“POR QUE VOCÊ RASPOU A CABEÇA?”

PORQUE. EU. QUIS.

Heloíse Alves
Feb 15, 2019 · 6 min read

Das perguntas que sempre me fazem

Saí para ir ao mercado, como no que poderia ser um dia qualquer, mas não foi um dia qualquer — não para mim.


SOCIALIZAÇÃO FEMININA

nós, mulheres, em função do nosso sexo, somos socializadas desde cedo para sermos o mais femininas possível. Somos condicionadas a acreditar que quanto mais eu me parecer uma “mulher”, mais mulher eu serei (o que é uma falácia, de fato). Nesse sentido, somos ensinadas que ter o cabelo longo e liso, ter sempre as unhas feitas e grandes, estar sempre maquiada e usar salto agulha é o que comprova nossa feminilidade e nos faz ser aceitas pela sociedade.


QUEM CONTRATA A PROFESSORA DA CABEÇA RASPADA?

Fiz algumas entrevistas de emprego e desde que raspei o cabelo a história mudou. Certa vez, fui fazer uma entrevista para ser monitora do jardim de infância de uma escola, e no final da entrevista a coordenadora disse: “Gostamos muito do seu currículo e perfil. Uma pena você ter o cabelo raspado… os pais não aprovariam, a não ser em caso de doença”. É isso mesmo: uma coordenadora de uma escola infantil disse com todas as letras que se eu tivesse um câncer os pais aceitariam que eu desse aulas para seus filhos, mas estar com a cabeça raspada por vontade própria? NA-NA-NI-NA-NÃO, a escola não poderia aceitar tao situação. Perdi uma oportunidade de emprego porque, claramente, não estava dentro dos padrões.


E sim, eu raspei o cabelo na máquina 1 porque eu quis, caso alguém questione, mais uma vez.


QG Feminista

Feminismo em Revista

Heloíse Alves

Written by

feminista radical, ativista antipornografia e antiprostituição...resenhar sobre livros é meu hobby !

QG Feminista

Feminismo em Revista

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade