Iniciando na carreira de QA

Eloisa Potrich
Qualidade de Software
3 min readJan 9, 2023
Image, 1: Photo by Windows on Unsplash

Muitas pessoas entram em contato comigo via LinkedIn, me perguntando como fiz para entrar na área de qualidade de software e com isso, resolvi fazer este artigo para falar um pouco sobre minha carreira.

Durante a graduação de engenharia, várias pessoas me indicavam ir para a área de programação mas eu não gosto muito de ficar o dia todo programando então resolvi experimentar outras áreas.

Foi a partir dessa decisão que eu comecei no suporte, melhor emprego que já tive, gostava muito de conversar com os clientes, resolver problemas deles. Isso me dava uma grande satisfação no final do dia. Se eu tiver a oportunidade de voltar a ser suporte, voltaria. Suporte não é um bicho de 7 cabeças como as pessoas falam, só tem que saber conversar.

Do suporte, acabei indo para analista de requisitos, que me ajudou muito a entender regras de negócio e a área de qualidade de software, pois era no meu dia a dia que criava os cenários de testes.

De analista de requisitos, fui para programadora, não gostei e era de fato o que imaginava, ficar o dia todo programando para mim não dava, sem muito contato com pessoas e ficando o dia todo na frente de códigos, chegava até dar dor de cabeça no fim do dia. Por isso que nunca mais me candidatei a essa vaga.

De programadora para analista de qualidade, quando entrei na área de qualidade nunca mais sai. É uma área muito boa. Você tem contato com diversas áreas, sempre preza pela qualidade da entrega(isso é muito valiosa para mim), tem um aprendizado muito multidisciplinar. Estou a mais de 5 anos nessa área e recomendo muito as pessoas entrarem.

Com a multidisciplinaridade da área de qualidade de software, você não se enjoa do que está fazendo, isso é fantástico. Você ajuda o cliente, conversa com design, debate com o desenvolvedor e PO, trás sugestões de melhorias.

Todos as carreiras anteriores do qa me ajudaram muito no meu dia a dia, hoje. Sempre que fazia entrevista, os recrutadores questionavam o por que eu não tinha nada definido na minha carreira e eu sempre falava "quando estamos crescendo temos que conhecer coisas novas pois se crescermos no fechado, chegamos a um ponto que não estamos abertos para o novo".

Se olhar no meu currículo verá que parece que estou perdida na minha carreira mas quem disse que existe um script pronto na vida para chegarmos nos lugares? As vezes, precisamos desviar em alguns momentos para agregar no futuro. Eu mesmo, sou um tipo de pessoa que não vou muito pela opinião dos outros, prefiro eu conhecer/experimentar e tirar minha conclusões do que me deixar levar por uma opinião alheia e não aproveitar o momento, talvez me arrependendo no futuro.

Se você está insatisfeita na sua área ou está em transição de carreira, siga seus instintos. Se eles dizem para entrar na área de qualidade de software, entre, experimente, senão gostar, existem outras opções. A vida é longa, então aproveite-a para explorar e não, triste em uma carreira que acha que tem que ficar o resto da vida com ela.

Uma dica que eu dou é: não fique só preso em se candidatar para vagas.

Existem outros caminhos para conseguir o que tanto almeja e esses caminhos te ensino no meu e-book.

Criei este e-book para te ajudar no inicio dessa carreira. Lá te dou dicas e sugestões de como alcançar seu primeiro emprego na área de qualidade de software.

Venha conferir o e-book!

Link do e-book: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/passos-para-iniciar-na-carreira-de-qualidade-de-software/S78002304C

--

--

Eloisa Potrich
Qualidade de Software

Engenheira de Software, entusiasta de direito, cybersecurity, psicologia e forense.