Como passei no exame da CTFL

Kleyfferson Silva
SiDi QA
Published in
6 min readAug 22, 2022

Gente esse texto estou escrevendo um dia após de receber o resultado da prova que realizei no dia, 12 de Agosto de 2022. Então esse texto tem muita emoção e sentimento, espero que gostem.

Para começar, voltaremos um pouco no tempo e ir para 23 de Agosto de 2019, quando fiz a prova da CTFL(Certified Tester Foundation Level) pela primeira vez. Nessa época eu passava pelo pior momento da minha vida quando fui demitido do meu emprego, que eu achava ser dos meus sonhos e havia perdido uma pessoa muito querida da minha vida. Eu via a certificação como uma oportunidade de retomar minha carreira de QA e vida, pois passei por um período de muita tristeza.

Fiz a prova estudando uma semana antes e com ajuda dos meus pais que, pagaram para eu fazer a prova e um curso para ir para prova sem tomar susto na hora, e até para ter uma noção do tempo que eu levaria, pois já sabia que administrar o tempo durante a prova era um desafio.

Bom, no dia da prova vi uns amigos lá fazendo a prova, conversamos sobre como eles estavam nos empregos eu timidamente falava que tinha sido despedido do meu antigo emprego e eles ficaram supressos pois eu estava muito feliz, revisamos em conjunto uns assuntos, nos distraímos um pouco para aliviar a tensão da prova, pois ninguém é de ferro. Terminado a prova com o pensamento de ter saído super bem nela e confiante que fiz uma boa avaliação, porém um mês depois o resultado da prova me coloca mais para baixo acertando apenas 37,5% da prova sendo que o ideal é 65%, ou seja, acertei um pouco mais da metade do que é necessário para ter a certificação.

Imagem 1 - O e-mail que recebi do resultado da prova que fiz em 2019

Depois do resultado me questionei se essa era a área que eu queria seguir, pois pensei que eu não sabia nada de teste e qualidade de software e também já estava desempregado há mais de 5 meses e isso foi-me deixando mais desmotivado na área. Surge uma pandemia em 2020 que afeta todos nós e muda nossas vidas por completo.

A área de tecnologia sofre uma aceleração que, faz com que as demandas tornam-se prioritárias e grandes, pedindo mão de obra. O que acontece que a demanda é alta, mas tem pouca mão de obra e eu prestes a terminar a faculdade volto a trabalhar e me sinto falando, psicologicamente motivado e com brilho nos olhos. Começo a investir na área de teste estudando, fazendo curso, mentorias, participando de eventos de teste e qualidade de software, pensando num futuro a longo prazo, em fazer a prova da CTFL novamente.

Já em meados de Outubro de 2021 coloco como objetivo tirar a certificação da CTFL e começo a formular um jeito de estudar para a prova. Imprimo os três simulados que ficam disponíveis no site da BSTQB(Brazilian Software Testing Qualifications Board) e o Syllabus começando a estudar com a seguinte estratégia de fazer o primeiro simulado sem pegar nada de material de estudos, só com os conhecimentos que eu tinha e imprimir até cartão resposta para fazer a prova em 1 hora e sendo bem honesto comigo.

Nesse simulado acertei 18 questões então pensei que “eu não estou tão mal assim, né?” fui ler os comentários das questões da prova anotando os assuntos das questões que eu errei. Para aí, sim ler o Syllabus e dar mais atenção aos conteúdos que errei li pela primeira vez e via que era bem maçante, cansativo todavia era necessário.

Imagem 2 - Conteúdos que eu precisava estudar com mais atenção

Sempre eu via que era um conteúdo que merecia mais uma atenção, eu fazia uma leitura mais com calma e se eu não entendia o que estava escrito no Syllabus então eu lia mais uma vez e mais uma vez, a quantidade necessária até eu entender. Nisso passei dois meses nessa rotina conciliando trabalho e estudos, mas logo fiquei depois com mais tempo, pois fui demitido de um emprego.

Depois, eu parei um tempo nos estudos e descansei a mente que estava sobrecarregada e viajei, pois eu não tirava férias havia um certo tempo, fui ver minha família. Passei por 3 meses sem pegar no conteúdo da CTFL, voltei para Manaus, mas não retomo a rotina de estudos e fui-me dedicar a minha pós-graduação e ao meu novo emprego. Voltei a rotina de estudos em Junho de 2022 aonde volto a ler o Syllabus e assim que terminei fiz o segundo simulado.

No segundo simulado acerto 14 questões e eu penso, “o que houve?”, “porque eu regredi nas questões?”, “No primeiro eu acertei 18 e agora 14?”, “tem algo errado?” Foi quando paguei o curso da Iterasys e nele me dediquei em ver as aulas e fazer os simulados no qual ajudaram bastante e ver os comentários das questões, visto que eu “caia” muito nas pegadinhas das questões.

Imagem 3 - Eu caindo nas pegadinhas (rsrsrsrsrsrs)

Então, eu via que estava indo mal nos simulados e eu falei “vou fazer a prova da CTFL em Outubro de 2022”, pois vou-me dedicar mais a prova, e eu não estava confiante em fazer a prova em Agosto. Nesse tempo peguei dicas com meus amigos que fizeram a prova e passaram eles me trouxeram confiança com isso eu corri o risco de realizar a prova em Agosto de 2022, se passar ótimo senão vamos nos dedicar em realizar em Outubro.

Voltei a fazer bastante simulado um deles fiz o terceiro simulado da CTFL nele acerto 23 questões, isso já faltando uma semana e meia para a realização da prova o que me deu um alívio e principalmente a confiança e fui fazendo os simulados até a data da prova.

No dia da Prova meu CPF na lista estava errado e eu gelei, pois tentei tentado fazer a inscrição antes deu errado nos últimos dias da inscrição eu me inscrevi com isso deu tudo certo, mas confesso que isso me deixou com medo, fiz a prova assim mesmo, e nesse dia só encontro uma pessoa conhecida, mas não falo com ninguém, e também tinha poucas pessoas para fazer a prova. Deixei a sala ao fim da prova neutro não estava confiante, porém também não estava triste. Tinha questão que bati o olho nela e já marcava a resposta, isso quem me trouxe foram os simulados, e dediquei mais tempo em outras questões.

O resultado saia em uma semana e mesmo assim eu olhava todo santo dia a minha caixa de e-mail. Uma amiga me disse uma frase que gostei muito depois da prova “Eu tô tão nervoso que já teve dias que eu tive certeza que passei… E outros que não”. Bom, de repente em um sábado (por acaso um dia que eu não esperava) essa minha amiga fala que saiu o resultado e fui ver o e-mail não tinha nada de resultado respondo para ela que chegou nada para mim ela diz “Talvez tu tenha passado e por isso tá demorando”. E não é que passei, fiquei felizão, gente, falei para minha família, amigos e a turma do trabalho uma alegria sem fim.

Imagem 3 - O resultado da aprovação

Logo, depois eles mandaram outro e-mail, avisando que o link para emitir o certificado no primeiro e-mail estava errado e que eles mandaria um terceiro e-mail com o link de geração do certificado correto e um pedido de desculpa por o equivoco que a BSTQB cometeu com os participantes.

Enfim, a mensagem final que deixo para vocês são de nunca desistem (É clichê) passei por mal bocados por cada barreira, obstáculo, estive no fundo do poço, mas ter uma mente boa, uma resiliência e dedicação, paixão por aquilo que você almeja por mais difícil que for lute por ela, pois o sucesso será proporcional ao seu esforço. Deixo por fim uma ultima frase que carrego comigo sempre: “Deus quer o Homem sonha e a Atitude realiza”.

Referências da imagem 3

@festivaldriveindf/Reprodução/Instagram

--

--

Kleyfferson Silva
SiDi QA
Writer for

Engenheiro de software com ênfase em qualidade de software