesso, na aba Reference estará disponível as libraries que serão utilizadas no projeto.

Figura 4: Nuget
Figura 5: Xamarin.Firebase

Passo 3: Atenção, o arquivo que criamos no tutorial passado será utilizado neste passo. Se você ainda não viu acesse o link. Quando geramos os projetos iOS na conta do Firebase nos é fornecido o arquivo GoogleService-Info.plist para download. Adicione este arquivo a raiz do projeto em seguida clique com o botão esquerdo no arquivo e selecione propriedades. No campo Build Action selecione BundleResource, como demonstrado na Figura 7 abaixo.

Figura 6: GoogleService-Info.plist
Figura 7: Propriedades arquivo GoogleService-Info.plist

Passo 4: Abra o arquivo AppDelegate.cs, está classe herdará a interface IUNUserNotificationCenterDelegate, IMessagingDelegate que será utilizado a seguir. No método FinishedLaunching, adicione o código abaixo, com isto quando a aplicativo for iniciado será solicitado a permissão para notificação. Adicione o método DidReceiveRemoteNotification, sempre que seu aplicativo tiver em segundo plano ou fechado e receber uma notificação do Firebase passará por este método. Nele você poderá tratar as informações da notificação, este método é muito útil para notificações silenciosas, por exemplo: você iniciar uma task no seu app por aqui. Por último adicione método WillPresentNotification, sua funcionalidade é semelhante com o método anterior, porém só executado quando o aplicativo está em primeiro plano.

Passo 6: Com o passo 5 concluído você já pode compilar seu código para testar no seu iphone. É importante lembrar que para testar sua aplicação em um iphone é necessário ter uma conta Apple Developer. Quando for criar o ID da sua aplicação não se esqueça de habilita-la para push notification e criar o certificado APNs.

Nesta aplicação criei apenas o certificado de desenvolvimento mas quando seu aplicativo for para submissão deve ser criado o certificado de distribuição. O certificado criado acima deve ser registrado na conta do Firebase que foi criada na primeira parte desta série. Acesse seu projeto iOS e em Clouding Messaging adicione seu certificado APNS, após concluída este passo seu aplicativo já está apto a receber notificações. Na parte V desta série será demostrado como utilizar o Colud Messaging ou o PostMan para disparar mensagens para sua aplicação.

Figura 8: Firebase Console: Cloud Messaging
Firebase 9: Certificado APNs

Agora é só compilar sua aplicação e personaliza-la como desejado. Não se esqueçam do passo 6, a criação do ID deve ter certa atenção para que seu aplicativo iOS receba as mensagens com perfeição. Aguardo vocês na terceira parte da nossa série: Push Notification — Parte III: Implementando no Xamarin.Android. Até mais!

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/nouaracandidaxavier