[PyBas3] Variáveis em Python

Python Básico: Texto 3

Juliana Guamá
pyladiesbh
4 min readJul 31, 2019

--

Esse é o terceiro texto da série: Python Básico. Para ver os outros textos, busque pela #pythonbasico ou acesse os links: anterior ou próximo.

Atenção: para oferecer uma melhor experiência de aprendizado você pode realizar todos os experimentos apresentados neste post pelo link: Colab

Instanciando variáveis em python

É mais fácil instanciar variável em Python do que ligar o botão da cafeteira!

Wee… falta entender cada uma!

  • Str, bool, int, float -> existem em todas as linguagens. Representam texto, falso ou verdadeiro, números inteiros e números reais não inteiros.
  • long -> variável longa. Acima do valor de intMax, passa a ser um long int, ou long float (acima do valor de floatMax)… etc.
  • complex -> para trabalhar com números complexos. Não é toda linguagem que tem nativamente um tipo complexo. Mas Python… ❤
  • Tuple -> similar à uma lista, a tupla não permite a adição, alteração, remoção ou ordenamento de seus elementos (veja a seguir o que são variáveis imutáveis)
  • list -> uma estrutura dinâmica que armazena vários tipos de dados. Ou seja, permite adição, alteração, remoção ou ordenamento de seus elementos (veja a seguir o que são variáveis mutáveis).
  • dict -> de dicionário, o maior propósito desse tipo de dado é armazenar um conjunto de informações em uma chave e cada dicionário possui chaves para diferentes acessos à conjuntos de informações. Por exemplo, em um dicionário tradicional, você usa a “chave” ‘a’ quando quer procurar por uma palavra que começa com a letra ‘a’.
  • set -> uma coleção de dados únicos não ordenados e não indexados. Ou seja, se você precisa pegar os elementos diferentes em uma coluna, basta referenciá-los como um set!

Não se desespere! Esse post só vai introduzir o assunto de variáveis em Python e, em posts futuros, vamos analisar melhor os tipos únicos de Python!

Classificação das variáveis

Em relação à mutabilidade, Python pode ser classificado em:

  • Mutáveis: os conteúdos podem ser alterados (lists, dict, set, file)
  • Imutáveis: os conteúdos não podem ser alterados (str, bool, float, int, long, complex, tuple)
uhm?

O que isso significa?

A variável ‘x’ neste caso pode ter seu conteúdo alterado e seu endereço permanece o mesmo
Se a variável ‘x’ não tem seu conteúdo alterado. Outra variável é instanciada.

Uhmm…nem parece importante, certo?

uhm?

Ainda não entendi. Isso é importante? É MUITO importante! Veja o próximo exemplo.

Imutável

Do exemplo acima, vamos pegar algumas informações:

  • A nova variável (b) e a anterior (a) apontam para o mesmo lugar. Isso faz parte do pacote de economia de espaço (memória) de Python.
  • Ao alterar (b), como estamos com variáveis imutáveis, apenas (b) é alterada (ganha nova instância) e (a) não.
Mutável

“Aliens”? Não, é Python!

  • A nova variável (b) e a anterior (a) apontam para o mesmo lugar. Isso faz parte do pacote de economia de espaço (memória) de Python.
  • Ao alterar (b), como estamos com variáveis mutáveis, (b) e (a) são alteradas!

Entendeu agora a implicação disso?

Lindo! ❤

Qual a vantagem dessa abordagem?

  • Economia de memória: ao ter variáveis imutáveis, é possível instanciá-las com um tamanho específico para comportar o valor necessário e esse valor não irá mudar até o descarte da variável!
  • Reutilização: duas variáveis podem apontar para o mesmo endereço!

Conclusão

Python possui vários tipos de variáveis. Algumas são mutáveis, outras imutáveis. A motivação dessa criação vem da ideia de fazer com que Python seja leve e rápido. Esse post contará com posts suporte em que iremos explorar melhor os tipos de variáveis de Python.

--

--

Juliana Guamá
pyladiesbh

Cientista de Dados que usa Python e R até para calcular a quantidade de pó que vai no café.