O medo do iniciante

Malena Assunção
PyLadies Teresina
Published in
2 min readFeb 1, 2018

Muitas pessoas julgam, criticam e assustam os iniciantes, sem se dar contas que elas também já estiveram na mesma posição. Seja na escola, na faculdade, no trabalho… E sempre tem aqueles comentários como “Ele(a) é novo(a) por aqui, não sabe o que o(a) espera”, “Tá feliz só porque fez isso? Isso não é nada!”, “Coitado(a)! Ele(a) começou agora, não podemos esperar muito”. Mas o que essas pessoas ou até nós mesmos não nos damos conta é que sempre seremos iniciantes em alguma coisa.

Se mudamos de escola, se mudamos de trabalho, se mudamos de casa, se queremos aprender a tocar um instrumento, ter a carteira de habilitação, andar de bicicleta, dirigir um carro, pilotar uma moto, andar de avião, a busca pelo 1º emprego… Em todas estas e em várias outras situações sempre terá alguém que está iniciando, pois até os mais experientes em uma coisa são iniciantes em outra.

O que eu quero dizer com esse discurso todo, é diretamente para você que lê esse texto e tá se sentindo mal por ser um iniciante em algo, você só está se sentindo mal porque só está vendo onde se permite ver, e a vida é além disso. Se hoje tá difícil aprender isso, relaxa e respira fundo, amanhã ou depois já não será tão complicado como hoje. O importante é não desistir, é acreditar que até aquela pessoa que na sua concepção é a melhor naquilo que você está começando, ela também já esteve no seu lugar como iniciante (E ela também pensava besteiras assim como você ).

Então, comece o que você quer começar independente da opinião dos outros, faça as coisas no seu tempo (Sim, nós temos tempos diferentes para cada coisa), não se boicote (se você for procurar, você encontrará sim alguém melhor que você e isso não te faz menos do que ninguém, você também pode chegar lá! Ou ir além do “lá” hahaha), faça o que você sempre teve vontade de fazer e nunca teve coragem pois não se sentia capaz ou pronto, arrisque, planeje, pratique, reinvente e quando você conseguir, vá para a próxima aventura para poder ser iniciante novamente, pois a vida é isso, um caminho de aprendizados. O mais importante disso tudo é: NÃO DESISTA!.

--

--