Perda óssea na menopausa

Como cuidar dos ossos e prevenir a osteoporose

Melina Bassoli
QG Feminista
4 min readApr 5, 2023

--

Por: 50Sense (original em inglês)

A perda óssea na menopausa é algo que está em minha mente há alguns anos, desde que perdi um dente e tive que usar um kit de reparo durante as férias! Minha perda dentária não teve nada a ver com a menopausa, mas minha dentista me alertou sobre a perda óssea na mandíbula e a necessidade de estar ciente da saúde óssea na menopausa.

Tendo sofrido uma fratura grave da pelve após um acidente de carro e, em seguida, quebrado meu braço enquanto andava a cavalo (em um salto de cerca de 5 centímetros de altura!), fiquei preocupada com problemas futuros e com o desenvolvimento de osteoporose. Somado a isso, já comecei a ficar menor e já estou trinta centímetros mais baixa que meu companheiro.

Tudo isso faz o cuidado dos meus ossos se tornar muito importante para mim.

O que é osteoporose?

A osteoporose é uma condição que faz os ossos se tornarem fracos e frágeis, tornando a fratura deles mais fácil.

Basicamente, o osso é um tecido vivo e em crescimento com uma camada externa dura em torno de um material esponjoso mais macio. Nossos corpos removem constantemente o tecido ósseo antigo (ele é despejado na corrente sanguínea, num processo chamado reabsorção) enquanto adiciona osso novo onde é necessário, o que é conhecido como ossificação. É um processo delicado de balanceamento.

Na osteoporose, os buracos nesse tecido esponjoso macio tornam-se maiores e mais numerosos, o que enfraquece a estrutura do osso. Quando chega a um certo ponto, você tem osteoporose.

A osteoporose se desenvolve lentamente e pode afetar mulheres de todas as idades, assim como homens e crianças. No entanto, é mais comum em mulheres mais velhas, com uma em cada duas mulheres com mais de 50 anos sofrendo fraturas. Algumas pessoas desenvolverão uma curvatura porque os ossos da coluna foram danificados.

Não são apenas os ossos que a osteoporose afeta. Uma pesquisa de 2014 com pacientes que têm essa condição descobriu que 42% disseram que isso os fazia se sentirem socialmente isolados.

O que causa a perda óssea na menopausa?

Em nossa infância e adolescência, nossos ossos crescem rapidamente, construindo massa óssea no corpo, e o crescimento passa a ficar mais lento em torno de nossos 20 anos de idade. Por volta dos 35 anos, todos nós começamos a perder massa óssea naturalmente. Isso se acelera para as mulheres durante e após a menopausa.

Nosso velho amigo estrogênio é o culpado pela perda óssea na menopausa, embora não se saiba exatamente como. Ele inibe a quantidade de tecido ósseo antigo que é removido. Quando os níveis de estrogênio começam a cair, esse controle desaparece e perdemos mais tecido. Como nossos corpos não estão mais no surto de crescimento de nossa juventude, não produzimos osso novo o suficiente para compensar a perda. Sem estrogênio, o processo de balanceamento é interrompido.

Importante: osteoporose ou perda óssea não é um sintoma da menopausa. É um possível resultado da falta de estrogênio. Pessoas com osteoporose não apresentam sintomas.

Quanta perda óssea uma mulher tem nos primeiros 5 anos da menopausa?

A perda óssea da menopausa varia, mas algumas mulheres podem perder até 20% de sua densidade óssea entre 5 e 7 anos após a menopausa.

Você também corre maior risco se tiver:

  • menopausa precoce;
  • histerectomia antes dos 45 anos de idade;
  • ou propensão genética.

Se você tem mais massa óssea antes da menopausa, seu risco de desenvolver osteoporose diminui, então comece a importunar as mulheres mais jovens em sua vida para que tomem uma atitude.

Você pode prevenir a perda óssea da menopausa?

Sim! E você deve trabalhar na prevenção o mais rápido possível.

Você pode manter seus ossos fortes:

  • ingerindo cálcio suficiente — cerca de 1.200 mg por dia através de dieta e suplementos. Os alimentos ricos em cálcio incluem laticínios, como leite, queijo e iogurte;
  • ficando de olho na sua vitamina D, especialmente se você não puder sair (como durante o isolamento). Peixes oleosos como salmão, cavalinha e atum são boas fontes, assim como manteiga, ovos e carne. Tome cerca de 10 a 20 mg por dia;
  • parando de fumar;
  • fazendo exercícios, especialmente de levantamento de peso que ajudam a fortalecer seus ossos e também seus músculos que protegem seus ossos;
  • observando seu peso e mantendo-se dentro dos limites de saúde;
  • e observando sua ingestão de álcool.

A TRH (Terapia de Reposição Hormonal) também pode ajudar a prevenir a perda óssea na menopausa, adicionando estrogênio de volta ao seu corpo. É por isso que é administrado se você entrar na menopausa antes dos 40 anos.

Você também pode fazer um teste de alerta precoce para ver se corre o risco de desenvolver osteoporose.

Quais alimentos são ruins para a osteoporose?

Nenhum alimento é ruim para os ossos, mas há alguns que você deve consumir com moderação. Isso inclui café (não mais que 4 xícaras por dia), gorduras saturadas e sal.

--

--