Mapeamento de habilidades do time

Eloisa Potrich
Qualidade de Software
4 min readJun 30, 2023
Foto de krakenimages na Unsplash

Havendo um time de multidisciplinar, como posso saber o que de fato cada um sabe para ir equilibrando o time? Fazendo um mapeamento de habilidade.

Muitas vezes, em um currículo, não colocamos tudo que sabemos pois achamos que não é relevante para a vaga mas as vezes, escondemos alguma habilidade que é relevante para o time. Por que não mapear?!

Já aconteceu de não haver um mapeamento e o time estava precisando de uma X habilidade, ao invés de mapear o que realmente as pessoas sabem, preferiram contratar alguém com aquela habilidade em especifico. Acabou acontecendo ruídos de comunicação e as pessoas que tinham a habilidade X, se sentiram desvalorizadas.

Para que não aconteça demissões por falha de evolução de carreira, ruídos de comunicação, é indicado haver um olhar especial para o time que atuamos.

O que é o mapeamento de habilidades?

O mapeamento de habilidade, o próprio nome diz, você irá mapear as habilidades de cada pessoa do seu time para auxiliar e nortear na evolução de carreira.

Ao entrar em uma nova empresa, o novo colaborador não quer apenas um novo desafio de regra de negócio ou produto mas também a evolução ou descoberta de habilidades que existe dentro dele que não estão sendo exploradas.

Como é na prática?

Neste tópico, vou te explicar como eu fiz no meu time, para te dar um norte de como fazer o mapeamento na prática.

Criei um formulário no Google forms e lá coloquei os seguintes tópicos:

Primeira Seção:

  • Nome(campo de escrita);
  • Assinale abaixo as suas competências de programação(grade de múltipla escolha): Aqui coloquei as linguagens de programação mais populares no mercado e na empresa, e seu nível de dificuldade(não sei, sei mas não sei me virar sozinho(a), sei e me viro sozinho(a), sou expert e consigo ajudar);
  • Assinale abaixo as suas competências de Tipos de Testes(grade de múltipla escolha): Aqui coloquei os tipos de testes mais populares no mercado e na empresa, e seu nível de dificuldade(não sei, sei mas não sei me virar sozinho(a), sei e me viro sozinho(a), sou expert e consigo ajudar);
  • Assinale abaixo as suas competências de Tipos de Ferramentas(grade de múltipla escolha): Aqui coloquei os tipos de ferramentas mais populares no mercado e na empresa, e seu nível de dificuldade(não sei, sei mas não sei me virar sozinho(a), sei e me viro sozinho(a), sou expert e consigo ajudar);
  • Algo que conheça e não foi listada, pode adicionar aqui.(campo de escrita)

Segunda Seção

  • Expectativas para o time(campo de escrita);
  • O que quer aprender de parte técnica no time de qa?(campo de escrita);
  • Sugestões de ações que podemos fazer(campo de escrita);

Aqui é somente um exemplo mas você pode adaptar conforme a sua necessidade perante ao time.

Quando implementar?

A primeira vez, você pode implementar no primeiro dia ou durante a primeira semana de uma pessoa que está iniciando no time e depois, vai enviando de 6 em 6 meses.

Se já quiser implementar essa prática no time atual, você pode criar o seu forms e já implementar e depois, envie de 6 em 6 meses.

O tempo entre um envio e outro, você pode ir testando o tempo que o seu time evolui. Existem times que evoluem rápido, então pode ser de 3 em 3 meses.

Não recomendo de 1 em 1 ano pois é um tempo muito grande para poder dar uma atenção maior no gargalo que está acontecendo com as pessoas.

Entender a evolução do seu time

Não envie o forms para o seu time e não faça nada com os resultados!

É importante existir uma intenção por trás desse mapeamento, pois se não tiver, as pessoas depois que responderem vão ficar na expectativa de ter uma evolução nela mesma. E isso é péssimo.

Assim que receber as respostas, sente e analise com calma o que cada um tem de habilidade, o que ele quer e trace um plano para essa evolução.

Se o seu time precisa realizar automatização de testes e tem uma pessoa que gosta do assunto mas não sabe como começar pois tem medo de não gostar daquilo no dia a dia, invista. Dê cursos ou compre cursos para essa pessoa, ajude ela sempre quando tiver alguma dificuldade, vai acompanhando essa evolução.

Após alguns meses, em torno de 3 a 6 meses, pergunte para ela se está gostando de fazer testes automatizados e se realmente quer continuar nisso.

Quando mais acompanhamos alguém mas assertivos seremos ao colocar essa pessoa em seu propósito de carreira.

Se a pessoa não está gostando de praticar testes automatizados, pare com essa atividade! Passe outra habilidade para ela desenvolver. Uma hora, essa pessoa vai saber o que ela quer de fato para a sua carreira e então, começara a produzir bem mais que antes.

Acompanhe, observe e interaja com o seu time. Você pode enxergar habilidades que nem aquela pessoa viu e que o forms não abrangeu.

--

--

Eloisa Potrich
Qualidade de Software

Engenheira de Software, entusiasta de direito, cybersecurity, psicologia e forense.