Como foi o Workshop “Do início ao básico do Appium”

Rodrigo Matola
Reunião de Qa Sampa
3 min readJul 20, 2018

--

Dia 12/07/2018 foi o dia do Appium no QA Sampa. Comandado pelo Darling Cabral e pelo Thialison Souza, o workshop aconteceu na ThoughtWorks.

Como sempre, tivemos nosso lanchinho e tempo para networking antes de começar o workshop.

Darling e Thialison começaram com uma breve apresentação (breve mesmo) sobre o que é o Appium, onde e como é usado. Depois já partiram para a mão na massa, fazendo o código do zero.

Os códigos de configuração, como o env.rb, hooks.rb e capabilities (configurações do aplicativo), necessários foram criados passo a passo com tudo bem explicado, linha a linha do código.

Em seguida o aplicativo, que foi desenvolvido para este workshop pelo Leonardo Menezes, foi apresentado. O aplicativo é um registrador de Digimons. Os participantes foram convidados a fazerem testes manuais no app para se familiarizarem com as funcionalidades.

Agora foi a hora de escrever o cenário. O cenário de exemplo foi registrar um Digimon. Depois de escrito, foram gerados os snippets para implementação.

Após explicado como inspecionar os elementos do aplicativo dentro do Appium Desktop, os snippets foram implementados e foi feita a primeira rodada! Como sempre(?), a primeira vez o teste falhou. Foi esperado e prontamente consertado. O workshop foi encerrado com o teste passando.

Pontos positivos

  • Apresentação muito dinâmica. Darling e Thialison interagiram muito bem com os participantes.
  • Apresentadores com domínio do assunto.
  • Tanto pessoas da organização quanto participantes ajudaram em problemas diversos

Pontos negativos

  • O uso do GitHub para baixar o repositório com o apk e a configuração inicial com o Gemfile atrasaram um pouco o início da automação “real”. Muitos não estavam familiarizados com Git e configurações do Ruby.
  • Algumas configurações feitas na hora, apesar de importantes e muito bem explicadas, também atrasaram a automação. Tiveram períodos com o workshop “parado” para resolução de problemas em algumas máquinas.
  • O Appium possui uma configuração complicada e cheia de dependências, como o Java e Android SDK. Além disso, podemos dizer que cada máquina tem uma personalidade única, fazendo com que nem todos conseguissem reproduzir o esperado, mesmo fazendo tudo igual.

Próximos eventos do QA Sampa

  • 31/07/2018: [Dojo] Automação de Testes de Serviço com Rest Assured. Local: Netshoes
  • 15/08/2018: [Workshop] Scrum Foudantions. Local: Concrete
  • Lista completa aqui.

Siga o QA Sampa Meeting!

--

--

Rodrigo Matola
Reunião de Qa Sampa

QA, Beer, UX-UI, Math, Science, Photography, Psicology…