Changelog da Semana

Veja o que rolou de novidades na primeira semana de Abril de 2017.

Jupyter Notebook 5.0

Saiu a versão 5.0 do Jupyter Notebook. Esta é a primeira grande release do Jupyter Notebook desde a versão 4.0 e do grande “cisma” entre IPython e Jupyter. Entra as novas features estão as tags para células, atalhos de teclado personalizados, copiar & colar células entre notebooks e um estilo mais atraente para as tabelas. Vamos combinar que as tabelas costumavam ser muito feias, especialmente se você comparar com R Notebooks (do R Studio, não confundir com Jupyter rodando um kernel de R):

Layout das tabelas até a versão 4.*

Melhorou bastante:

Novo layout de tabelas

Ao todo foram 133 tickets fechados, 303 merged PRs, nove meses de trabalho. Para maiores informações veja o anúncio original ou vá direto para o changelog.

Django 1.11

Saiu a versão 1.11 do framework web mais popular para Python, a última grande release antes do Django 2.0! Então, povo que está preso no Python 2.7: podem colocar 3 anos de suporte (essa versão é LTS) no cronômetro, depois disso bye-bye porque a versão 2.0 do Django só terá suporte para Python 3.

O que tem de interessante?

1) Tem uma nova sintaxe para indices que permite escolher o tipo (antigamente criava tudo como btree) e a ordem, além de permitir criar índices compostos por múltiplas colunas:

Nova sintaxe para expressar índices mais complexos

2) Agora a parte HTML dos widgets para campos de formulário aceita a sintaxe de templates do Django. Antes você só podia usar interpolação de strings nativa do Python. Se você costuma escrever widgets personalizados sua vida vai ficar bem mais fácil.

3) Nova expressão "Subquery" no ORM:

No banco vai chegar o seguinte SQL:

Acabou o suporte oficial para a versão 1.10 do Django, que vai receber soluções de defeitos apenas até o final do ano de 2017, então você que estiver rodando esta versão tem até dezembro para fazer o upgrade.

Para a versão 1.9 acabou o suporte extendido, então o conselho oficial é fazer upgrade para uma versão mais nova imediatamente.

Leia o anúncio oficial ou pule direto para as release notes.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Paulo Scardine’s story.