Como foi o workshop Testes de Performance com Júlio de Lima

Rodrigo Matola
Reunião de Qa Sampa
3 min readMay 14, 2018

Dia 10/05/2018 tivemos mais um workshop sobre testes de performance, desta vez com o Júlio de Lima (para saber como foi o outro, leia este post). Agradecemos de novo a Caelum por ceder o espaço e ao Arthur por nos receber.

Igualmente ao nosso primeiro workshop na Caelum, antes de iniciarmos, tivemos um lanchinho, o sorteio do livro “Testes automatizados de software: Um guia prático” e desta vez 3 camisetas!

Júlio deu uma aula sobre testes de performance, explicando que não é simplesmente pedir para a ferramenta fazer um monte de requisições ao servidor, e sim que existe muita estratégia antes de executá-lo.

Utilizando o quadro, Júlio comentou sobre algumas estratégias de testes e a diferença entre testes de performance, carga e stress, com desenhos e gráficos.

Depois da aula, partimos para ação com o JMeter. As instruções para instalação em todos os SOs estão neste link.

Fizemos a configuração do JMeter para simular o uso de 5 usuários simultaneamente. Cada passo feito foi devidamente explicado pelo Júlio.

Ao final, o Júlio explicou como interpretar os dados gerados pelo JMeter. Nessa hora, uma das principais lições foi a de não mostrar gráficos com números, e sim extrair informações e apresentar respostas claras.

Também ficou a lição que testes de performance não são testes do JMeter, que simula somente usuários. Testes de performance são feitos pelo monitoramento da aplicação, tanto no front quanto no back end. Exigem planejamento e o uso de ferramentas diversificadas, pois cada uma tem seu propósito.

Encerrando o workshop, o Júlio sorteou 6 cupons gratuitos para seus cursos na Udemy, 3 para o de Automação de Testes Desktop com TestComplete e 3 para o de Automação de Testes com Selenium WebDriver em Java.

E a foto com a galera!

Fotografias por Walk and Click

Pontos fortes

  • foi uma aula de testes de performance. Excelente didática
  • objetivo de passar um conhecimento básico foi alcançado
  • resumo e revisão dos pontos apresentados ao final do workshop

Pontos fracos

  • atraso no início tirou tempo para mais perguntas e fixação do conteúdo

Assistam ao workshop no nosso canal no Youtube, ou dando o play abaixo. A parte prática começa por volta dos 40 minutos.

O que acharam dessa aula de testes de performance? Deixem seus comentários aqui!

Próximos eventos do QA Sampa

  • 18/05/2018: [Dojo] Automação de testes com Cucumber + Ruby. Local: Fcamara
  • 24/05/2018: [Workshop] Test Driven Development — TDD. Local: Caelum
  • Lista completa aqui.

Siga o QA Sampa Meeting!

--

--

Rodrigo Matola
Reunião de Qa Sampa

QA, Beer, UX-UI, Math, Science, Photography, Psicology…