Configurando seu ambiente para executar testes com Java Rest Assured

Rafael Amaral
Reunião de Qa Sampa
3 min readJul 29, 2018
Fonte: https://github.com/rest-assured/rest-assured

Fala pessoal! Blz? Nesse post, vou mostrar a vocês como configurar sua máquina para conseguir realizar testes usando a biblioteca Rest Assured do Java.

Minha ideia não é falar sobre testes de API, Rest, SOAP ou qualquer outra coisa mais técnica, isso vai ficar para um outro momento, aqui vamos falar somente da montagem do ambiente e como executar um teste para garantir que está tudo certo.

Antes de mais nada vamos a definição sobre o Rest Assured, segundo o site da biblioteca:

Testar e validar serviços REST em Java é mais difícil do que em linguagens dinâmicas, como Ruby e Groovy. O REST Assured traz a simplicidade de usar essas linguagens para o domínio Java.

O Rest Assured nos permite testar serviços RESTful em Java de uma maneira muito mais simples, basicamente, ele nos provê uma maneira de criar chamadas HTTP, como se fossemos um cliente acessando a API. Isso possibilita uma série de funcionalidade para que se teste os serviços, desde requests com diferentes verbos e combinações de dados até as respostas recebidas do servidor incluindo código de retorno, cabeçalho e corpo da response.

Nesse tutorial vou utilizar as seguintes ferramentas:

A escolha da IDE pode ficar a seu critério, caso queira, pode usar uma outra que você tenha mais familiaridade como o Eclipse, por exemplo. Já deixei as ferramentas com os links para a página de instalação, o processo é bem simples, basta seguir o que está nos tutoriais.

Escolhi o IntelliJ IDEA Community pois, ultimamente tenho optado por conhecer a ferramenta e ela tem se mostrado uma boa opção em comparação com o Eclipse.

Com a IDE, o Java e o Maven instalados e configurados vamos criar um projeto Maven. No IntelliJ conseguimos fazer isso de duas maneira, pelo caminho “File > New > Project > Maven” ou como no GIF ao lado.

Uma vez criado o projeto, a IDE irá atualizar as dependência necessárias e apresentar o projeto com a estrutura básica no painel.

O maven utiliza o arquivo pom.xml para controlar as dependências do projeto, para isso basta adicionar as dependências abaixo e salvar o arquivo.

Nesse arquivo estamos indicando para o Maven que queremos usar o Rest Assured, TestNG, Json Path e o Json Schema. Ele tratará de baixar o que for necessário e deixar tudo configurado para o nosso uso.

Após fazer isso, estamos prontos para criar os nossos primeiros testes para validar que está tudo OK. Vamos criar a classe RestAssuredTest.java dentro do pacote “src > test > java”.

Criei a classe com o seguinte conteúdo:

Se estiver tudo certo, ao executar essa classe, ela irá executar os dois testes e apresentar o resultado da execução de ambos, nesse caso os dois devem passar.

Pronto! Temos o ambiente configurado e podemos começar a escrever os nossos testes usando o Rest Assured. Nos próximos posts vamos detalhar um pouco mais as coisas que falamos aqui e aprofundar os estudos no Rest Assured, até lá!!

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou viu algum erro no texto, posta ai nos comentários! Vlw!!

Lista de eventos do QA Sampa

Siga o QA Sampa Meeting!

--

--

Rafael Amaral
Reunião de Qa Sampa

Soteropolitano, QA, tirado a fotógrafo e corredor, apaixonado por viagens e comida — principalmente viajar para comer :p