Nunca é tarde para recomeçar

Daniel Geronimo Leite Proença
QualidadeComposta
Published in
4 min readJun 15, 2020

Mas primeiro vamos falar um pouquinho de carreira!!!!!!!

O que é carreira? Boa pergunta essa definição muda conforme o tempo, para nossos pais e avós, uma carreira de sucesso pode significar crescer dentro de uma mesma instituição, como um banco ou outra grande corporação. Isto não significa, necessariamente, encarar desafios ou ser reconhecimento no mercado como um especialista. Para a maioria desses profissionais, essa é uma perspectiva de carreira consideravelmente repetitiva.

Para os profissionais de hoje, uma carreira de sucesso é cercada de desafios, novidades, aprendizados e mudanças. Um especialista pode passar por dezenas de empresas ao longo da sua carreira, ou até mesmo investir na sua própria ideia de negócio. Os millenials gostam de mudanças constantes e se preocupam com sua marca pessoal.

Por que mudamos de carreira? Por que escolhermos outros desafios?

Cada um de nós tem uma percepção e objetivos para nossas carreiras. Isto pode estar claro para alguns mesmos antes de entrar na universidade, mas para outros esta clareza chega após alguns anos no mercado de trabalho.

No final do dia, mesmo chegando onde imaginávamos, a possibilidade de mudar se torna um pensamento recorrente. De modo geral, os principais motivos para isso são:

  • Desafios: pensamos em seguir outra área de atuação (ou mudar de empresa/cargo) para encarar novos desafios. Pode ser uma forma de nos mantermos motivados e ativos;
  • Necessidade: uma mudança em nossa vida pessoal ou fatores externos que não podemos controlar;
  • Realização profissional: encontrar uma nova linha de atuação para se sentir realizado como profissional;
  • Realização financeira: mudar para ter retornos financeiros melhores;
  • Realização pessoal: atividades que nos realizam em caráter pessoal.

Agora que falamos de carreira vamos falar um pouquinho mais da minha trajetória e os motivos que fizeram eu mudar de carreira ao logo do tempo?

Me chamo Daniel, e vim contar um pouco da minha carreira e as mudanças que aconteceram durante esse período. Trabalhei em grandes empresas e em projetos de repercussão nacional.

Comecei atuando como desenvolvedor Cobol, quem diria em pleno 2010 programando Cobol (risos), atuei em grandes clientes utilizando essa tecnologia.

Logo após quase 1 ano e meio atuando como programador, ficava angustiado de apenas receber uma mera especificação e programar ela, já não via mais desafios, fora que meu perfil é de relacionar com pessoas, foi que decidi mudar experimentar área de “Quality Assurance”, ou seja recomecei quase do zero praticamente, passei até por redução de salário, por que estava começando em outra área.

Me especializei em automação de testes, foi uma área onde aumentou meu contato com clientes finais e após 6 anos atuando como QA, decidi novamente migrar de carreira, podem perceber que não sou uma pessoa acomodada (RS).

Ouvi muitas críticas por estar pensando em mudar novamente, em recomeçar em outra área, e foi aí que decidi migrar para Agilidade, especificamente como Scrum Master.

Porém não foi uma jornada fácil, aprender a lidar com pessoas, aprender a ter empatia com todos, sem julgamento, rever muitas crenças limitantes que tinha sobre como conduzir uma squad e deixar o time decidir como fazer.

Atualmente trabalho com agilidade, utilizando diversas metodologias (Scrum, Kanban, SAFe, etc), mas vou contar os passos que fiz para realizar essa transição de carreira.

Fora a experiência que adquiri como team member de um time ágil, procurei ler alguns livros tais como: “A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo”, do Jeff Sutherland um dos pioneiros da agilidade, “Scrum e Métodos Ágeis: Um guia prático”, “Kanban: Mudança evolucionário de sucesso para seu negócio de tecnologia” e “Implementando o desenvolvimento Lean de software: Do Conceito ao Dinheiro”.

Após isso fui realizar alguns cursos e certificação na área, o primeiro treinamento que eu fiz foi CSM da Scrum Alliance na Massimus com um grande instrutor Heitor Ruiz, logo em seguida fui atrás mesmo como ainda como QA fui fazer Management 3.0 da happy melly e alguns treinamentos de desenvolvimento pessoal e transição de carreira e nesse meio tempo dei as caras novamente para realizar uma mudança na carreira, primeiro procurei meus gestores e pedi uma oportunidade dentro da empresa, porém tive negativas mesmo tendo vaga em aberto, então decidi ir para o mercado, tomei vários não, porém não desisti e até vir um sim, porém esse sim, veio em atuar em um excelente cliente porém de difícil acesso, demorava 3 horas para ir 3 para voltar todo santo dia, porém isso me abriu portas e passados 4 meses atuando nesse cliente vim para uma excelente empresa onde estou até hoje.

Não foi um caminho fácil e nem teria graça se fosse 😊.

Caso queira aprender um pouco mais sobre Agilidade ou mudar para qualquer outra carreira segue algumas recomendações de leitura:

SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo: https://amzn.to/2yXFPyb

Sprint a Sprint: Erros e acertos na transformação cultural de um time ágil: https://amzn.to/30342yn

Quem disse que você não pode mudar o mundo?: Construa uma carreira com propósito: https://amzn.to/3coHXg8

Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas: https://amzn.to/2XvE8Si

Mude ou morra: Tudo que você precisa saber para fazer crescer seu negócio e sua carreira na nova economia: https://amzn.to/3gL1Txj

Mídias sociais?

@danielproenca87 no Instagran

https://br.linkedin.com/in/danielproenca

Até logo!

--

--