Introdução ao cypress

Eloisa Potrich
Qualidade de Software
3 min readJun 23, 2020

Cypress é uma ferramenta de teste de última geração para front-end criada para a web moderna. Abordamos os principais pontos problemáticos que desenvolvedores e engenheiros de controle de qualidade enfrentam ao testar aplicativos modernos. Cypress não é limitado pelas mesmas restrições que o selenium.

Isso permite que você escreva testes mais rápidos, fáceis e confiáveis.

Quem usa o Cypress?

Os usuários geralmente são desenvolvedores ou engenheiros de controle de qualidade que criam aplicativos da Web usando estruturas JavaScript modernas.

Cypress permite que você escreva todos os tipos de testes:

  • Testes de ponta a ponta
  • Testes de integração
  • Testes unitários

O Cypress pode testar qualquer coisa que seja executada em um navegador.

Arquitetura

A maioria das ferramentas de teste (como o Selenium) opera rodando fora do navegador e executando comandos remotos pela rede. Cypress é exatamente o oposto. O Cypress é executado no mesmo loop de execução do seu aplicativo.

Atrás do Cypress é um processo do servidor Node. O processo Cypress e Node constantemente se comunica, sincroniza e executa tarefas em nome um do outro. O acesso às duas partes (frente e verso) nos permite responder aos eventos do seu aplicativo em tempo real e, ao mesmo tempo, trabalhar fora do navegador para tarefas que exigem mais privilégios.

O Cypress também opera na camada de rede lendo e alterando o tráfego da Web em tempo real. Isso permite que o Cypress não apenas modifique tudo que entra e sai do navegador, mas também altera o código que pode interferir em sua capacidade de automatizar o navegador.

O Cypress finalmente controla todo o processo de automação de cima para baixo, o que o coloca na posição única de poder entender tudo o que acontece dentro e fora do navegador. Isso significa que o Cypress é capaz de fornecer resultados mais consistentes do que qualquer outra ferramenta de teste.

Como o Cypress é instalado localmente em sua máquina, ele também pode acessar o sistema operacional para tarefas de automação. Isso possibilita a execução de tarefas como capturar capturas de tela, gravar vídeos , operações gerais do sistema de arquivos e operações de rede .

Exemplo e sendo executado

Imagem 1: Instalando, abrindo um teste e executando-o
Imagem 2: Criando um cenário de teste e executando-o

Show! Este post foi criando para te dar uma ideia do que é o cypress. Nos post seguintes irei mostrar o passo a passo de como instalar, criar e executar um cenário na prática.

Nos vemos no próximo post. :)

--

--

Eloisa Potrich
Qualidade de Software

Engenheira de Software, entusiasta de direito, cybersecurity, psicologia e forense.