Quatro bons motivos para frequentar Meetups

Bruno Muller Aguiar
Qualyteam Engineering
3 min readJun 30, 2019

Eu, como amante da programação e sedento por conhecimento, sempre busquei estudar novas tecnologias fora do trabalho e faculdade e, consequentemente, novos meios de acessar conteúdos.

"Palestreiros" atentos ao palestrante

Acompanhando sempre as novas publicações aqui do próprio Medium, ou até mesmo explorando o GitHub, percebi que mesmo a internet sendo um excelente meio de compartilhamento de informações. Cada vez mais o conhecimento está sendo transmitido preferencialmente por meio de “mesas-redondas”, ou reuniões, tornando este tema sobre tecnologia mais orgânico e mais fácil de transmitir, claro que sempre que possível, pois o deslocamento e distância ainda são, na maioria das vezes, empecilhos.

Meetup — Um bom lugar para procurar eventos

A partir disto, trarei hoje 4 bons motivos comparecer em reuniões, palestras, networking e quem sabe convencer você a ser o próximo palestrante.

1. Networking

Todo encontro de tecnologias que se prese, deve ter um networking, afinal é neste momento que trocamos experiências, dicas e com certeza algum momento único que você viveu em sua carreira.

Meetups bem organizados oferecem até petiscos e bebidas para o pessoal se sentir mais à vontade, o que muitas vezes animam as pessoas mais tímidas, eliminando parcial ou totalmente esse tipo de limitação caso você seja uma.

Este momento deve ser aproveitado para absorver o máximo de conteúdo, se enturmar, fazer alguns colegas novos que possam vir a te influenciar positivamente no futuro, além é claro de enxergar e ser enxergado…

2. …E sobre enxergar e ser enxergado

Muitos não sabem, mas há recrutadores “disfarçados” nesses tipos de evento, com um único e exclusivo objetivo óbvio: recrutar.

Se você vê uma pessoa perambulando, talvez sem participar de nenhuma roda de conversa, provavelmente essa pessoa seja um.

É nesta hora, que ocorre em meio ao networking, que empresas buscam bons talentos para somar a equipe. Acredito que todos somos talentosos, então todos podemos ser contratados por boas empresas, ou participar de bons negócios, tornando esse um ótimo motivo para frequentar eventos.

3. Palestrar

Com toda certeza, o sucesso das talks depende da desenvoltura do palestrante.

Podemos dizer que palestrar é uma arte, onde nos preocupamos com o tema, amostragem de conteúdo, forma de transmissão de conhecimento, entretenimento dos ouvintes, entre mil e uma outras coisas.

Sendo assim, se você gosta desse tipo de emoção, sempre haverá espaço para este tipo de participante, que com certeza será lembrado por muito tempo, só pelo fato de ter participado.

4. Direcionamento profissional

Como já dito, um evento influência e muito sua vida profissional. Mas, será que você está seguindo pelo caminho certo? Ou com a tecnologia certa?

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre sua profissão

Acredite ou não, muitos desenvolvedores, independente da experiência, passam ou ja passaram por este dilema, sendo muitas vezes necessário ouvir opiniões de fora para obter algum direcionamento profissional.

Nos meetups, estes direcionamentos estão bastante evidentes, pois há profissionais de todo tipo prontos a lhe darem dicas por onde começar ou onde ir, mostrando um bom caminho para você se tornar igual ou melhor que eles.

Espero que com esses tópicos, a vontade de selecionar um bom evento para participar tenha sido aguçada em vocês, caros leitores. Lembrando que, quem não é visto, não é lembrado. Quanto mais ativo na comunidade, melhor para sua carreira.

Abraços e até a próxima!

--

--

Bruno Muller Aguiar
Qualyteam Engineering

Technology and programming lover, future computer scientist