Photo by Wyron A on Unsplash

Python: Previsões para 2019

Paulo Scardine
Python Weekly Brazil
3 min readJan 11, 2019

--

No último artigo fizemos uma retrospectiva do ano de 2018, agora vamos arriscar nossas previsões para 2019 — em 2020 a gente vê o que deu certo e o que não deu certo.

Pleno Emprego para Devs Python

Minha primeira previsão é que 2019 vai ser um ano de pleno emprego para desenvolvedores Python.

De acordo com a Revista Veja, as profissões que mais devem contratar em 2019 continuarão a ser da área de tecnologia com vários cargos entre os 10 mais de 2018 (em número de vagas criadas):

A carreira de nível superior com mais contratações foi a de analista de sistemas, com 47.692 vagas. No ranking das 10 mais, aparecem outras profissões do setor de tecnologia, como analista de suporte computacional (14.518) e programador de sistemas (12.271). O bom desempenho das profissões dessa área mostra que o mercado continuará necessitando de mão de obra especializada em tecnologia, setor que exige constante atualização.
fonte: Revista Veja

Nenhum dos meus amigos que programam em Python está desempregado — muito pelo contrário — mais da metade da equipe que trabalhou comigo em 2016 foi pra fora do país com alguma empresa gringa patrocinando o visto de trabalho. Eu mesmo estou trabalhando tempo integral para uma empresa norte-americana.

Se você é um desenvolvedor Python a notícia é ótima, eu não queria estar na pele de um executivo que precisa contratar estes profissionais: a seca vai ser cruel este ano. Com empresas estrangeiras pagando a partir de 50 mil dólares por ano fica difícil competir pelos melhores profissionais e sua melhor alternativa é investir internamente em programas de formação de mão de obra.

Web versus Data Science/Analysis

Minha segunda previsão é que o número de usuários que usam Python para Data Sciences e Análise Estatística (incluindo AI/ML) vai chegar ao dobro do número de desenvolvedores que usam Python para o desenvolvimento de aplicações Web.

De acordo com a pesquisa anual da JetBrains, em 2018 a porcentagem de pessoas que usa Python para Data Analysis chegou a 50%:

Fonte: Pesquisa anual Jetbrains

Minha aposta é que a tendencia deve continuar em 2019 e a relação vai chegar perto de 66/33 %.

Python 2 versus 3

2018 será o ano em que passaremos a chamar Python 2 de Python "Legado".

Essa é marmelada: o suporte oficial para Python 2.x acaba em primeiro de Janeiro de 2020. Projetos importantes já abandonaram o suporte para 2.x ou estão abandonando a partir deste mês.

Compiladores e Empacotadores

Minha aposta é que os compiladores e outros projetos ligados ao eco-sistema Python que produzem um único binario estilo "GoLang" continuarão a crescer:

Acredito que este ano a comunidade vai se concentrar em melhorias de performance e facilidade de distribuição — alguns dos pontos fracos de Python especialmente comparando com Go, F#, Rust e outras linguagens modernas.

O Palmeiras não Vai Ter Mundial

Quem me conhece sabe que nem de futebol eu gosto mas nem por isso vamos perder a piada. Falando sério, quais são suas previsões sobre Python para 2019? Concorda? Discorda? Comenta ai e compartilha com os amigos.

Um grande abraço e Feliz 2019!

--

--