Criando uma comunidade do zero — a história do QA Sampa

Carla Crude
Reunião de Qa Sampa
5 min readApr 17, 2019

O QUE EU SABIA?

Em Jan/2018 fazia exatamente 1 ano que estava trabalhando como QA. Eu tinha participado de 2 eventos da comunidade e sabia muito pouco sobre a área de QA, sobre desenvolvimento de software, metodologia ágil, etc. Era tudo muito novo pra mim e eu precisava aprender tudo ao mesmo tempo. Na época existiam 3 comunidades aqui em SP que eu conhecia na área de qualidade: QA Ladies e Testgirls, que eram voltadas para mulheres e o GaroaQA que estava bem no início.

COMO NASCEU A IDEIA?

Pensei como seria legal se além de palestras e discussões, que as comunidades já ofereciam, se tivesse workshops na área de QA e como isto poderia me ajudar muito a aprender e dar um direcionamento do que estudar para crescer na área. As palestras me ajudavam, mas mesmo assim não colocava a mão na massa e aí ficava meio perdida em como fazer as coisas. E foi assim que em fev/2018 nasceu a ideia do QA Sampa meeting!

O QUE EU PRECISAVA?

Naquele mesmo dia eu me perguntei: o que preciso para fazer um workshop na área de qualidade? Local, palestrante e comida! Parecia simples, então venho a segunda pergunta: Seria legal fazer um pouco mais, podia ser uma comunidade focada em workshops. O que preciso para criar uma comunidade? Nome, logo e pessoas!

COMO CRIAR UMA IDENTIDADE?

Bora inventar um nome, então! E aí, venho a piada eterna que fazem até hoje. Ninguém de SP fala Sampa, daí vem a menina lá do interior do Paraná e dá o nome da comunidade de ‘QA Sampa’! Achei que tava arrasando no nome gente, rs!!

Bora inventar um logo, afinal toda comunidade tem logo não é mesmo? Fiz um logo bem tosquinho no canva com uma lâmpada para representar conhecimento!

Nosso primeiro logo, rs!!

Bora conseguir pessoas agora. Criei um grupo no Meetup e outro no whats e fui divulgando em todos os outros grupos que teríamos encontros na área de qualidade para colocar a mão na massa e pedindo pro pessoal se cadastrar no Meetup e no whats.

Nosso grupo no meetup

MOMENTO DESESPERO

Tudo tava indo bem demais! Uma ideia, nome, logo, divulgação, tudo em 1 dia só. Loucura né? Daí veio o desespero! No mesmo dia mais de 100 pessoas entraram no grupo do whats e começaram a se inscrever no Meetup e eu não fazia ideia de qual seria o primeiro evento, tema, onde e quando aconteceria. Mas no final do dia, percebi que poderia dar muito certo, porque as pessoas estavam querendo o mesmo que eu: aprender e colocar a mão na massa.

PEDINDO MUITA AJUDA

Naquela semana, coloquei o Guilherme Cruz na fogueira e ele me ajudou a ajeitar as ideias de temas, como transmitir online o evento, além de criar um site pra ajudar na divulgação.

Nosso lindo site :)

A segunda peça essencial que me ajudou foi o Frederico Moreira, pois quando falei sobre minha ideia, ele me orientou quanto ao primeiro palestrante e como conseguir o local.

Como tinha dois amigos fotógrafos pedi para eles irem no evento fotografar, então ainda teríamos fotos profissionais, graças a Giovana e ao Dayvison.

E então em 1 semana a comunidade tinha identidade, site, pessoas, local e palestrante para o primeiro evento. Tava tudo planejado e certo! :)

E aqui vem uma pausa para um super agradecimento a Thoughtworks (local), Wellington Avelino (palestrante), Frederico Moreira (mentor), Guilherme Cruz (Co-fundador) e aos fotógrafos (Giovana e Dayvison.) pois sem vocês não teríamos este primeiro evento.

Foto do primeiro evento

FORMANDO A ORGANIZAÇÃO

E então as coisas foram tomando uma proporção que eu nem sonhava, convidei algumas pessoas para entrar na organização, outras se disponibilizaram e o evento foi melhorando cada dia mais depois que elas entraram, pois cada um vai trazendo ideias e sugestões diferentes. Aos membros da organização que estão fazendo tudo isto acontecer e aqueles que já passaram pelo QA Sampa, fica meu mega agradecimento, pois vocês são incríveis!

Nathália Freire, Maico Santos, Rafa Amaral, Rafa Ribon, Luna Ticeu, Guilherme Cruz, Thialison Souza, Emerson Pereira, Rodrigo Matola, Bruna Rosa, Charles Kilesse e Marcelo Monteiro.

Organização atual, falta Guilherme Cruz e Rafa Ribon

NEM TUDO SÃO FLORES

Algumas coisas mudaram bastante e quero colocar aqui, como dica para quem quer começar organizar eventos. Vamos experimentando e vendo o que funciona melhor!

  1. Tínhamos de 3 a 4 eventos por mês, o que era uma loucura de correria! Todo os organizadores ficaram cansados demais. Agora temos 1/mês;
  2. Os eventos aconteciam de semana a noite e agora são aos sábados, pois como são workshops, precisamos de mais tempo para executar a parte prática;
  3. A transmissão ao vivo não funcionou, porque não temos equipamentos bons o suficiente :(;
  4. É muito difícil conseguir palestrantes dispostos a fazer workshops, pois a maioria se prepara somente para palestras;
  5. Iniciamos o hackers QA, mas ainda não conseguimos dar continuidade;
  6. Mudamos do whats para o telegram, pois telegram não tem limite de pessoas;

COMO ESTAMOS AGORA

Tem tanta coisa boa acontecendo, mas quero salientar algumas aqui, pois são conquistas e que facilitam muito a organização dos eventos!

  1. Além de workshops temos dojos (ideia do Rafa Amaral)
  2. Realizamos gincanas incríveis (ideia do Maico Santos)
  3. Patrocinadores fixos (Work&Co, Yaman e Bionexo)
  4. Camisetas, adesivos e brindes;
  5. 8 pessoas na organização para dividirmos as atividades;
  6. Membros da comunidade nos ajudando por meio do APOIA-SE;
  7. Fotógrafa oficial (Giovana Santos);
  8. Empresas que hospedam o eventos sem dificuldades;
  9. Participantes assíduos e que melhoraram suas carreiras pelo QA Sampa;
  10. Ajudamos pessoas que precisam com doação de alimentos;
  11. Identidade visual nova (Pamela Souza);
Nova identidade visual!!

E muito, muito mais!

O SEGREDO!

Algumas pessoas me perguntam, como deu tão certo o QA Sampa, mesmo eu tendo tão pouco tempo na área. Se você leu tudo até aqui já sabe! Eu não fiz absolutamente nada sozinha e sem os organizadores incríveis que temos hoje e que já passaram pelo QA Sampa, palestrantes, fotógrafa, patrocinadores e apoiadores, o QA Sampa não estaria ajudando tantas pessoas como fazemos!

OBRIGADA COMUNIDADE QA SAMPA!!!

Foto do último evento realizado na Wirecard

--

--

Carla Crude
Reunião de Qa Sampa

Cientista por formação, curiosa por nascimento e analista de qualidade de software por opção. Sempre em busca de compartilhar conhecimento!!