O que devo saber antes de começar uma trilha?

Tiago Martins
Qual é o Geras?
Published in
3 min readMar 13, 2018
Créditos da foto: Nadyla Lima

Calma! Tudo tem uma primeira vez. Não existe um padrão para identificar os níveis de dificuldade de trilhas, mas algumas informações nos ajudam a guiar e, assim, descobrir se nosso corpo está apto pra ela.

Várias pessoas acabam entrando numa trilha sem ter condições físicas pra chegar ao final. Por isso, evite acidentes e incidentes, caminhando numa trilha dentro do nível certinho.

Eu vou te ajudar a entender os níveis de dificuldade de trilhas e descobrir onde você se encaixa.

O que devo considerar?

  • Distância do percurso;
  • Tempo de trilha;
  • Tipo de terreno;
  • Desnível da trilha;
  • Carga a ser carregada;
  • Geografia do local.

Distância do percurso

O total percorrido em uma trilha é um dos pontos mais importantes a ser considerados na classificação de níveis de dificuldade de trilhas. Quanto maior é uma trilha, maior o nível de dificuldade.

Créditos da foto: Nadyla Lima

Tempo de trilha

O tempo total previsto na trilha deve ser levado em consideração. Ressalto que isso, não necessariamente, tem a ver com a distância do percurso. O desnível, o clima, o terreno e outros fatores influenciam no tempo. Você também deve analisar se terá fôlego para caminhar pelo tempo investido na trilha.

Tipo de terreno

Sempre devemos levar em consideração o tipo de terreno. Solos muito acidentados não são recomendados para quem não possui prática. Isso por causa de risco de quedas e torções.

Desnível da trilha

Ela pode ser curta e rápida, mas se tiver 500 metros de desnível, você terá dificuldade, especialmente com pouco preparo físico. A subida requer muito esforço dos braços e coxas, e a descida requer ainda dos joelhos.

Carga a ser carregada

Se você fará trilha com camping, terá de carregar uma mochila com barraca, saco de dormir e isolante. Além disso, pode ser que tenha que levar sua própria comida, fogareiro e outros itens de camping.

O peso da carga vai sempre interferir na dificuldade da trilha, porque vai fazer seu corpo se esforça uns bons quilos a mais!

Geografia do local

Analise clima, altitude, luz do sol, fenômenos naturais, etc. Climas extremos acabam dificultando o nível da trilha. Os piores são: frio extremo, calor extremo, umidade baixa e altíssima umidade.

E onde entra o preparo físico nisso tudo?

Seu corpo é a peça fundamental, porque determina se ele irá aguentar os desafios de cada distância, tempo, geografia, etc.

Pessoas com baixo preparo físico devem se manter entre os níveis mais fáceis. Pessoas com alto preparo físico podem encarar caminhadas longas.

Se você não é acostumado com trilha, evite solos muito acidentados, mesmo que tenham um preparo médio.

--

--