Python é a bola da vez?

De acordo com o blog do stackoverflow sim, pelo menos nos países ricos.

Paulo Scardine
Python Weekly Brazil
3 min readSep 6, 2017

--

O blog Stackoverflow publicou recentemente um artigo falando do crescimento assombroso da linguagem Python nos países mais ricos nos últimos 5 anos. Estes países são aqueles classificados como high-income pelo Banco mundial, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Canadá — que compõe 64% do tráfego no site.

Quem acompanha o Stack Overflow Trends já sabe que a linguagem Python tem crescido.

Comparação com outras linguagens populares

Abaixo o gráfico do crescimento da linguagem Python comparada com outras linguagens que integram 6 dentre as 10 tags mais acessadas no site (as outras 4 que não são exatamente linguagens de programação e não estão no gráfico são “CSS”, “HTML”, “Android” e “JQuery”). Além do crescimento impressionante da tag Python outro fato curioso é como o acesso nas tag Java e Javascript é influenciado pelo ano letivo norte-americano: parece que os estudantes são obrigados a estudar Java na faculdade mas estudam Javascript nas férias.

Onde isso vai parar?

Abaixo o gráfico com a projeção de crescimento baseada num modelo chamado “STL” que combina movimentos sazonais para fazer uma estimativa do crescimento futuro. Mesmo na hipótese mais pessimista Python continuará sendo uma das linguagens mais acessadas no site por algum tempo ainda!

Que linguagens estão crescendo?

Abaixo um gráfico de distribuição de crescimento versus “tamanho” da tag no Stackoverflow. As linguagens próximas do canto superior esquerdo são linguagens pequenas que estão crescendo muito. Na parte inferior da tela estão as tags que crescem pouco ou estão diminuindo, na esquerda as menores e na direita as maiores. Python se destaca no canto superior direito como uma das poucas tags “grandes” que também cresce bastante.

Comparando com linguagens menores

Acho que o gráfico abaixo dispensa comentários. Comparando com as linguagens menores que também apresentam crescimento acelerado o desempenho continua impressionante.

E nos países bananeros?

Será que Python tem o mesmo crescimento nos países pobres mas grandes — como Brasil, Índia, China e Rússia? Tem sim, a diferença é que o ponto de partida é bem mais baixo. Uma coisa curiosa sobre os dados do Stack Overflow Trends é que os países pobres costumam apresentar um atraso de 2 anos nas tendências observadas nos países ricos.

Conclusão

Quem escolheu Python para seus projetos pode se dar os parabéns, parece ter sido uma boa decisão. Para quem gostaria de convencer seu chefe a usar Python, espero que este artigo sirva como munição!

Leia o artigo original e tire suas próprias conclusões.

--

--