Meetup Testes de Performance : Por onde começar?

Rodrigo Matola
Reunião de Qa Sampa
3 min readApr 15, 2018

Na última sexta (13/04/2018) tivemos nosso primeiro meeting duplo, com dois eventos acontecendo ao mesmo tempo e em locais diferentes! Git para iniciantes com Débora Fernandes na Campus Code e Testes de Performance : Por onde começar? com Alan Cafruni Gularte na ThoughtWorks.

Neste texto vamos comentar como foi o meetup sobre testes de performance, que foi registrado e você pode conferir pelo nosso canal no Youtube.

Alan falou rapidamente sobre sua experiência e deu uma introdução sobre o que é, qual a importância e sobre diferentes tipos de testes de performance. O objetivo foi que todos os presentes, especialmente os iniciantes, ficassem nivelados para o hands on.

Após comentar sobre alguma ferramentas de testes de performance utilizadas no mercado, foi a hora de começar o hands on com a ferramenta Neoload. A ferramenta é paga, mas possui uma opção para trial, com todas as funcionalidades ativadas durante 30 dias, e uma opção free, que possui algumas restrições, como o limite de simulação de até 50 usuários. É preciso criar e fazer o download de um arquivo licença para cada tipo de uso, que é importado para dentro do programa.

A funcionalidade apresentada foi a de gravação do Neoload. Você faz uma ação no browser, um login por exemplo, e o Neoload captura todas as informações que trafegaram durante essa requisição, como arquivos baixados e tempo de download. Cada ação pode receber um nome diferente e serem organizadas em diferentes pastas.

O site utilizado para a demonstração foi o JPetStore, que foi desenvolvido para servir de estudos para testes de performance e testes funcionais.

Fizemos uma “compra” no site, que serviu de baseline, e analisamos o resultado. A partir desta base de informações e da gravação feita pelo Neoload, simulamos durante 5 minutos a interação de 10 usuários, começando com 0, subindo de 1 em 1 a cada 5 segundos. O software permite outros tipos de variação na carga.

Ao término da simulação, o software nos dá várias informações como tempo mínimo, médio e máximo de cada requisição, quantas requisições foram feitas e muitas outras. É possível também a construção de gráficos em tempo real, que são personalizáveis.

No final, nossa foto clássica com todos os participantes.

Pontos fortes

  • palestrante seguro, respondeu todas as perguntas feitas;
  • haviam pessoas que já faziam testes de performance, que contribuíram com sua experiência;
  • público interagiu bem.

Pontos fracos

  • ferramenta paga. Possui limitações e alguns tiveram dificuldades devido a licença;
  • não deu tempo de avançar mais na análise das informações extraídas do site.

Se você gostou do tema, não deixe de assistir a palestra. Só dar o play abaixo!

Próximos eventos

  • 19/04/2018: Hackers QA-encontro para codarmos juntos. Local: Creditas
  • 26–04–2018: Workshop-Por que testar APIs? Local: Caelum

Siga o QA Sampa Meeting!

--

--

Rodrigo Matola
Reunião de Qa Sampa

QA, Beer, UX-UI, Math, Science, Photography, Psicology…