Como foi o workshop Porque todo QA deveria saber testes de API

Rodrigo Matola
Reunião de Qa Sampa
3 min readJun 24, 2018

Dia 21/06/2018 foi mais um dia dedicado aos testes API no QA Sampa, desta vez sob o comando do Frederico Moreira. O Workshop aconteceu na Bionexo.

Após um lanche e uma breve apresentação da Nathalia (que também é da organização do QA Sampa) e da Luana sobre a Bionexo (há vagas!), foi a vez do Fred entrar em cena.

O Fred começou com uma pequena apresentação pessoal (ele é criador do Meetup mineiro Café, testes e pão de queijo, do Minas Testing Conference (MTC) e um dos moderadores do fórum Agile Testers). Depois instigou os participantes com perguntas sobre API e como (se) usam ou automatizam os testes.

O Fred conduziu a parte teórica dando uma aula de como e porque usar testes de API e não ficar somente no front-end.

Explicando sobre os retornos das API pelos HTTP Status Codes e sua divisão de categorias, mostrou irreverência com alguns dos significados dos códigos ilustrados por cachorros e gatos.

Passou por algumas das ferramentas usadas para testes, tanto manuais quanto automatizados, explicando que há casos em que você só poderá utilizar linhas de comando para realizar seus testes.

Finalizando a parte teórica, explicou o que são testes de contrato e porque para algumas aplicações é preciso ter regras de retorno diferentes dependendo do usuário do sistema.

Mão no código!

A parte prática começou com uma breve explicação da estrutura de um projeto em Node.js. Criou do zero junto com os participantes uma estrutura mínima para rodar os testes.

Na hora do código, montou o arquivo de testes linha a linha explicando cada passo. Utilizou o Mocky para “criar” uma API para fazer a requisição.

Na hora de rodar os testes, deixou uma “pegadinha” no código para ver se alguém descobriria como consertar. Não saiu conforme planejado (veja o vídeo para saber o porquê).

Finalizou a parte prática ensinando quais seriam os próximos passos e mostrando o repositório com os códigos completos no GitHub.

Saber como funciona uma API ajuda a dialogar com quem desenvolve sobre boas práticas e como montar uma pipeline de integração contínua mais eficiente.

Galera do workshop

Pontos fortes

  • conhecimento e didática do ministrador
  • parte prática muito bem explicada
  • suporte presencial e online

Pontos fracos

  • atraso para o início
  • faltou tempo para fixar melhor o conteúdo
  • algumas partes foram rápidas

Assista ao workshop clicando no vídeo abaixo ou pelo Youtube (clique aqui para ir direto para a prática)

Próximos eventos do QA Sampa

  • 18/05/2018: [Dojo] Automação de Testes de Serviço com Ruby.
    Local: Nimbi
  • 24/05/2018: [Workshop] Automação com Appium.
    Local: ThoughtWorks
  • Lista completa aqui.

Siga o QA Sampa Meeting!

--

--

Rodrigo Matola
Reunião de Qa Sampa

QA, Beer, UX-UI, Math, Science, Photography, Psicology…