Banco de cenário de teste

Eloisa Potrich
Qualidade de Software
3 min readDec 15, 2022
Imagem 1: Photo by Windows on Unsplash

Todas as vezes que iniciamos um novo projeto, temos que planejar do zero todo o plano de cenário de testes e isso leva horas até mesmo, ter todo os cenários de testes escritos.

Quando comentamos para o time do projeto que estamos fazendo cenários de teste, reclamam pela demora, não dão o devido valor por essa etapa e muita das vezes, lideres não querem ver nada documentado pois acham uma perca de tempo, pois para eles, o tester tem que só testar e não é bem assim.

Para evitar um pouco de fadiga com relação a este assunto, pensei em um solução que pode ajudar os times de qualidade a ser mais ágeis nessa etapa. A solução é a criação de um bando de cenário de teste.

Por mais que pareça obvio esse tipo de prática mas muitas pessoas não tem conhecimento disso ou as vezes estão quebrando a cabeça com outras soluções mais complexas. O obvio precisa ser dito!

Neste artigo, trago uma ideia geral de como é um banco de cenário de teste e como fazer um. A ideia final não é somente manter para sim, mas também compartilhar pois sempre há cenários que outros testers que usam que pode ser interessante para o momento que estamos passando na empresa.

O que é?

Como o próprio nome diz, é um banco onde você irá guardar os cenários de testes feitos para que outra pessoa possa consultar.

Esse tipo de banco, poderá ser utilizado em vários estágios do seu projeto, desde o inicio, meio e fim.

Qual a importância da criação de um banco?

Muita das vezes, gastamos um bom tempo dentro de um projeto para fazer cenários de testes e muita das vezes são cenários que já escrevemos uma vez na vida.

Com o banco, você pode armazenar os cenários "clichês" que é escrito, aqueles cenários que em todos os sistemas têm, como por exemplo, login. Na maioria dos sistemas sempre se segue um padrão, campo email, campos senha, botão de entrar, botão de esqueceu a senha e botão de cadastro, e o que é colocado a mais, como login social(login pelo gmail) é um plus que você acaba adicionando nos cenários, mas acaba que nunca se repete.

O bom de criar esse tipo de banco é poder sempre consulta-lo e acaba ganhando tempo nas escritas de cenários.

Como fazer um na prática?

Você pode organizar da maior maneira possível.

Poderá utilizar essas perguntas abaixo para definir como irá faze-lo:

  • Será público ou privado?;
  • Somente você vai contribuir ou será algo para mais pessoas contribuirem?;
  • Manterá sempre um padrão de escrita?;

A partir disso, você poderá utilizar ferramentas para armazenar.

Poderá criar uma pasta no drive para isso e ir alimentando com arquivos de texto ou planilha, publicar no github ou gitlab, entre outra ferramentas que achar interessante e que seja acessível de sempre estar consultando.

Eu indico o compartilhamento, pois podemos chegar a um banco gigantesco de cenários de testes onde todas as pessoas do mundo possam contribuir.

Aqui está o link do meu Github e vamos juntos criar e otimizar nosso trabalho.

--

--

Eloisa Potrich
Qualidade de Software

Engenheira de Software, entusiasta de direito, cybersecurity, psicologia e forense.