Foto: João Vitor Kaminski Tatim.

Período de inscrições para o Cultura 24 Horas ganha data na próxima semana

Tradicional evento de cultura em Marau contará com prazo de um mês para que artistas se cadastrem para participar

João Pedro Varal Tartari
Página Rosa
Published in
4 min readFeb 11, 2023

--

As datas de início e final de cadastramento para participar da edição do Cultura 24 Horas de 2023 serão lançadas na próxima semana (do dia 12/02). A informação foi confirmada com exclusividade à Página Rosa pela idealizadora do projeto, Candice Campos. Em conversa, ela declarou que, “na semana que vem, vamos anunciar o período de inscrições”.

Já existe um intervalo prévio confirmado à coluna — que foi acordado para ser publicado junto do anúncio oficial da organização. A previsão é que esse período de inscrições tenha duração de um mês.

O Cultura 24H já tinha ganhado uma data oficial para acontecer mais cedo nesta semana. Na última quinta-feira, 09/02, o perfil do evento no Instagram havia revelado que a série de espetáculos está marcada para ocorrer entre os dias 18/05 e 21/05 — de quinta a domingo da terceira semana de maio.

“As inscrições já já vão abrir!!!” ressalta o anúncio oficial feito nos stories. - Foto: Reprodução/Cultura 24 Horas.

A tradicional celebração da cultura da cidade volta a ocorrer na Casa da Cultura de Marau. O evento passa, agora, às mãos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

Lei nº 5.956

Junho de 2022 foi marcado por uma conquista para o Cultura 24 Horas, que foi regulamentado como lei aprovada pela Câmara de Vereadores de Marau. No dia 14/06, o Legislativo votou pela homologação da Lei nº 5.956 — agora parte da lei Orgânica do município.

Última edição do Cultura 24H contou com público superior a seis mil pessoas. - Foto: João Vitor Kaminski Tatim.

No Art. 1º, a legislação já institui a permanência do Cultura como um evento a ser realizado anualmente no mês de maio de cada ano. A ideia é celebrar a cultura artística do município em suas mais diversas manifestações, promovendo a liberdade de expressão e criação, ao mesmo tempo em que se valorizam as produções que ocorrem no município.

Art. 1º | Fica instituído no Município de Marau, como oficial e permanente, o evento “Cultura 24 Horas”, a ser realizado no mês de maio de cada ano, destinado a celebração da cultura artística existente no município.

Para garantir a realização do evento, a Lei conta com a participação de dois órgãos responsáveis pela cultura em Marau: a SMCEL e o Conselho Municipal de Cultura. A primeira dispõe de sua equipe para administrar e coordenar as atividades nos dias de Cultura 24 Horas. Já o Conselho Municipal de Cultura garante a participação de artistas por meio da indicação.

Além de secretária da pasta de cultura, Josiane Bedin também é cantora, atuando junto do marido Ângelo na Amore Cantato. - Foto: João Vitor Kaminski Tatim.

A legislação também reconhece a pluralidade dos trabalhos culturais realizados em Marau, entendendo como cultura artística “todas as atuações em forma de música, artes visuais, artes plásticas, artes cênicas, artesanato, dança, literatura e afins”. Fato é que muitos artistas veem o evento como uma porta de entrada para o mundo da arte.

Porta de entrada

Todas as fotos presentes nesta edição da coluna foram cedidas pelo fotógrafo marauense João Vitor Kaminski Tatim. Também artista visual, ele descobriu uma paixão extra pela cultura no evento — tendo realizado a cobertura fotográfica de todos os Culturas 24 Horas até o momento.

Edição de 2022 contou até com dance music na apresentação do espetáculo “Cyper World”. - Foto: João Vitor Kaminski Tatim.

Ele não é o único — inúmeros artistas e grupos musicais também surgiram e cresceram por conta do evento. Disco Trio, Joe Caramelo, Old Monkey’s, Carpathia e Órbita Mente são sempre atrações confirmadas nas edições e que ganharam muito reconhecimento ao participar dos espetáculos.

A última edição, que marcou um retorno após a pandemia de COVID-19, também trouxe consigo novos artistas e formas de pensar a arte. Resta aguardar para ver o que virá com a edição de 2023…

--

--

João Pedro Varal Tartari
Página Rosa

Vegetariano, estudante de Jornalismo e escritor nas horas vagas.